Depois do Outubro Rosa (dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama), é chegado o Novembro Azul, período dedicado a alertar os homens sobre o câncer de próstata - o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens e o sexto mais comum no mundo.
Embora essa seja uma das modalidades de câncer que mais afetam os homens, uma pesquisa recente divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 51% dos entrevistados não vão ao urologista. Ou seja, a maioria dos brasileiros nunca realizou exames essenciais para evitar essa doença.
Para quem não sabe ou não entende a importância desse órgão, Ricardo De La Roca, urologista do Hospital Jabaquara, explica que é uma glândula, que só existe no homem, que fica na base da bexiga e é responsável por produzir parte do líquido que forma o sêmen. A próstata é responsável por 90% do líquido ejaculado durante o ato sexual, e por isso muito importante para reprodução.
Tire suas dúvidas
A próstata é um órgão composto de fibras musculares e tecido glandular - local no qual parte do líquido que forma o esperma é produzido. Hormônios masculinos, como testosterona, estimulam seu crescimento.
O crescimento da próstata é benigno, faz parte do desenvolvimento masculino. Porém, esse crescimento pode provocar dificuldades de urinar e até degeneração em algum lugar da próstata, o que provoca um dos tipos de cânceres que mais atacam o homem.
Homens com idade avançada, a partir de 50 anos. Além disso, pessoas que tenham casos dessa doença na família têm 70% mais chance de desenvolverem a doença - portanto é recomendado que façam exames mais cedo, a partir dos 40 anos.
Há pesquisas que ligam ingestão de carne processada, como hambúrguer, ao aumento do risco de ter esse câncer. É possível que gorduras saturadas, junto com a carne e hormônios que são dados aos animais, sejam as possíveis causas.
A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável - quando cresce e sai da glândula prostática, invadindo a base da bexiga, provocando sangramento com coágulos pela uretra. Daí a importância do exame preventivo.
Há um exame de sangue para detectar doenças prostáticas (que inclui o câncer de próstata). Além disso, pode ser feito ultrassom para visualizar crescimento glandular e presença de nódulos, e exame de toque para sentir nódulos e endurecimento da glândula.
Vai depender de cada caso e leva em conta a idade do paciente, expectativa de vida, objetivos e tipo de tumor. Pode ser feito por radioterapia (que 'queima' a glândula prostática e elimina as células malignas), ou cirurgia (que retira a próstata).
Radioterapia: há grande chance de uma vida sexual ativa, podendo diminuir a quantidade de ejaculação (há risco de o tumor voltar). Cirurgia: o paciente passa a ejacular seco, e, se não houver lesão nos nervos, a ereção será mantida (não pode ter filhos).
Alimentação. "Uma dieta seletiva é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor", esclarece a nutróloga Alice Amaral.
A especialista explica que o consumo em grande quantidade de carne vermelha, assim como a ingestão de altos níveis de cálcio - adquiridos por meio de laticínios - aumentam significativamente a probabilidade de desenvolvimento de câncer de próstata. "Por outro lado, há alimentos que têm efeito preventivo", explica.
Veja abaixo quais são os alimentos recomendados por Alice Amaral - e também os que devem ser restringidos - para prevenir o câncer de próstata: