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Opinião|Concepção da área de Ciências Humanas do Colégio Pentágono


Por Colégio Pentágono

Por Thales Matos Martins *

No excerto do poeta John Donne, reconhecemos que o homem só se constitui como sujeito e constrói a sua humanidade a partir do outro e, por isso, "nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo" e "a morte de um único homem" diminui as possibilidades de aprendizagens e descobertas que nós, seres humanos, podemos ter.

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Em diálogo com essa perspectiva que procura fortalecer o espírito de comunidade e de pertencimento, o Colégio Pentágono entende que a área de Ciências Humanas, ao possibilitar diálogos com diferentes grupos e sociedades nos seus diversos tempos e espaços, é fundamental para desenvolver a empatia, respeitar a diversidade, promover uma consciência socioambiental e se comprometer com a superação de situações injustas. Assim, contribui para a formação de cidadãos autônomos e éticos, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo identidades.

 

Para isso, as aulas se estruturam a partir de questões abertas e complexas que inquietam os estudantes, e as respostas encontradas ampliam seus horizontes e descobertas. Inicialmente, acolhendo a sua curiosidade; em seguida, incitando a sua análise e, por último, fortalecendo a reflexão de que o conhecimento na área de Ciências Humanas está sempre em processo de construção. Além disso, é questão central do projeto esclarecer e exercitar os procedimentos de leitura e escrita, que estimulam a autonomia intelectual dos alunos.

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Dessa maneira, a área de Ciências Humanas se estrutura em torno do elemento mais importante do processo educativo, o estudante. Ao longo de sua formação, ele identifica que o conhecimento está sempre em transformação e aberto para novas interpretações, o que implica a todos procurar possíveis soluções para a construção de um mundo mais justo e solidário. Assim, as aulas de Atualidades, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Política e Cultura e Sociologia do Colégio Pentágono procuram humanizar e contribuir para que os estudantes tenham uma postura ética perante as questões apresentadas pela vida.

*Thales Matos Martins  - Gestor de Ciências Humanas do Colégio Pentágono e Professor de História da Arte  do Ensino Médio na unidade Caiubi

 

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¹HEMINGWAY, Ernest. Por quem os sinos dobram. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 6.

 

Por Thales Matos Martins *

No excerto do poeta John Donne, reconhecemos que o homem só se constitui como sujeito e constrói a sua humanidade a partir do outro e, por isso, "nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo" e "a morte de um único homem" diminui as possibilidades de aprendizagens e descobertas que nós, seres humanos, podemos ter.

Em diálogo com essa perspectiva que procura fortalecer o espírito de comunidade e de pertencimento, o Colégio Pentágono entende que a área de Ciências Humanas, ao possibilitar diálogos com diferentes grupos e sociedades nos seus diversos tempos e espaços, é fundamental para desenvolver a empatia, respeitar a diversidade, promover uma consciência socioambiental e se comprometer com a superação de situações injustas. Assim, contribui para a formação de cidadãos autônomos e éticos, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo identidades.

 

Para isso, as aulas se estruturam a partir de questões abertas e complexas que inquietam os estudantes, e as respostas encontradas ampliam seus horizontes e descobertas. Inicialmente, acolhendo a sua curiosidade; em seguida, incitando a sua análise e, por último, fortalecendo a reflexão de que o conhecimento na área de Ciências Humanas está sempre em processo de construção. Além disso, é questão central do projeto esclarecer e exercitar os procedimentos de leitura e escrita, que estimulam a autonomia intelectual dos alunos.

Dessa maneira, a área de Ciências Humanas se estrutura em torno do elemento mais importante do processo educativo, o estudante. Ao longo de sua formação, ele identifica que o conhecimento está sempre em transformação e aberto para novas interpretações, o que implica a todos procurar possíveis soluções para a construção de um mundo mais justo e solidário. Assim, as aulas de Atualidades, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Política e Cultura e Sociologia do Colégio Pentágono procuram humanizar e contribuir para que os estudantes tenham uma postura ética perante as questões apresentadas pela vida.

*Thales Matos Martins  - Gestor de Ciências Humanas do Colégio Pentágono e Professor de História da Arte  do Ensino Médio na unidade Caiubi

 

¹HEMINGWAY, Ernest. Por quem os sinos dobram. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 6.

