A professora Liliane Negrão, de Gramática e Redação, do Curso e Colégio Oficina do Estudante traz um assunto que costuma cair bastante nas provas dos vestibulares e, também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa temática começa a ser abordada nas aulas de Gramática do Ensino Fundamental II. Chegou a hora de falar sobre Figuras de Linguagem e para começar, quais são elas?
- Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Ex.: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
- Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Ex.: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
- Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Ex.: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
- Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Ex.: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
Principais dúvidas dos alunos
- Comparação e metáfora Quando a relação de semelhança construída for explícita - com a presença, por exemplo, de expressão "tal qual" ou "como" é uma comparação. Já a metáfora contempla uma relação de proximidade implícita.
- Antítese e paradoxo Ambas trabalham com a relação de oposição. Na antítese, a oposição se dá apenas no nível das palavras. Enquanto no paradoxo, a oposição ocorre no nível das ideias, o que gera uma contradição (pelo menos, aparente).
Melhores técnicas para aprender mais sobre o assunto
- Procurar, em fontes confiáveis (materiais didáticos, livros, apostilas, sites especializados), a definição mais completa de cada uma das figuras de linguagem;
- Entender bem a parte teórica e o conceito de cada uma delas;
- Fazer exercícios através dos quais ele possa treinar a sua capacidade de identificação e de compreensão da importância do uso de determinado recurso de linguagem para a produção de sentido em um texto.