Miss Universo: relembre como as brasileiras venceram o concurso


Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos ganharam a coroa representando o Brasil na década de 1960; veja onde assistir o Miss Universo 2019

Por André Carlos Zorzi
Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil, ao lado de outras participantes do Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O Miss Universo 2019 ocorre neste domingo, 8. O Brasil será representado pela mineira Júlia Hortavencedora do Miss Brasil em março. Ela tentará se tornar a terceira brasileira vencedora do concurso, ao lado de Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos.

A última coroa foi conquistada pela baiana Martha, a Miss Universo 1968. Cinco anos antes, foi a vez da gaúcha Ieda se tornar a Miss Universo 1963, título até então inédito para o País.

continua após a publicidade

Relembre abaixo um pouco mais sobre as conquistas do Brasil no Miss Universo.

Ieda Vargas, a Miss Universo 1963

A brasileira Ieda Maria Vargas venceu o concurso de Miss Universo 1963 realizado em Miami, nos Estados Unidos, na madrugada de 21 de julho de 1963. Ao todo, eram 50 competidoras.

continua após a publicidade
Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil 1963. Foto: Acervo / Estadão

Ela superou a Miss Dinamarca, Aino Korva, vice-campeã, e a Miss Irlanda, Marlene McKeown. A vencedora do desfile de melhor traje típico foi a Miss Israel, Sherin Ibrahim, e os fotógrafos escolheram a 3ª colocada como a mais fotogênica.

Em Brasília, Ieda Maria Vargas conheceu o presidente João Goulart e desfilou em carro do corpo de bombeiros pelas ruas da capital. Quando passou em frente à Esplanada dos Ministérios, recebeu uma 'chuva' de papel picado.

continua após a publicidade

A primeira-dama Maria Teresa Goulart pediu desculpas por não ter decorado o palácio com flores. O motivo era o luto vivido pela recente morte da mãe do presidente. No Rio Grande do Sul, recebeu as chaves da cidade do prefeito e um banquete em sua homenagem no Palácio Piratini por parte do governador.

VEJA TAMBÉM: Miss Universo - relembre as vencedoras do concurso neste século

continua após a publicidade

Miss Universo: relembre as vencedoras do concurso neste século

1 | 21

Miss Universo

Foto: Colin Braley / Reuters | Steve Marcus / Reuters | Athit Perawongmetha / Reuters
2 | 21

Miss Universo 2001 - Denise Quiñones - Porto Rico

Foto: Colin Braley / Reuters
3 | 21

Miss Universo 2003 - Amelia Vega - República Dominicana

Foto: Instagram / @ameliavega
4 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Guillermo Granja / Reuters
5 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Instagram / @jenhawkins_
6 | 21

Miss Universo 2005 - Natalie Glebova - Canadá

Foto: Sukree Sukplang / Reuters
7 | 21

Miss Universo 2006 - Zuleyka Rivera Mendoza - Porto Rico

Foto: Instagram / @zuleykarivera87
8 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Andrew Winning / Reuters
9 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Instagram / @riyomori_
10 | 21

Miss Universo 2009 - Stefanía Fernández - Venezuela

Foto: Lucas Jackson / Reuters
11 | 21

Miss Universo 2010 - Ximena Navarrete - México

Foto: Instagram / @ximenanr
12 | 21

Miss Universo 2011 - Leila Lopes - Angola

Foto: Instagram / @officialeilalopes
13 | 21

Miss Universo 2012 - Olivia Culpo - Estados Unidos

Foto: Instagram / @oliviaculpo
14 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Maxim Shemetov / Reuters
15 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Instagram / @gabrielaisler
16 | 21

Miss Universo 2014 - Paulina Vega - Colômbia

Foto: Instagram / @paulinavegadiep
17 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Erik de Castro / Reuters
18 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Instagram / @piawurtzbach
19 | 21

Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel-Peters - África do Sul

Foto: Instagram / @demileighnp
20 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
21 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Instagram / @catriona_gray

Também passou por outros Estados, como o Espírito Santo e o Pará, onde, em Belém, foi recebida por cerca de 3 mil pessoas.  Em 15 de agosto, passou pelo Rio de Janeiro, onde teve que interromper uma entrevista por conta da invasão de parte do público ao local onde falava com jornalistas. Ieda Maria Vargas desfilou na Exposição Norte-Americana da Quinta da Boa Vista. Após a apresentação, foi para um camarim seguida por um fotógrafo, que acabou levando bronca de um funcionário, dando origem a uma discussão.

Ieda Maria Vargas é recebida com festa ao desembarcar no aeroporto de Brasília como a Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão
continua após a publicidade

O fotógrafo entrou no pequeno espaço do camarim, acompanhado por outros três colegas. Por conta disso, o funcionário deu um soco no fotógrafo, fazendo com que fosse necessária a ação da Polícia Militar, com golpes de cassetete. A Miss Universo, então, chorou por conta da situação e precisou sair às pressas, desmaiando ao entrar em um carro.

Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968

Em 1968, Martha Vasconcellos conquistou a segunda coroa da história do concurso para o Brasil. Ao todo, foram 65 participantes àquele ano.

continua após a publicidade
Página de 'O Estado de S. Paulo' sobre Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968. Foto: Acervo / Estadão

À época com 20 anos de idade e natural de Salvador, a candidata chegou a levar um cabeleireiro diretamente da Bahia para ajudá-la no concurso. Antes, já havia se sagrado Miss Bahia e Miss Brasil. A brasileira foi a 2ª colocada na etapa com roupas de banho do concurso, vencida pela Miss Estados Unidos, Didi Anstett, chegando à derradeira noite com boas chances. O desfile de trajes típicos foi vencido pela Miss Colômbia, Luz Elena Restrepo.

O 'título' de Miss Fotogênica, dado por fotógrafos, ficou com a Miss Iugoslávia, Dalibirka Stojsic.  A noite contou também com alguns acidentes. Lucienne Kier, Miss Luxemburgo que tinha 18 anos à época, teve um sangramento no nariz e precisou desfilar com algodão. Já a Miss Malta, 22, desmaiou no palco e só voltou após alguém abaná-la com um jornal.

Pouco depois da meia-noite (horário de Brasília) do domingo, 14 de julho de 1968, Martha Vasconcellos se viu diante de Anne Marie Braafheid, a Miss Curaçao, jovem negra da cidade de Willemstad, como uma das finalistas. "O mestre de cerimônias tentara aumentar a tensão em torno do nome da vencedora, mas a Miss Curaçao começou a rir e apontou a Miss Brasil como a vencedora. Um pouco desconcertado, o apresentador não teve outro remédio senão proclamar Martha a vencedora", informou o Estado na ocasião. Questionada sobre o que pensava do título, respondeu, emocionada: "Não posso falar".

Participantes do Miss Universo 1968, vencido pela brasileira Martha Vasconcellos. Foto: Acervo / Estadão

Martha Vasconcellos recebeu um prêmio de 10 mil dólares (equivalente a 32 mil cruzeiros novos na época), um contrato de publicidade de 10 mil dólares e um casaco feito com pele de chichila, avaliado em 7,5 mil dólares, além de outros prêmios menores. Apesar da euforia, ela só conseguiu contato com seus pais e familiares horas depois, por telegrama: "Tentei muitas vezes [por telefone], mas as telefonistas do hotel respondiam sempre: 'impossível'. Por favor, compreendam que me sinto muito só. Esta é a primeira vez que me separo da minha família".

À época, a escolha trouxe críticas de jornais de Hong Kong e da Venezuela, que consideraram que a eleição de Martha Vasconcellos, uma brasileira, teria ocorrido por conta de "razões políticas". O Hong Kong Standard insinuava que a "vitória selaria a amizade" entre o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, e o governo brasileiro.  Já o "Ultimas Noticias", de Caracas, afirmou que a "a superioridade da venezuelana sobre a brasileira foi evidente demais para que os juizes ignorassem", e que a questão da Miss Curaçao como 2ª colocada teria sido "influencia da política racial". Questionada em Nova York por repórteres sobre o que achava da guerra do Vietnã, Martha Vasconcellos foi impedida de responder por parte do relações públicas que a acompanhava. "Nada de perguntas políticas. Nossas misses são todas apolíticas", afirmou.

VEJA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre o Miss Brasil

Saiba 10 curiosidades do Miss Brasil

1 | 10

Miss Brasil

Foto: VIDAL CAVALCANTE/AE
2 | 10

Miss Brasil

Foto: SERGIO CASTRO/AE
3 | 10

Miss Brasil

Foto: FOTO LINDAURO GOMES/AE
4 | 10

Miss Brasil

Foto: MARCELO XIMENEZ/AE
5 | 10

Miss Brasil

Foto: FERNANDA FERNNDES/AE
6 | 10

Miss Brasil

Foto: Miss Universo/Divulgação
7 | 10

MIss Brasil

Foto: Lucas Ismael/Miss Brasil BE Emotion/Divulgação
8 | 10

Miss Brasil

Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE
9 | 10

Miss Brasil

Foto: VALERIA GONCALVEZ/AE
10 | 10

Miss Brasil

Foto: LINDAURO GOMES/AE

Em sua primeira viagem na volta ao Brasil passou pelo aeroporto de Viracopos. Após uma mudança de planos (iria para o Rio de Janeiro em seguida), passou por São Paulo pouco depois.Martha também trouxe presentes para algumas personalidades do Estado, como um berimbau para o prefeito Faria Lima. Ela também andou de helicóptero a convite do então governador Abreu Sodré. À época, Martha contou ao Estado que "nunca acreditou na sua eleição" como Miss Universo, já que Ieda havia sido eleita havia poucos anos e "não esperava outro título para o mesmo País". "Ganhei 30 vestidos, várias malas e joias, só tinha que ter excesso de bagagem", explicou no desembarque, ao citar o pagamento de uma taxa de 300 dólares pelo peso do que trouxe em seu retorno.

Miss Universo 2019 - onde assistir

O Miss Universo 2019 será realizado às 22h do domingo, 8 de dezembro. O concurso será transmitido ao vivo pelo Portal da Band na internet a partir das 21h, mesmo horário em que tem início a transmissão do canal TNTna TV fechada.

Na TV aberta, pela Band, a exibição será feita com atraso, começando a partir das 23h30 de domingo, 8, após o MasterChef, com apresentação de Renata Fan.

VEJA TAMBÉM: fotos das candidatas ao Miss Universo 2019

Miss Universo 2019: veja fotos das candidatas do concurso

1 | 72

Miss Universo 2019

Foto: Instagram
2 | 72

África do Sul - Zozibini Tunzi

Foto: Instagram / @zozitunzi
3 | 72

Alemanha - Miri Anderson

Foto: Instagram / @miriam
4 | 72

Angola - Salett Miguel

Foto: YouTube / @PlatinaLine
5 | 72

Aruba - Danna garcia

Foto: Instagram / @dannagarciiiia
6 | 72

Austrália - Priya Serrao

Foto: Instagram / @priyaserrao
7 | 72

Bahamas - Tarea Bianca Sturrup

Foto: Instagram / @missuniversegrandbahama2019
8 | 72

Bangladesh - Shirin Shela

Foto: Instagram / @shirin_shela_
9 | 72

Belize - Destinee Arnold

Foto: Instagram / @_destineearnold
10 | 72

Bolívia - Fabiana Hurtado

Foto: Instagram / @fabianahurtadotarrazona
11 | 72

Brasil - Júlia Horta

Foto: Instagram / @juliahorta
12 | 72

Bulgária - Lora Asenova

Foto: Instagram / @loasenova
13 | 72

Camboja - Elina Somnang

Foto: Instagram / @s.alynaa
14 | 72

Canadá - Alyssa Boston

Foto: Instagram / @_alyssaboston
15 | 72

Cazaquistão - Yersaiyn Alfiya

Foto: Instagram / @alfia_yersaiyn
16 | 72

Chile - Geraldine González

Foto: Instagram / @geraldinegonzam
17 | 72

Colômbia - Gabriela Tafur

Foto: Instagram / @gabrielatafur
18 | 72

Coreia do Sul - Lee Yeon Ju

Foto: Instagram / @l__yjo_o
19 | 72

Costa Rica - Paola Chacon F.

Foto: Instagram / @paolachaconcr
20 | 72

Curaçao - Kyrsha Attaf

Foto: Instagram / @kyrshaattaf
21 | 72

Dinamarca - Katja Stokholm

Foto: Instagram / @katja.stokholm
22 | 72

Egito - Diana Hamed

Foto: Instagram / @dianahamed_
23 | 72

El Salvador - Zuleika Soler

Foto: Instagram / @zuleikasoler
24 | 72

Equador - Cristina Hidalgo

Foto: Instagram / @cristihidalgob
25 | 72

Estados Unidos - Cheslie Kryst

Foto: Instagram / @chesliekryst
26 | 72

Filipinas - Gazini Ganados

Foto: Instagram / @gazinii
27 | 72

Finlândia - Anni Harjunpää

Foto: Instagram / @Anni Harjunpää
28 | 72

Georgia - Tako Adamia

Foto: Instagram / @tako_adamia
29 | 72

Guam - Sissie Luo

Foto: Instagram / @sissieluo
30 | 72

Guiné Equatorial - Serafina Nchama

Foto: Instagram / @serafina.nchama
31 | 72

Haiti - Gabriela Clesca Vallejo

Foto: Instagram / @gabriela_clesca
32 | 72

Honduras - Rosemary Arauz

Foto: Instagram / @rosemary_arauz
33 | 72

Ilhas Cayman - Kadejah Bodden

Foto: Instagram / @kadejahbodden
34 | 72

Ilhas Maurício - Ornella Lafleche

Foto: Instagram / @ornellalafleche
35 | 72

Ilhas Virgens Americanas - Andrea Piecuch

Foto: Instagram / @andreapiecuch
36 | 72

Ilhas Virgens Britânicas - Bria Smith

Foto: Instagram / @bsmithpr
37 | 72

Índia - Vartika Singh

Foto: Instagram / @vartikasinghh
38 | 72

Irlanda - Fionnghuala O'Reilly

Foto: Instagram / @figoreilly
39 | 72

Indonésia - Frederika Alexis Cull

Foto: Instagram / @frederikacull
40 | 72

Itália - Sofia Marilu Trimarco

Foto: Instagram / @sofia.marilu.trimarco
41 | 72

Jamaica - Iana Tickle Garcia

Foto: Instagram / @officialmissuniversejamaica
42 | 72

Japão - Ako Kamo

Foto: Instagram / @__ako_kamo__
43 | 72

Kosovo - Fatbardha Hoxha

Foto: Instagram / @fbardhahoxhaa
44 | 72

Laos - May Vichitta Phonevilay

Foto: Instagram / @vichittapvl
45 | 72

Lituânia - Paulita Baltrušaityt?