 

Por Thales Matos Martins *

No excerto do poeta John Donne, reconhecemos que o homem só se constitui como sujeito e constrói a sua humanidade a partir do outro e, por isso, "nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo" e "a morte de um único homem" diminui as possibilidades de aprendizagens e descobertas que nós, seres humanos, podemos ter.

Em diálogo com essa perspectiva que procura fortalecer o espírito de comunidade e de pertencimento, o Colégio Pentágono entende que a área de Ciências Humanas, ao possibilitar diálogos com diferentes grupos e sociedades nos seus diversos tempos e espaços, é fundamental para desenvolver a empatia, respeitar a diversidade, promover uma consciência socioambiental e se comprometer com a superação de situações injustas. Assim, contribui para a formação de cidadãos autônomos e éticos, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo identidades.

 

Para isso, as aulas se estruturam a partir de questões abertas e complexas que inquietam os estudantes, e as respostas encontradas ampliam seus horizontes e descobertas. Inicialmente, acolhendo a sua curiosidade; em seguida, incitando a sua análise e, por último, fortalecendo a reflexão de que o conhecimento na área de Ciências Humanas está sempre em processo de construção. Além disso, é questão central do projeto esclarecer e exercitar os procedimentos de leitura e escrita, que estimulam a autonomia intelectual dos alunos.

Dessa maneira, a área de Ciências Humanas se estrutura em torno do elemento mais importante do processo educativo, o estudante. Ao longo de sua formação, ele identifica que o conhecimento está sempre em transformação e aberto para novas interpretações, o que implica a todos procurar possíveis soluções para a construção de um mundo mais justo e solidário. Assim, as aulas de Atualidades, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Política e Cultura e Sociologia do Colégio Pentágono procuram humanizar e contribuir para que os estudantes tenham uma postura ética perante as questões apresentadas pela vida.

*Thales Matos Martins  - Gestor de Ciências Humanas do Colégio Pentágono e Professor de História da Arte  do Ensino Médio na unidade Caiubi

 

¹HEMINGWAY, Ernest. Por quem os sinos dobram. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 6.

 

Por Thales Matos Martins *

No excerto do poeta John Donne, reconhecemos que o homem só se constitui como sujeito e constrói a sua humanidade a partir do outro e, por isso, "nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo" e "a morte de um único homem" diminui as possibilidades de aprendizagens e descobertas que nós, seres humanos, podemos ter.

Em diálogo com essa perspectiva que procura fortalecer o espírito de comunidade e de pertencimento, o Colégio Pentágono entende que a área de Ciências Humanas, ao possibilitar diálogos com diferentes grupos e sociedades nos seus diversos tempos e espaços, é fundamental para desenvolver a empatia, respeitar a diversidade, promover uma consciência socioambiental e se comprometer com a superação de situações injustas. Assim, contribui para a formação de cidadãos autônomos e éticos, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo identidades.

 

Para isso, as aulas se estruturam a partir de questões abertas e complexas que inquietam os estudantes, e as respostas encontradas ampliam seus horizontes e descobertas. Inicialmente, acolhendo a sua curiosidade; em seguida, incitando a sua análise e, por último, fortalecendo a reflexão de que o conhecimento na área de Ciências Humanas está sempre em processo de construção. Além disso, é questão central do projeto esclarecer e exercitar os procedimentos de leitura e escrita, que estimulam a autonomia intelectual dos alunos.

Dessa maneira, a área de Ciências Humanas se estrutura em torno do elemento mais importante do processo educativo, o estudante. Ao longo de sua formação, ele identifica que o conhecimento está sempre em transformação e aberto para novas interpretações, o que implica a todos procurar possíveis soluções para a construção de um mundo mais justo e solidário. Assim, as aulas de Atualidades, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Política e Cultura e Sociologia do Colégio Pentágono procuram humanizar e contribuir para que os estudantes tenham uma postura ética perante as questões apresentadas pela vida.

*Thales Matos Martins  - Gestor de Ciências Humanas do Colégio Pentágono e Professor de História da Arte  do Ensino Médio na unidade Caiubi

 

¹HEMINGWAY, Ernest. Por quem os sinos dobram. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 6.

 

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