Blog dos Colégios

Opinião|O ensino escolar para o desenvolvimento sustentável


Por Colégio Pentágono

Por Luciana Pellegrino e André Condes Ferreira*

A sensibilização, no espaço escolar, sobre a temática do meio ambiente se faz um assunto de vital importância a fim de que se consiga educar as gerações futuras sobre a importância da preservação e cuidados com nosso planeta. Ao se considerar o trabalho com a sustentabilidade no ambiente educacional, pode-se compreendê-lo como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem na escola e que são voltados para a efetivação de um desenvolvimento sustentável do planeta.

 
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Em um mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos intensos de degradação, trabalhar esta temática nas escolas, desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio, faz-se de extrema importância.

Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Desta forma, é importante que eles conheçam e aprendam sobre a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional e responsável, levando-se em conta que já enfrentamos consequências terríveis, enquanto sociedade, por subestimar que tamanha destruição não resultaria em resultados tão preocupantes para nossa sobrevivência.

Diante de tal cenário, além dos conhecimentos teóricos desenvolvidos nesta área, a escola deve empregar ações sustentáveis práticas que criem hábitos e responsabilidades nos estudantes a fim de suscitar ações imediatas e futuras que sejam ressignificadas e efetivas. Vale ressaltar, também, que as instituições de ensino podem cumprir um papel importante para que a consciência sustentável chegue até as famílias e a todos os demais círculos sociais que compõem uma comunidade educativa.

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Sendo assim, não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores do Colégio Pentágono neste processo. Mais do que nunca, eles são protagonistas e agentes de transformação social. Portanto, é de fundamental importância que os docentes não atuem apenas como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Ao contrário. Cabe a eles acreditar nesta prática, além, claro,  de desenvolvê-la e motivar suas turmas para a elaboração de projetos e ações que sejam capazes de promover bons e significativos resultados.

Desta maneira, alguns exemplos de ações sustentáveis podem ser elencados. Eles nos inspiram e contribuem para que ampliemos nosso debate e formação pessoal nesta seara:

  • Criação de sistemas de reciclagem do lixo colocando pontos de coletas para reciclagem de diversos materiais, plásticos, pilhas, lixo eletrônico, entre outros, no ambiente escolar.
  • Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos e etc).
  • Projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas. Esta ação destina-se à disseminação de informações importantes, além de promover a tomada de consciência tão necessária por parte de nossos estudantes.
  • Incentivo ao engajamento dos estudantes em ações socioambientais: colaboração em projetos sociais, desenvolvimento de ideias e projetos internos.
  • Ensino voltado para o pensamento crítico e busca por soluções para problemas reais.

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Frente a uma configuração contemporânea tão desafiadora, O Colégio Pentágono se encontra ativo e firme no propósito de trabalhar as questões ambientais e de sustentabilidade por meio de Projetos Integradores que perpassam todos os componentes curriculares. Neles,  toda comunidade escolar é desafiada a colocar nossos estudantes em contato com reflexões permanentes acerca desta temática e, como já mencionado, desenvolver práticas e ações concretas que estimulem a conscientização precoce, hábitos sustentáveis, pensamento crítico, busca por soluções, preparação para o futuro e responsabilidade social.

Em suma, trabalhar com questões de sustentabilidade desde a Educação Infantil até o Ensino Médio não apenas prepara os alunos para enfrentar os desafios ambientais do mundo, mas também os capacita a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Luciana Pellegrino

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Orientadora Educacional - Unidade Perdizes 2o ao 5o ano.

 

André Condes Ferreira

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Orientador Educacional - Unidade Morumbi 6o ano a 3a série do EM.

 

Por Luciana Pellegrino e André Condes Ferreira*

A sensibilização, no espaço escolar, sobre a temática do meio ambiente se faz um assunto de vital importância a fim de que se consiga educar as gerações futuras sobre a importância da preservação e cuidados com nosso planeta. Ao se considerar o trabalho com a sustentabilidade no ambiente educacional, pode-se compreendê-lo como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem na escola e que são voltados para a efetivação de um desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Em um mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos intensos de degradação, trabalhar esta temática nas escolas, desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio, faz-se de extrema importância.

Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Desta forma, é importante que eles conheçam e aprendam sobre a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional e responsável, levando-se em conta que já enfrentamos consequências terríveis, enquanto sociedade, por subestimar que tamanha destruição não resultaria em resultados tão preocupantes para nossa sobrevivência.

Diante de tal cenário, além dos conhecimentos teóricos desenvolvidos nesta área, a escola deve empregar ações sustentáveis práticas que criem hábitos e responsabilidades nos estudantes a fim de suscitar ações imediatas e futuras que sejam ressignificadas e efetivas. Vale ressaltar, também, que as instituições de ensino podem cumprir um papel importante para que a consciência sustentável chegue até as famílias e a todos os demais círculos sociais que compõem uma comunidade educativa.

Sendo assim, não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores do Colégio Pentágono neste processo. Mais do que nunca, eles são protagonistas e agentes de transformação social. Portanto, é de fundamental importância que os docentes não atuem apenas como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Ao contrário. Cabe a eles acreditar nesta prática, além, claro,  de desenvolvê-la e motivar suas turmas para a elaboração de projetos e ações que sejam capazes de promover bons e significativos resultados.

