Carne vegetal: 57% dos brasileiros estão dispostos a reduzir consumo animal


As buscas no Google por ‘carne vegetal’ no Brasil cresceram 150% entre 2015 e 2019

Por Camila Tuchlinski
Busca pelo termo 'carne vegetal' no Google aumentou150% em cinco anos. Foto: Divulgação/Fazenda Futuro

As buscas pelo termo ‘carne vegetal’ aumentaram 150% entre os brasileiros de 2015 a 2019. As informações foram divulgadas pelo Google nesta terça-feira, 17. A plataforma ressalta que a expressão é nove vezes mais buscada no Brasil do que as do ‘plant based’, termo usado para diferenciais produtos de origem não-animal em países onde esse mercado já está bem desenvolvido, como os Estados Unidos.  O Google realizou uma pesquisa com 4.335 internautas de todo o País em novembro de 2019 por meio da ferramenta Google Survey. A pesquisa mostra que 16% dos brasileiros já se declaram vegetariano ou vegano

Veganismo: entenda mais sobre esse estilo de vida.

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A pesquisa revela também que 57% dos brasileiros entrevistados afirmam estar dispostos a reduzir o consumo de carne pelo menos uma vez por semana.

Entre o público que se mostra favorável a experimentar ao menos um dia da semana sem carne, 39% fazem parte dos chamados ‘millennials’, que nasceram entre 1981 e 1996. 

Bacon vegetal: empresa promete colocar alimento no mercado em breve.

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Com a chegada de novos produtos feitos de carne vegetal no mercado brasileiro, espera-se um crescimento ainda maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a categoria está melhor estabelecida e apresenta diversidade de produtos oferecidos, as buscas por ‘plant based’ são oito vezes maiores do que no Brasil. “A oportunidade é gigante e a indústria de alimentos deve acompanhar essa tendência com inovações igualmente grandes para conseguir endereçá-la”, explica Marco Bebiano, diretor de negócios para Bens de Consumo, Tecnologia e Governo do Google Brasil.

Após onda do hambúrguer vegetal, startup lança camarão com origem em plantas.

Atualmente, as buscas sobre ‘carne vegetal’ no Google se dividem em questões ligadas à conhecimento (37%), como terminologias e conceitos, produtos segmentados (36%) para a substituição direta da proteína animal, receitas (23%) adaptadas ao universo sem carne e lugares especializados (4%), como restaurantes, padarias, açougue e mercados. 

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No campo do conhecimento, entre as dúvidas mais buscadas no Google pelos brasileiros estão: “O que é carne vegetal?”, “Como fazer receita prática vegana?”, “O que é plant based?”, “O que eu como em um dia vegano?” e “O que é flexitarianismo?”.

VEJA TAMBÉM: Conheça personalidades que se tornaram veganas

Conheça personalidades que se tornaram veganas

1 | 13

Luisa Mell

Foto: Reprodução / Instagram
2 | 13

Tata Werneck

Foto: Reprodução / Instagram
3 | 13

Jared Leto

Foto: Reprodução / Instagram
4 | 13

Miley Cyrus

Foto: Reprodução / Instagram
5 | 13

Joaquin Phoenix

Foto: Reprodução / YouTube
6 | 13

Dado Dolabella

Foto: Reprodução / Instagram
7 | 13

Moby

Foto: Reprodução / Instagram
8 | 13

João Gordo

Foto: Reprodução / YouTube
9 | 13

Ellen Page

Foto: Reprodução / Instagram
10 | 13

Ariana Grande

Foto: Reprodução / Instagram
11 | 13

Peter dinklage

Foto: Reprodução / Instagram
12 | 13

Pamela Anderson

Foto: Reprodução / Instagram
13 | 13

Ellen DeGeneres

Foto: Reprodução / Instagram
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Popularização da carne vegetal no Brasil

Algumas redes de fast food começaram a anunciar a comercialização de hambúrguer vegetal no cardápio. No segundo semestre deste ano, personalidades brasileiras se manifestaram sobre o assunto, o que talvez  tenha chamado atenção e despertado a curiosidade do público. Em setembro, Paola Carosella criticou o hambúrguer vegetal. “Se quer comer, coma plantas com gosto de plantas”, declarou a chef no Twitter ao dizer que o alimento tinha muitos componentes químicos para deixar semelhante ao sabor e textura da carne.  Após a repercussão, Paola foi defendida pela colega Rita Lobo. “Tem gente que enxerga no comentário dela crítica ao veganismo. É muita cegueira”, disse a culinarista. Em outubro, Ana Maria Braga fez questão de cozinhar e experimentar hambúrguer vegetal, ao vivo, no programa Mais Você. “Eu achei que fosse muito pior do que é”, avaliou a apresentadora da TV Globo

Busca pelo termo 'carne vegetal' no Google aumentou150% em cinco anos. Foto: Divulgação/Fazenda Futuro

As buscas pelo termo ‘carne vegetal’ aumentaram 150% entre os brasileiros de 2015 a 2019. As informações foram divulgadas pelo Google nesta terça-feira, 17. A plataforma ressalta que a expressão é nove vezes mais buscada no Brasil do que as do ‘plant based’, termo usado para diferenciais produtos de origem não-animal em países onde esse mercado já está bem desenvolvido, como os Estados Unidos.  O Google realizou uma pesquisa com 4.335 internautas de todo o País em novembro de 2019 por meio da ferramenta Google Survey. A pesquisa mostra que 16% dos brasileiros já se declaram vegetariano ou vegano

Veganismo: entenda mais sobre esse estilo de vida.

A pesquisa revela também que 57% dos brasileiros entrevistados afirmam estar dispostos a reduzir o consumo de carne pelo menos uma vez por semana.

Entre o público que se mostra favorável a experimentar ao menos um dia da semana sem carne, 39% fazem parte dos chamados ‘millennials’, que nasceram entre 1981 e 1996. 

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Com a chegada de novos produtos feitos de carne vegetal no mercado brasileiro, espera-se um crescimento ainda maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a categoria está melhor estabelecida e apresenta diversidade de produtos oferecidos, as buscas por ‘plant based’ são oito vezes maiores do que no Brasil. “A oportunidade é gigante e a indústria de alimentos deve acompanhar essa tendência com inovações igualmente grandes para conseguir endereçá-la”, explica Marco Bebiano, diretor de negócios para Bens de Consumo, Tecnologia e Governo do Google Brasil.

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Atualmente, as buscas sobre ‘carne vegetal’ no Google se dividem em questões ligadas à conhecimento (37%), como terminologias e conceitos, produtos segmentados (36%) para a substituição direta da proteína animal, receitas (23%) adaptadas ao universo sem carne e lugares especializados (4%), como restaurantes, padarias, açougue e mercados. 

No campo do conhecimento, entre as dúvidas mais buscadas no Google pelos brasileiros estão: “O que é carne vegetal?”, “Como fazer receita prática vegana?”, “O que é plant based?”, “O que eu como em um dia vegano?” e “O que é flexitarianismo?”.

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Entre o público que se mostra favorável a experimentar ao menos um dia da semana sem carne, 39% fazem parte dos chamados ‘millennials’, que nasceram entre 1981 e 1996. 

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