A produção de informações detalhadas sobre o perfil e o desempenho dos participantes do Enem só é possível devido a existência de dados detalhados que são disponibilizados pelo Inep, órgão do MEC responsável pela avaliação.
Esses dados permitem ir além das médias, trazendo informações relevantes para a sociedade, pais, professores e gestores, para o planejamento de ações voltadas a melhoria no aprendizado dos alunos.
Essas informações podem ser classificadas segundo três dimensões: desempenho (na avaliação), perfil (do participante) e cruzamentos (desempenho por perfil).
O primeiro conjunto diz respeito ao desempenho dos participantes na prova: médias, proporção de alunos por faixas de rendimento, acertos por questão, desempenho em cada uma das competências de redação e até a porcentagem de marcação para cada opção de resposta.
Já o perfil do participante é um conjunto de informações detalhadas sobre o estudante, obtidos a partir do questionário socioenconômico respondido no ato da inscrição. Esses dados permitem saber sobre: escolaridade dos pais, renda familiar, trajetória escolar, escola onde estudou, serviços que ele dispõem, motivação para o Enem, etc. Na matéria do Estadão.Edu é possível ver que entre os participantes fizerem o Enem em 2010 % estão altamente motivados em saber sobre o seu aprendizado.
A terceira dimensão é o desempenho por perfil. Essa dimensão é mais investigativa, buscando encontrar correlações entre características dos participantes e o desempenho na avaliação.
Além de todas essas dimensões, os dados permitem agregar as informações por país, estado, microregião, município, rede e escola. Assim é possível identificar especificidades como também proporcionar ao leitor da informação uma comparação. Por exemplo, nos dados publicados pelo Estadão.Edu é possível ver qual a média de rendimento das escolas de São Paulo na área de Matemática.