Desta maneira, alguns exemplos de ações sustentáveis podem ser elencados. Eles nos inspiram e contribuem para que ampliemos nosso debate e formação pessoal nesta seara:

  • Criação de sistemas de reciclagem do lixo colocando pontos de coletas para reciclagem de diversos materiais, plásticos, pilhas, lixo eletrônico, entre outros, no ambiente escolar.
  • Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos e etc).
  • Projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas. Esta ação destina-se à disseminação de informações importantes, além de promover a tomada de consciência tão necessária por parte de nossos estudantes.
  • Incentivo ao engajamento dos estudantes em ações socioambientais: colaboração em projetos sociais, desenvolvimento de ideias e projetos internos.
  • Ensino voltado para o pensamento crítico e busca por soluções para problemas reais.

Frente a uma configuração contemporânea tão desafiadora, O Colégio Pentágono se encontra ativo e firme no propósito de trabalhar as questões ambientais e de sustentabilidade por meio de Projetos Integradores que perpassam todos os componentes curriculares. Neles,  toda comunidade escolar é desafiada a colocar nossos estudantes em contato com reflexões permanentes acerca desta temática e, como já mencionado, desenvolver práticas e ações concretas que estimulem a conscientização precoce, hábitos sustentáveis, pensamento crítico, busca por soluções, preparação para o futuro e responsabilidade social.

Em suma, trabalhar com questões de sustentabilidade desde a Educação Infantil até o Ensino Médio não apenas prepara os alunos para enfrentar os desafios ambientais do mundo, mas também os capacita a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Luciana Pellegrino

Orientadora Educacional - Unidade Perdizes 2o ao 5o ano.

 

André Condes Ferreira

Orientador Educacional - Unidade Morumbi 6o ano a 3a série do EM.

 

Por Luciana Pellegrino e André Condes Ferreira*

A sensibilização, no espaço escolar, sobre a temática do meio ambiente se faz um assunto de vital importância a fim de que se consiga educar as gerações futuras sobre a importância da preservação e cuidados com nosso planeta. Ao se considerar o trabalho com a sustentabilidade no ambiente educacional, pode-se compreendê-lo como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem na escola e que são voltados para a efetivação de um desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Em um mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos intensos de degradação, trabalhar esta temática nas escolas, desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio, faz-se de extrema importância.

Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Desta forma, é importante que eles conheçam e aprendam sobre a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional e responsável, levando-se em conta que já enfrentamos consequências terríveis, enquanto sociedade, por subestimar que tamanha destruição não resultaria em resultados tão preocupantes para nossa sobrevivência.

Diante de tal cenário, além dos conhecimentos teóricos desenvolvidos nesta área, a escola deve empregar ações sustentáveis práticas que criem hábitos e responsabilidades nos estudantes a fim de suscitar ações imediatas e futuras que sejam ressignificadas e efetivas. Vale ressaltar, também, que as instituições de ensino podem cumprir um papel importante para que a consciência sustentável chegue até as famílias e a todos os demais círculos sociais que compõem uma comunidade educativa.

Sendo assim, não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores do Colégio Pentágono neste processo. Mais do que nunca, eles são protagonistas e agentes de transformação social. Portanto, é de fundamental importância que os docentes não atuem apenas como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Ao contrário. Cabe a eles acreditar nesta prática, além, claro,  de desenvolvê-la e motivar suas turmas para a elaboração de projetos e ações que sejam capazes de promover bons e significativos resultados.

Desta maneira, alguns exemplos de ações sustentáveis podem ser elencados. Eles nos inspiram e contribuem para que ampliemos nosso debate e formação pessoal nesta seara:

  • Criação de sistemas de reciclagem do lixo colocando pontos de coletas para reciclagem de diversos materiais, plásticos, pilhas, lixo eletrônico, entre outros, no ambiente escolar.
  • Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos e etc).
  • Projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas. Esta ação destina-se à disseminação de informações importantes, além de promover a tomada de consciência tão necessária por parte de nossos estudantes.
  • Incentivo ao engajamento dos estudantes em ações socioambientais: colaboração em projetos sociais, desenvolvimento de ideias e projetos internos.
  • Ensino voltado para o pensamento crítico e busca por soluções para problemas reais.

Frente a uma configuração contemporânea tão desafiadora, O Colégio Pentágono se encontra ativo e firme no propósito de trabalhar as questões ambientais e de sustentabilidade por meio de Projetos Integradores que perpassam todos os componentes curriculares. Neles,  toda comunidade escolar é desafiada a colocar nossos estudantes em contato com reflexões permanentes acerca desta temática e, como já mencionado, desenvolver práticas e ações concretas que estimulem a conscientização precoce, hábitos sustentáveis, pensamento crítico, busca por soluções, preparação para o futuro e responsabilidade social.

Em suma, trabalhar com questões de sustentabilidade desde a Educação Infantil até o Ensino Médio não apenas prepara os alunos para enfrentar os desafios ambientais do mundo, mas também os capacita a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Luciana Pellegrino

Orientadora Educacional - Unidade Perdizes 2o ao 5o ano.

 

André Condes Ferreira

Orientador Educacional - Unidade Morumbi 6o ano a 3a série do EM.

 

Opinião por Colégio Pentágono

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