Foto: Instagram / @paulitabaltru
46 | 72

Malta - Teresa Ruglio

Foto: Instagram / @rugliotere
47 | 72

México - Sofía Aragón

Foto: Instagram / @sofaragon
48 | 72

Mianmar - Swe Zin Htet

Foto: Instagram / @swe_zin_htet
49 | 72

Mongólia - Gunzaya Victoria

Foto: Instagram / @gunzaya_victoria
50 | 72

Namíbia - Nadja Breytenbach

Foto: Instagram / @Nadja Breytenbach
51 | 72

Nepal - Pradeepta Adhikari

Foto: Instagram / @pradeeptaadhikarii
52 | 72

Nova Zelândia - Diamond Langi

Foto: Instagram / @diamondlangi
53 | 72

Nicarágua - Inéss López Sevilla

Foto: Instagram / @iness_sevilla
54 | 72

Nigéria - Olutosin Itohan Araromi

Foto: Instagram / @iamolutosin
55 | 72

Noruega - Helene Abildsnes

Foto: Instagram / @helene_abildsnes
56 | 72

Paraguai - Ketlin Lottermann

Foto: Instagram / @ketlinlottermann
57 | 72

Peru - Kelin Rivera Kroll

Foto: Instagram / @kelinrk
58 | 72

Polônia - Olga Bu?awa

Foto: Instagram / @olgabulawa
59 | 72

Porto Rico - Madison Anderson Berrios

Foto: Instagram / @madisonandersonberrios
60 | 72

Portugal - Sylvie da Costa Silva

Foto: Instagram / @sylvie.dacostasilva
61 | 72

Quênia - Stacy Michuki

Foto: Instagram / @missmichuki
62 | 72

República Checa - Barbora Hoda?ová

Foto: Instagram / @baruhodacova
63 | 72

República Dominicana - Clauvid Daly

Foto: Instagram / @clauviddaly
64 | 72

Romênia - Dorina Chihaia

Foto: Instagram / @dorinachihaia
65 | 72

Serra Leoa - Marie Esther Bangura

Foto: Instagram / @esther_bangura28
66 | 72

Cingapura - Mohana Prabha

Foto: Instagram / @iammohanaprabha
67 | 72

Tailândia - Fahsai Paweensuda Drouin

Foto: Instagram / @paweensuda
68 | 72

Tanzânia - Shubila Stanton

Foto: Instagram / @shubby_stanton
69 | 72

Turquia - Bilgi Nur Aydo?mu?

Foto: Instagram / @bilgiaydogmus.tr
70 | 72

Uruguai - Fiona Tenuta

Foto: Instagram / @fionatenutavanerio
71 | 72

Venezuela - Thalia Olvino

Foto: Instagram / @thaliaolvino
72 | 72

Vietnã - Mia Hoang

Foto: Instagram / @hoangthuy_official

Em 18 de julho, a emissora emitiu um comunicado informando que deixará de transmitir a competição a partir do ano que vem, 2020 (clique aqui para ler mais).

O concurso está previsto para ter início às 20h de Atlanta, o equivalente a 22h no horário de Brasília.

Quem foi a Miss Universo em 2018

Em 2018 a filipina Catriona Gray foi coroada Miss Universo. Tamaryn Green, da África do Sul, ficou na 2ª colocação, e Sthefany Gutiérrez, da Venezuela, fechou o Top 3. A brasileira Mayra Dias ficou apenas no Top 20 entre as candidatas.VEJA TAMBÉM: Miss Universo 2018 - veja fotos e relembre todas as candidatas

Miss Universo 2018: conheça quem são todas as candidatas

1 | 95

Miss Universo 2018

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP
2 | 95

África do Sul

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
3 | 95

Albânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
4 | 95

Alemanha

Foto: Diego Azubel / EFE
5 | 95

Angola

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
6 | 95

Argentina

Foto: Diego Azubel / EFE
7 | 95

Armênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
8 | 95

Aruba

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
9 | 95

Austrália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
10 | 95

Bahamas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
11 | 95

Barbados

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
12 | 95

Bélgica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
13 | 95

Belize

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
14 | 95

Bolívia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
15 | 95

Brasil

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
16 | 95

Bulgária

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
17 | 95

Camboja

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
18 | 95

Canadá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
19 | 95

Cazaquistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
20 | 95

Chile

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
21 | 95

China

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
22 | 95

Cingapura

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
23 | 95

Colômbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
24 | 95

Coreia do Sul

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
25 | 95

Costa Rica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
26 | 95

Croácia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
27 | 95

Curaçao

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
28 | 95

Dinamarca

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
29 | 95

Egito

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
30 | 95

El Salvador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
31 | 95

Equador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
32 | 95

Eslováquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
33 | 95

Espanha

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
34 | 95

Estados Unidos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
35 | 95

Filipinas

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
36 | 95

Finlândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
37 | 95

França

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
38 | 95

Gana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
39 | 95

Geórgia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
40 | 95

Reino Unido

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
41 | 95

Grécia

Foto: Diego Azubel / EFE
42 | 95

Guam

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
43 | 95

Guatemala

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
44 | 95

Haiti

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
45 | 95

Holanda

Foto: Diego Azubel / EFE
46 | 95

Honduras

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
47 | 95

Hungria

Foto: Gemunu Amarasinghe / AP
48 | 95

Ilhas Cayman

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
49 | 95

Ilhas Virgens Americanas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
50 | 95

Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
51 | 95

Índia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
52 | 95

Indonésia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
53 | 95

Irlanda

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
54 | 95

Islândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
55 | 95

Israel

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
56 | 95

Itália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
57 | 95

Jamaica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
58 | 95

Japão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
59 | 95

Kosovo

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
60 | 95

Laos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
61 | 95

Líbano

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
62 | 95

Malásia

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
63 | 95

Malta

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
64 | 95

Ilhas Maurício

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
65 | 95

México

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
66 | 95

Mianmar

Foto: Diego Azubel / EFE
67 | 95

Mongólia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
68 | 95

Namíbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
69 | 95

Nepal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
70 | 95

Nicarágua

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
71 | 95

Nigéria

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
72 | 95

Noruega

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
73 | 95

Nova Zelândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
74 | 95

Panamá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
75 | 95

Paraguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
76 | 95

Peru

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
77 | 95

Polônia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
78 | 95

Porto Rico

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
79 | 95

Portugal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
80 | 95

Quênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
81 | 95

Quirguistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
82 | 95

República Checa

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
83 | 95

República Dominicana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
84 | 95

Rússia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
85 | 95

Santa Lúcia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
86 | 95

Sri Lanka

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
87 | 95

Suécia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
88 | 95

Suíça

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
89 | 95

Tailândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
90 | 95

Turquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
91 | 95

Ucrânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
92 | 95

Uruguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
93 | 95

Venezuela

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
94 | 95

Vietnã

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
95 | 95

Zâmbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

Quem é a Miss Brasil 2019

Júlia Horta foi coroada a Miss Brasil em 2019 em 10 de março e representará o País no Miss Universo.

A mineira de Juiz de Fora é jornalista e superou a cearense Luana Lobo, 2ª colocada do concurso, e a paulista Bianca Lopes, que ficou na 3ª posição.

VEJA TAMBÉM: Miss Brasil 2019 - Veja fotos e relembre todas as candidatas do concurso que deu a vaga de Júlia Horta ao Miss Universo 2019 

Miss Brasil 2019: veja fotos e conheça todas as candidatas

1 | 28

Miss Brasil 2019

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
2 | 28

Acre - Sayonara Moura

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
3 | 28

Alagoas - Raissa Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
4 | 28

Amapá - Brenda Lazareth

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
5 | 28

Amazonas - Lorena Alencar

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
6 | 28

Bahia - Liliane Natiele

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
7 | 28

Ceará - Luana Lobo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
8 | 28

Distrito Federal - Gabriela Borges

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
9 | 28

Espírito Santo - Thainá Castro

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
10 | 28

Goiás - Isadora Dantas

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
11 | 28

Maranhão - Anna Carolina Sousa

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
12 | 28

Mato Grosso - Ingrid Santin

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
13 | 28

Mato Grosso do Sul - Priscilla Vacchiano

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
14 | 28

Minas Gerais - Júlia Horta

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
15 | 28

Pará - Wilma Paulino

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
16 | 28

Paraíba - Kennya Araújo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
17 | 28

Paraná - Djenifer Frey

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
18 | 28

Pernambuco - Bárbara Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
19 | 28

Piauí - Dagmara Landim

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
20 | 28

Rio de Janeiro - Isadora Meira

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
21 | 28

Rio Grande do Norte - Erika Fontes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
22 | 28

Rio Grande do Sul - Bianca Scheren

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
23 | 28

Rondônia - Hunaide Horitham

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
24 | 28

Roraima - Natali Vitória

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
25 | 28

Santa Catarina - Patrícia Marafon

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
26 | 28

São Paulo - Bianca Lopes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
27 | 28

Sergipe - Ingrid Moraes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
28 | 28

Tocantins - Alessandra Almeida

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil, ao lado de outras participantes do Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O Miss Universo 2019 ocorre neste domingo, 8. O Brasil será representado pela mineira Júlia Hortavencedora do Miss Brasil em março. Ela tentará se tornar a terceira brasileira vencedora do concurso, ao lado de Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos.

A última coroa foi conquistada pela baiana Martha, a Miss Universo 1968. Cinco anos antes, foi a vez da gaúcha Ieda se tornar a Miss Universo 1963, título até então inédito para o País.

Relembre abaixo um pouco mais sobre as conquistas do Brasil no Miss Universo.

Ieda Vargas, a Miss Universo 1963

A brasileira Ieda Maria Vargas venceu o concurso de Miss Universo 1963 realizado em Miami, nos Estados Unidos, na madrugada de 21 de julho de 1963. Ao todo, eram 50 competidoras.

Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil 1963. Foto: Acervo / Estadão

Ela superou a Miss Dinamarca, Aino Korva, vice-campeã, e a Miss Irlanda, Marlene McKeown. A vencedora do desfile de melhor traje típico foi a Miss Israel, Sherin Ibrahim, e os fotógrafos escolheram a 3ª colocada como a mais fotogênica.

Em Brasília, Ieda Maria Vargas conheceu o presidente João Goulart e desfilou em carro do corpo de bombeiros pelas ruas da capital. Quando passou em frente à Esplanada dos Ministérios, recebeu uma 'chuva' de papel picado.

A primeira-dama Maria Teresa Goulart pediu desculpas por não ter decorado o palácio com flores. O motivo era o luto vivido pela recente morte da mãe do presidente. No Rio Grande do Sul, recebeu as chaves da cidade do prefeito e um banquete em sua homenagem no Palácio Piratini por parte do governador.

VEJA TAMBÉM: Miss Universo - relembre as vencedoras do concurso neste século

Miss Universo: relembre as vencedoras do concurso neste século

1 | 21

Miss Universo

Foto: Colin Braley / Reuters | Steve Marcus / Reuters | Athit Perawongmetha / Reuters
2 | 21

Miss Universo 2001 - Denise Quiñones - Porto Rico

Foto: Colin Braley / Reuters
3 | 21

Miss Universo 2003 - Amelia Vega - República Dominicana

Foto: Instagram / @ameliavega
4 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Guillermo Granja / Reuters
5 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Instagram / @jenhawkins_
6 | 21

Miss Universo 2005 - Natalie Glebova - Canadá

Foto: Sukree Sukplang / Reuters
7 | 21

Miss Universo 2006 - Zuleyka Rivera Mendoza - Porto Rico

Foto: Instagram / @zuleykarivera87
8 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Andrew Winning / Reuters
9 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Instagram / @riyomori_
10 | 21

Miss Universo 2009 - Stefanía Fernández - Venezuela

Foto: Lucas Jackson / Reuters
11 | 21

Miss Universo 2010 - Ximena Navarrete - México

Foto: Instagram / @ximenanr
12 | 21

Miss Universo 2011 - Leila Lopes - Angola

Foto: Instagram / @officialeilalopes
13 | 21

Miss Universo 2012 - Olivia Culpo - Estados Unidos

Foto: Instagram / @oliviaculpo
14 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Maxim Shemetov / Reuters
15 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Instagram / @gabrielaisler
16 | 21

Miss Universo 2014 - Paulina Vega - Colômbia

Foto: Instagram / @paulinavegadiep
17 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Erik de Castro / Reuters
18 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Instagram / @piawurtzbach
19 | 21

Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel-Peters - África do Sul

Foto: Instagram / @demileighnp
20 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
21 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Instagram / @catriona_gray

Também passou por outros Estados, como o Espírito Santo e o Pará, onde, em Belém, foi recebida por cerca de 3 mil pessoas.  Em 15 de agosto, passou pelo Rio de Janeiro, onde teve que interromper uma entrevista por conta da invasão de parte do público ao local onde falava com jornalistas. Ieda Maria Vargas desfilou na Exposição Norte-Americana da Quinta da Boa Vista. Após a apresentação, foi para um camarim seguida por um fotógrafo, que acabou levando bronca de um funcionário, dando origem a uma discussão.

Ieda Maria Vargas é recebida com festa ao desembarcar no aeroporto de Brasília como a Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O fotógrafo entrou no pequeno espaço do camarim, acompanhado por outros três colegas. Por conta disso, o funcionário deu um soco no fotógrafo, fazendo com que fosse necessária a ação da Polícia Militar, com golpes de cassetete. A Miss Universo, então, chorou por conta da situação e precisou sair às pressas, desmaiando ao entrar em um carro.

Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968

Em 1968, Martha Vasconcellos conquistou a segunda coroa da história do concurso para o Brasil. Ao todo, foram 65 participantes àquele ano.

Página de 'O Estado de S. Paulo' sobre Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968. Foto: Acervo / Estadão

À época com 20 anos de idade e natural de Salvador, a candidata chegou a levar um cabeleireiro diretamente da Bahia para ajudá-la no concurso. Antes, já havia se sagrado Miss Bahia e Miss Brasil. A brasileira foi a 2ª colocada na etapa com roupas de banho do concurso, vencida pela Miss Estados Unidos, Didi Anstett, chegando à derradeira noite com boas chances. O desfile de trajes típicos foi vencido pela Miss Colômbia, Luz Elena Restrepo.

O 'título' de Miss Fotogênica, dado por fotógrafos, ficou com a Miss Iugoslávia, Dalibirka Stojsic.  A noite contou também com alguns acidentes. Lucienne Kier, Miss Luxemburgo que tinha 18 anos à época, teve um sangramento no nariz e precisou desfilar com algodão. Já a Miss Malta, 22, desmaiou no palco e só voltou após alguém abaná-la com um jornal.

Pouco depois da meia-noite (horário de Brasília) do domingo, 14 de julho de 1968, Martha Vasconcellos se viu diante de Anne Marie Braafheid, a Miss Curaçao, jovem negra da cidade de Willemstad, como uma das finalistas. "O mestre de cerimônias tentara aumentar a tensão em torno do nome da vencedora, mas a Miss Curaçao começou a rir e apontou a Miss Brasil como a vencedora. Um pouco desconcertado, o apresentador não teve outro remédio senão proclamar Martha a vencedora", informou o Estado na ocasião. Questionada sobre o que pensava do título, respondeu, emocionada: "Não posso falar".

