PRAGA/ AP - Um raro hipopótamo pigmeu macho nascido em um zoológico na República Checa estreou sua primeira sessão de fotos nesta segunda-feira, 15, para deleite dos espectadores. Ele é considerado um acréscimo valioso aos esforços de conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Nascido em dezembro, o hipopótamo recebeu o nome Mikolas e juntou-se a duas fêmeas e um macho de hipopótamos pigmeus no Zoológico Dvur Kralove, localizado a 120 quilômetros a leste de Praga (a capital tcheca), disse Helena Hubackova, porta-voz do parque.
Leia também:
Mikolas pode ser visto explorando seu recinto interno com sua mãe Malaya observando de perto.
Os hipopótamos pigmeus são nativos dos pântanos e florestas tropicais da África Ocidental. Estima-se que apenas cerca de 2.500 ainda vivam na natureza. Sua criação em cativeiro tem sido complicada, principalmente pela falta de machos.
Apenas uma dúzia de hipopótamos pigmeus nasceram em zoológicos em todo o mundo no ano passado, e nem todos sobreviveram. Pesando até 275 kg, os hipopótamos pigmeus são solitários e considerados menos perigosos que os hipopótamos comuns.
Mas eles podem ficar selvagens às vezes. Um tratador de zoológico em Dvur Kralove foi gravemente ferido por um deles em 2012 e teve que ser tratado em uma unidade de terapia intensiva.