Quem nunca quis ter um Snoopy, o cãozinho de estimação de Charlie Brown nas tirinhas em quadrinhos Peanuts, criada por Charles Schulz? O beagle famoso da literatura, que também virou personagem de animação, carrega consigo algumas características bem comuns da raça, como as orelhas longas e caídas, o corpo malhado e muita disposição para aventuras.
Além disso, outra característica de cães dessa raça é a teimosia, que está muito relacionada à curiosidade que eles têm e ao nível de energia, que costuma ser alto para estes bichinhos. “Principalmente devido à sua natureza independente e curiosa”, diz o médico veterinário Pedro Risolia. Vamos conhecer melhor as características deles.
Quais são as principais características dessa raça?
“O Beagle é uma raça de médio porte, com orelhas longas e caídas e um faro bastante apurado. Os cães desta espécie possuem bastante energia, são curiosos e muito amigáveis”, comenta o profissional. Geralmente eles pesam entre 10 e 11 kg, os menores, e até 20 kg, os maiores, variando a altura entre 33 e 41 cm.
Animais dessa raça têm o focinho comprido e o olfato extremamente desenvolvido, o que explica o fato de serem muito usados como cães farejadores. O pelo dos beagles é curto e costuma apresentar uma combinação de cores: tem o tricolor, que mistura preto, branco e marrom; o bicolor, que é branco com tons de bege ou marrom; e também pode ter variações um pouco diferentes desse padrão. As orelhas são longas e caídas.
Eles têm uma natureza amigável e afetuosa, adoram estar em companhia de pessoas e de outros cães. Como sua origem está ligada à vida em matilhas, eles não costumam se sentir melhores quando estão em ambientes em que não ficam sozinhos por muito tempo. Beagles não gostam de isolamento, pelo contrário, a solidão pode fazer com que assumam comportamentos destrutivos por frustração ou tédio.
É verdade que os Beagles são teimosos?
“Os Beagles podem ser teimosos, principalmente devido à sua natureza independente e curiosa”, comenta Risolia. De acordo com o profissional, eles seguem seus instintos, o que pode tornar o treinamento um desafio, entretanto, com paciência e consistência, eles aprendem bem, já que, apesar da teimosia, são bastante inteligentes.
Como treinar esses cães?
Como são muito inteligentes, são cães que aceitam bem o treinamento, mas é preciso paciência e consistência. Recompensas positivas, como petiscos e elogios, são ótimas formas de treiná-los.
Como lidar com a energia dos cães Beagle?
“Beagles são muito ativos e precisam de bastante exercício, por isso, caminhadas, corridas e brincadeiras intensas, são essenciais”, explica Risolia. Eles adoram explorar, então passeios em áreas onde possam seguir cheiros são ideais. No entanto, é bom que os passeios aconteçam em áreas cercadas ou usando uma guia bem segura porque eles podem se distrair facilmente com cheiros mais atraentes.
Como ter um Beagle em um apartamento?
Como são cheios de energia, eles precisam de maneiras para gastá-la. “Para manter um Beagle em um apartamento, é importante garantir exercícios diários”, comenta o veterinário. “Por isso, passeios longos e brincadeiras são fundamentais, eles também precisam de estimulação mental, como brinquedos interativos”, complementa.
Que tipo de atividades ou brinquedos podemos usar para estimular essa raça ativa e curiosa?
Brinquedos que estimulam o olfato, como quebra-cabeças que escondem petiscos, são ótimos para Beagles. “Jogos de busca e brinquedos de morder também ajudam a manter esses cães ocupados e mentalmente estimulados”, finaliza Risolia.
Dicas para quem quer adotar um Beagle
- Teimosia: Beagles são curiosos e independentes, o que pode resultar em teimosia. Tenha paciência e persistência durante o treinamento.
- Treinamento: use reforços positivos, como petiscos e elogios, para ensinar comandos e manter o aprendizado de forma consistente.
- Exercícios: Beagles precisam de caminhadas, corridas e brincadeiras intensas para gastar energia.
- Instinto farejador: Beagles adoram seguir cheiros, por isso estimule essa habilidade com brinquedos que escondem petiscos ou jogos de busca, garantindo diversão e exercício mental.
- Evite solidão: Beagles são sociais e preferem estar acompanhados. Se ficam sozinhos por muito tempo, podem desenvolver comportamentos destrutivos.