Participantes do Miss Universo 1968, vencido pela brasileira Martha Vasconcellos. Foto: Acervo / Estadão

Martha Vasconcellos recebeu um prêmio de 10 mil dólares (equivalente a 32 mil cruzeiros novos na época), um contrato de publicidade de 10 mil dólares e um casaco feito com pele de chichila, avaliado em 7,5 mil dólares, além de outros prêmios menores. Apesar da euforia, ela só conseguiu contato com seus pais e familiares horas depois, por telegrama: "Tentei muitas vezes [por telefone], mas as telefonistas do hotel respondiam sempre: 'impossível'. Por favor, compreendam que me sinto muito só. Esta é a primeira vez que me separo da minha família".

À época, a escolha trouxe críticas de jornais de Hong Kong e da Venezuela, que consideraram que a eleição de Martha Vasconcellos, uma brasileira, teria ocorrido por conta de "razões políticas". O Hong Kong Standard insinuava que a "vitória selaria a amizade" entre o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, e o governo brasileiro.  Já o "Ultimas Noticias", de Caracas, afirmou que a "a superioridade da venezuelana sobre a brasileira foi evidente demais para que os juizes ignorassem", e que a questão da Miss Curaçao como 2ª colocada teria sido "influencia da política racial". Questionada em Nova York por repórteres sobre o que achava da guerra do Vietnã, Martha Vasconcellos foi impedida de responder por parte do relações públicas que a acompanhava. "Nada de perguntas políticas. Nossas misses são todas apolíticas", afirmou.

VEJA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre o Miss Brasil

Saiba 10 curiosidades do Miss Brasil

1 | 10

Miss Brasil

Foto: VIDAL CAVALCANTE/AE
2 | 10

Miss Brasil

Foto: SERGIO CASTRO/AE
3 | 10

Miss Brasil

Foto: FOTO LINDAURO GOMES/AE
4 | 10

Miss Brasil

Foto: MARCELO XIMENEZ/AE
5 | 10

Miss Brasil

Foto: FERNANDA FERNNDES/AE
6 | 10

Miss Brasil

Foto: Miss Universo/Divulgação
7 | 10

MIss Brasil

Foto: Lucas Ismael/Miss Brasil BE Emotion/Divulgação
8 | 10

Miss Brasil

Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE
9 | 10

Miss Brasil

Foto: VALERIA GONCALVEZ/AE
10 | 10

Miss Brasil

Foto: LINDAURO GOMES/AE

Em sua primeira viagem na volta ao Brasil passou pelo aeroporto de Viracopos. Após uma mudança de planos (iria para o Rio de Janeiro em seguida), passou por São Paulo pouco depois.Martha também trouxe presentes para algumas personalidades do Estado, como um berimbau para o prefeito Faria Lima. Ela também andou de helicóptero a convite do então governador Abreu Sodré. À época, Martha contou ao Estado que "nunca acreditou na sua eleição" como Miss Universo, já que Ieda havia sido eleita havia poucos anos e "não esperava outro título para o mesmo País". "Ganhei 30 vestidos, várias malas e joias, só tinha que ter excesso de bagagem", explicou no desembarque, ao citar o pagamento de uma taxa de 300 dólares pelo peso do que trouxe em seu retorno.

Miss Universo 2019 - onde assistir

O Miss Universo 2019 será realizado às 22h do domingo, 8 de dezembro. O concurso será transmitido ao vivo pelo Portal da Band na internet a partir das 21h, mesmo horário em que tem início a transmissão do canal TNTna TV fechada.

Na TV aberta, pela Band, a exibição será feita com atraso, começando a partir das 23h30 de domingo, 8, após o MasterChef, com apresentação de Renata Fan.

VEJA TAMBÉM: fotos das candidatas ao Miss Universo 2019

Miss Universo 2019: veja fotos das candidatas do concurso

1 | 72

Miss Universo 2019

Foto: Instagram
2 | 72

África do Sul - Zozibini Tunzi

Foto: Instagram / @zozitunzi
3 | 72

Alemanha - Miri Anderson

Foto: Instagram / @miriam
4 | 72

Angola - Salett Miguel

Foto: YouTube / @PlatinaLine
5 | 72

Aruba - Danna garcia

Foto: Instagram / @dannagarciiiia
6 | 72

Austrália - Priya Serrao

Foto: Instagram / @priyaserrao
7 | 72

Bahamas - Tarea Bianca Sturrup

Foto: Instagram / @missuniversegrandbahama2019
8 | 72

Bangladesh - Shirin Shela

Foto: Instagram / @shirin_shela_
9 | 72

Belize - Destinee Arnold

Foto: Instagram / @_destineearnold
10 | 72

Bolívia - Fabiana Hurtado

Foto: Instagram / @fabianahurtadotarrazona
11 | 72

Brasil - Júlia Horta

Foto: Instagram / @juliahorta
12 | 72

Bulgária - Lora Asenova

Foto: Instagram / @loasenova
13 | 72

Camboja - Elina Somnang

Foto: Instagram / @s.alynaa
14 | 72

Canadá - Alyssa Boston

Foto: Instagram / @_alyssaboston
15 | 72

Cazaquistão - Yersaiyn Alfiya

Foto: Instagram / @alfia_yersaiyn
16 | 72

Chile - Geraldine González

Foto: Instagram / @geraldinegonzam
17 | 72

Colômbia - Gabriela Tafur

Foto: Instagram / @gabrielatafur
18 | 72

Coreia do Sul - Lee Yeon Ju

Foto: Instagram / @l__yjo_o
19 | 72

Costa Rica - Paola Chacon F.

