A marca de calçados femininos Anacapri deletou postagens de uma campanha para o Dia das Mães e pediu desculpas nesta quinta-feira, 9, após uma polêmica gerada pelo uso de termos como "mãe de planta" e "mãe de bola". Em uma das postagens da campanha, realizada nas redes sociais, a influenciadora digital Larissa Cunegundes aparecia cercada por diversas de suas plantas sentada em uma cadeira. "Já perceberam que, para algumas pessoas, ser mãe é ter laços de sangue envolvido? Para mim, não é bem assim, não! Ser mãe não precisa ter regras, o único sentimento que precisa existir é afeto, amor e carinho. Você pode ser mãe de gato, cachorro e até mesmo planta. E no meu caso, eu sou mãe de plantas, elas me acompanham sempre", dizia o texto.
Em outra publicação, uma mulher retratada como atleta aparecia ao lado de uma bola de futebol: "tem mamães de bichos, de bebês, de plantas e a mamãe da vez é a atleta". Ao lado, a hashtag "mãe de bola". A repercussão não foi a esperada pela marca, e logo diversas críticas e piadas começaram a ser feitas nas redes sociais. Horas depois, a Anacapri se posicionou por meio de seu perfil verificado e oficial no Instagram, se retratando pela campanha de Dia das Mães. "Gostaríamos de pedir desculpas pelo post que fizemos. Temos um carinho muito grande por nossas seguidoras e, em nenhum momento, nossa intenção foi ofender. [...] Apagaremos o post porque o Dia das Mães é uma data de paz, de amor, de entender e respeitar o outro".
referenceLarissa Cunegundes, que protagonizou a campanha "mãe de planta", também usou suas redes sociais para se retratar: "minhas sinceras desculpas a quem se sentiu ofendida". "A ideia era desconstruir padrões impostos sobre a maternidade, desmistificando, inclusive, a idealização da maternidade como sendo algo fundamental para a plenitude da mulher. [...] Sinto muito por inconscientemente ofender as mães que lutam diariamente num mundo machista", continuou. Confira abaixo os pedidos de desculpas da Anacapri e de Larissa Cunegundes: