Chegou uma mensagem com um convite inusitado: um bate e volta a Recife para o voo inaugural da parceria da MSD Saúde Animal com companhia aérea Azul. Achei inusitado e aceitei, com a condição de levar a Aman (minha cachorrinha).
Quis aproveitar a oportunidade para entender como funcionam todos os procedimentos para viajar com um pet na cabine em voo nacional. Fazia muitos anos que eu não voava com pet pelo Brasil.
Primeiro passo foi fazer a minha reserva e da Aman. Em seguida, me passaram todos os trâmites como tamanho de caixa, peso, documentos e check-in (não pode ser feito pela internet, somente no aeroporto).
Leia também:
Cuidados para viajar com pet em voo nacional
Assim que recebemos o convite, começamos o treino para a Aman ficar tranquila dentro da caixa de transporte. Afinal, ela nunca tinha voado e seriam 6 horas de voo em um único dia (ida e volta para Recife). Então, comecei treinando com a caixa aberta, associando a coisas que ela gosta, como mordedores e petiscos. Depois coloquei a caixa no carro e começamos a dar algumas voltas (ainda com a caixa aberta). Aproveitei para passear bastante e cansá-la, para que ela deitasse por vontade própria na caixa e eu pudesse fechar. Foram poucos minutos que seguiram por quase uma hora, quando precisamos ir para São Paulo. Assim, associando a caixa a situações relaxantes, me senti segura para viajar com ela.
O segundo passo foi fazer o atestado de saúde. Para isso, chamei as veterinárias a domicílio. Uma forma de estressar menos a Aman e facilitar minha vida. Elas já chegaram com o formulário próprio da Azul (disponível no site), examinaram a Aman, conferiram a carteirinha de vacinação e preencheram todas as informações necessárias. Esse atestado é válido somente por dez dias. Por isso a importância de se programar.
Com tudo pronto, seguimos para o aeroporto. O ideal é chegar duas horas antes do voo para fazer o check-in com calma, pesar o animal com a caixa, reservar assento (cada avião tem regra específica sobre ter que ficar no assento do corredor ou janela), despachar mala e seguir para o embarque. Claro que aproveitamos para fazer algumas fotos, para registrar a primeira viagem de avião da Aman.
Voando com o pet de Azul
Antes do embarque, encontramos Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG e tutor da Zoey. Ele nos contou sobre a política e regras da Azul para viagem com animais. Somente podem voar na cabine com até 10 kg (contando a caixa). A empresa não despacha animais. Perguntei sobre como lidam com cães que não ficam bem durante o voo e ele explicou que é o mesmo procedimento de um bebê que chora. "A equipe está preparada para acolher o tutor e ser prestativa em ajudar o animal" explica. Mas ele contou que são poucos os cães que dão trabalham a bordo.
Também se juntou a nossa conversa Jayme Lima, diretor da unidade de negócios de Animais de Companhia da MSD Saúde Animal. Foi quando perguntei o motivo da viagem, da campanha, por que escolheram a Azul. Ele explicou que faz parte da comemoração de 10 anos de atuação de Bravecto, destacando o cuidado e a proteção essenciais para que cães e gatos possam estar sempre ao lado de suas famílias, até mesmo em viagens.
Aproveitei que Jayme viajou conosco até Recife e fiz mais algumas perguntas sobre a ação. Ele sempre se mostrou prestativo, me ajudando a carregar as coisas, como caixa da Aman e a própria cachorra. Mas a parte que mais me recordo foi sua emoção quando chegamos ao avião.
O voo era normal, aberto para passageiros regulares, mas tivemos o privilégio de embarcar antes. Aproveitamos para fazer foto com o avião todo adesivado ao fundo, com cães em motivo de viagem. Mas o que realmente chamou minha atenção foi a parte interna da aeronave. Tudo era uma surpresa, não haviam adiantado nada.
Ao entrar, já pudemos ver todo o bagageiro adesivado com cães, gatos e frases sobre cuidados com eles. Nos assentos, um kit com presentes para o pet, como matinha, cata-caca, pote de água e bandana.
Vale ressaltar que pude tirar foto da Aman sentada no banco somente por conta da ação. Cães devem entrar na caixa para entrar no portão de embarque e só podem sair no destino.
Outra surpresa foi o vídeo passado na tela do avião sobre o produto que o cuidado com cães e gatos. Também houve uma apresentação da chefe da cabine do voo sobre o produto. Tudo voltado para os pets.
"O objetivo dessa parceria é reforçar que os pets fazem parte de todas as ocasiões da nossa vida, inclusive das viagens. Bravecto® é o único produto que oferece proteção prolongada contra pulgas e carrapatos com apenas uma dose, dando a tranquilidade necessária para que toda a família desfrute ao máximo desses momentos. O avião temático é uma forma criativa de reforçar essa mensagem e estimular experiências memoráveis", explica Jayme Lima, diretor da unidade de negócios de Animais de Companhia da MSD Saúde Animal.
A aeronave personalizada ficará em circulação por 8 meses, levando a mensagem de Bravecto® para diversos destinos do Brasil. Como parte da ação, todos os tutores que embarcarem com os seus pets durante esse tempo irão receber um kit exclusivo. A ação traduz a proposta de inovação e cuidado da MSD Saúde Animal, que busca integrar saúde, segurança e convivência em sua atuação.
Agora é hora de arrumar as malas, decidir um destino e levar o pet para viajar de avião! A Aman foi muito elogiada por ter ficado quietinha e tranquila ao longo do voo, tanto de ida, quanto de volta. É uma experiência incrível poder ter minha cachorrinha ao meu lado. Espero que você possa ter a mesma vivência!