Pimenta é aquele tipo de tempero impossível de não perceber quando está em um prato, amado ou odiado por muitas pessoas. Há quem prefira nem ver, mas também há quem gostaria de ter esse condimento em tudo.
Se você é do primeiro grupo, que tal aprender a plantar para ter esse tempero sempre em casa? Mas se você não gosta tanto assim do sabor, que tal ter uma plantinha nem que seja pela fama de afastar mau-olhado? Segundo algumas crenças, a pimenta limpa o ambiente de energias negativas e espanta o ódio e inveja. Veja as dicas.
Como plantar pimenta com a própria pimenta?
Para plantar pimenta, é possível comprar as sementes ou retirar de outros frutos. Esta é uma técnica simples e eficaz. Tudo começa com a escolha de uma pimenta madura, de preferência na cor final da variedade.
Corte a fruta ao meio e retire as sementes com cuidado. Essa parte é extremamente importante por conta da capsaicina, composto químico responsável pela ardência e que pode provocar evitar irritações na pele. Convém também não passar a mão em mucosas como olho, nariz, boca, entre outros, pelo mesmo motivo. E nem precisa falar sobre fazer isso longe das crianças e dos animais de estimação.
Depois, lave as sementes em água corrente para retirar qualquer resíduo de polpa, o que reduz o risco de mofo. Prepare o solo com uma mistura de terra fértil, adubo orgânico e areia para garantir uma boa drenagem.
Plante as sementes em uma camada superficial, cobrindo-as com uma fina camada de terra. Umedeça o solo com uma irrigação leve e coloque o vaso em um local bem iluminado, que receba luz solar diretamente por algumas horas diárias. Pimentas precisam de cerca de seis horas de luz direta por dia.
O que é preciso para plantar pimentas?
Plantar pimentas exige poucos materiais, mas alguns cuidados essenciais. O que é necessário para plantar esses frutos tão ricas em sabor?
- Solo apropriado: Misture terra comum com adubo orgânico e areia para garantir fertilidade e drenagem.
- Vasos ou canteiros: certifique-se de que os vasos tenham furos no fundo para evitar acúmulo de água. No caso de canteiros, lembre de separar o lugar onde as sementes foram plantadas.
- Irrigação adequada: o solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado.
- Luz solar: a maioria das pimentas precisa de pelo menos seis horas de luz direta por dia.
- Adubação: para manter aplanta sadia, fertilizantes orgânicos ou específicos para hortaliças ajudam e muito no crescimento.
Precisa secar a pimenta para plantar?
Secar as sementes antes do plantio não é exatamente necessário, mas pode aumentar a taxa de sucesso porque plantar sementes frescas pode facilitar o desenvolvimento de fungos, que podem matar a planta. Para secar, basta deixar as sementes em um local arejado, longe da luz solar direta, por alguns dias.
Quanto tempo leva para um pé de pimenta dar frutos?
Não existe um tempo exato, dependendo de acordo com a a variedade da pimenta. Em média, uma plantacomeça a produzir frutos entre 90 e 150 dias após o plantio. O tempo exato depende das condições de cultivo, como luz, umidade e qualidade do solo.
Depois que começam a produzir, as plantas podem continuar dando frutos por meses ou até anos, dependendo dos cuidados e do tipo de pimenta.
Pode até parecer estranho chamar essas ardidas de fruto, mas é exatamente o que eles são. Afinal, eles são resultado da fecundação das flores.
Quais são os tipos de pimenta?
A variedade das pimentas é muito grande e seu universo é incrivelmente diverso. As espécies variam desde um sabor suave ao ardor extremo. Abaixo, estão algumas das mais conhecidas e o nível de ardência de cada uma delas:
- Pimenta Dedo-de-Moça: suave e versátil, usada em molhos e conservas;
- Pimenta Malagueta: pequena e muito ardida, comumente encontrada na culinária brasileira;
- Pimenta Jalapeño: mexicana, com ardor moderado, ideal para recheios e molhos;
- Pimenta Habanero: extremamente ardida com toque frutado;
- Pimenta Caiena: popular em sua forma em pó, é moderadamente ardida e muito usada como tempero;
- Pimenta Biquinho: com sabor adocicado e baixa ardência, é perfeita para conservas;
- Pimenta Carolina Reaper: uma das mais ardidas do mundo, definitivamente não é para iniciantes