A planta bambu-da-sorte é um amuleto de sorte e resiliência. Sendo de fácil cultivo, ela pode ser plantada em vasos ou na água, e propagada por meio de pequenas mudas. Para os iniciantes na jardinagem, a vantagem na escolha é que ela também não necessita de muita manutenção.
Como plantar bambu-da-sorte?
A propagação do bambu-da-sorte normalmente é realizada por meio de uma muda, que pode ser colocada no substrato ou na água. Para a água, é necessário apenas um recipiente limpo, de preferência o vidro, um exemplar da planta, e água filtrada (que evita excesso de cloro e impurezas no bambu).
Para que a muda receba uma sustentação maior, é possível também adicionar pedras de aquário ao vaso.
Como cuidar de bambu-da-sorte?
Por ser uma planta que não cresce, o bambu-da-sorte é considerado um espécime de manutenção básica, já que não precisa de podas, regas constantes ou sol extremo. Entretanto, a planta não lida bem com mudanças bruscas de temperatura.
Os cuidados são simples: a troca de água deve ser realizada a cada quinze dias, e a adição de adubo uma vez ao mês. É importante também prestar atenção na coloração das raízes, pois podem indicar problemas na qualidade da água e na saúde do bambu.
Qual é o melhor lugar para deixar o bambu-da-sorte?
O ambiente mais propício para as mudas de bambu-da-sorte são locais iluminados, mas que estejam longe da luz direta, fator que poder gerar a “queima” das folhas e aumentar a proliferação de algas.
Leia também
O que o bambu-da-sorte significa?
Segundo o Feng Shui, o bambu-da-sorte é uma planta que significa fortuna, prosperidade, longevidade e sorte. Considerado, em muitos países, uma planta nobre e sagrada, ele oferece significados que variam de acordo com o número de hastes do exemplar.
Qual o significado das três hastes no bambu-da-sorte?
Opção mais oferecida como presente, o bambu com três hastes possui o significado de muita felicidade e sucesso profissional, além de riqueza.
* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais