Para quem gosta de uma pegada bem urban jungle na casa, nada melhor do que investir em trepadeiras dentro e fora de casa. Graças a seus caules finos e flexíveis, elas se adaptama quase todas as superfícies verticais. Onde se sustentam de forma harmoniosa, desde que encontrem condições favoráveis de fixação.
“Épreferível evitar muros lisos. Também é importante observar que a grande maioria das trepadeiras precisa ser conduzida, com fio de nylon ou cabo de aço, para que ela vá se enrolando e subindo pela estrutura em direção ao sol”, explica a paisagista Catê Poli.
Confira inspirações de projetos com trepadeiras:
Trepadeiras
Por fim, além de iluminação adequada e solo fértil, é preciso considerar as particularidades de cada espécie de trepadeira. “O descuido pode fazer com que a trepadeira passe a manifestar um crescimento irregular e se torne uma inimiga. Por isso, é importante ter paciência e respeitar suas características”, aponta Catê.
Para se inspirar, conheça algumas das principais espécies:
Sapatinho de Judia
É uma trepadeira de crescimento rápido. Bastante tropical, gosta de calor e umidade e pode ser utilizada em locais altos, afinal cresce em forma de cortina.
Congeia
De crescimento médio, mas fácil de manter, a Congeia chama atenção por sua enorme quantidade de flores, principalmente no tom rosa. Ela tolera bem as podas de contenção e lida bem com climas quentes.
Bougainville
Também conhecida como Primavera, é uma trepadeira com florescimento abundante. Ela necessita de muito sol e espaço para a raiz crescer. A espécie também precisa de pouca rega e pouco adubo para se fortalecer.
Jasmim Estrela
São várias as espécies de jasmins que podem ser utilizados como trepadeira, mas a Jasmim Estrela é a mais comum. Como gosta muito de ambientes ensolarados, ela é boa para ser usada em muros, portões e pergolados.