Blog dos Colégios

Mais tempo para viver a escola


 

Por Escola da Vila
 

Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias

 

continua após a publicidade

A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.

O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.

 
continua após a publicidade

Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.

Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.

 
continua após a publicidade

Por que estar mais tempo juntos na escola?

Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.

 
continua após a publicidade

Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:

reference

Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.

continua após a publicidade

Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras...mais tempo para viver a escola!

 

Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias

 

A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.

O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.

 

Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.

Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.

 

Por que estar mais tempo juntos na escola?

Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.

 

Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:

reference

Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras...mais tempo para viver a escola!

 

Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias

 

A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.

O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.

 

Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.

Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.

 

Por que estar mais tempo juntos na escola?

Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.

 

Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:

reference

Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras...mais tempo para viver a escola!

 

Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias

 

A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.

O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.

 

Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.

Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.

 

Por que estar mais tempo juntos na escola?

Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.

 

Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:

reference

Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras...mais tempo para viver a escola!

Tudo Sobre

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.