Foto: Instagram / @paolachaconcr
20 | 72

Curaçao - Kyrsha Attaf

Foto: Instagram / @kyrshaattaf
21 | 72

Dinamarca - Katja Stokholm

Foto: Instagram / @katja.stokholm
22 | 72

Egito - Diana Hamed

Foto: Instagram / @dianahamed_
23 | 72

El Salvador - Zuleika Soler

Foto: Instagram / @zuleikasoler
24 | 72

Equador - Cristina Hidalgo

Foto: Instagram / @cristihidalgob
25 | 72

Estados Unidos - Cheslie Kryst

Foto: Instagram / @chesliekryst
26 | 72

Filipinas - Gazini Ganados

Foto: Instagram / @gazinii
27 | 72

Finlândia - Anni Harjunpää

Foto: Instagram / @Anni Harjunpää
28 | 72

Georgia - Tako Adamia

Foto: Instagram / @tako_adamia
29 | 72

Guam - Sissie Luo

Foto: Instagram / @sissieluo
30 | 72

Guiné Equatorial - Serafina Nchama

Foto: Instagram / @serafina.nchama
31 | 72

Haiti - Gabriela Clesca Vallejo

Foto: Instagram / @gabriela_clesca
32 | 72

Honduras - Rosemary Arauz

Foto: Instagram / @rosemary_arauz
33 | 72

Ilhas Cayman - Kadejah Bodden

Foto: Instagram / @kadejahbodden
34 | 72

Ilhas Maurício - Ornella Lafleche

Foto: Instagram / @ornellalafleche
35 | 72

Ilhas Virgens Americanas - Andrea Piecuch

Foto: Instagram / @andreapiecuch
36 | 72

Ilhas Virgens Britânicas - Bria Smith

Foto: Instagram / @bsmithpr
37 | 72

Índia - Vartika Singh

Foto: Instagram / @vartikasinghh
38 | 72

Irlanda - Fionnghuala O'Reilly

Foto: Instagram / @figoreilly
39 | 72

Indonésia - Frederika Alexis Cull

Foto: Instagram / @frederikacull
40 | 72

Itália - Sofia Marilu Trimarco

Foto: Instagram / @sofia.marilu.trimarco
41 | 72

Jamaica - Iana Tickle Garcia

Foto: Instagram / @officialmissuniversejamaica
42 | 72

Japão - Ako Kamo

Foto: Instagram / @__ako_kamo__
43 | 72

Kosovo - Fatbardha Hoxha

Foto: Instagram / @fbardhahoxhaa
44 | 72

Laos - May Vichitta Phonevilay

Foto: Instagram / @vichittapvl
45 | 72

Lituânia - Paulita Baltrušaityt?

Foto: Instagram / @paulitabaltru
46 | 72

Malta - Teresa Ruglio

Foto: Instagram / @rugliotere
47 | 72

México - Sofía Aragón

Foto: Instagram / @sofaragon
48 | 72

Mianmar - Swe Zin Htet

Foto: Instagram / @swe_zin_htet
49 | 72

Mongólia - Gunzaya Victoria

Foto: Instagram / @gunzaya_victoria
50 | 72

Namíbia - Nadja Breytenbach

Foto: Instagram / @Nadja Breytenbach
51 | 72

Nepal - Pradeepta Adhikari

Foto: Instagram / @pradeeptaadhikarii
52 | 72

Nova Zelândia - Diamond Langi

Foto: Instagram / @diamondlangi
53 | 72

Nicarágua - Inéss López Sevilla

Foto: Instagram / @iness_sevilla
54 | 72

Nigéria - Olutosin Itohan Araromi

Foto: Instagram / @iamolutosin
55 | 72

Noruega - Helene Abildsnes

Foto: Instagram / @helene_abildsnes
56 | 72

Paraguai - Ketlin Lottermann

Foto: Instagram / @ketlinlottermann
57 | 72

Peru - Kelin Rivera Kroll

Foto: Instagram / @kelinrk
58 | 72

Polônia - Olga Bu?awa

Foto: Instagram / @olgabulawa
59 | 72

Porto Rico - Madison Anderson Berrios

Foto: Instagram / @madisonandersonberrios
60 | 72

Portugal - Sylvie da Costa Silva

Foto: Instagram / @sylvie.dacostasilva
61 | 72

Quênia - Stacy Michuki

Foto: Instagram / @missmichuki
62 | 72

República Checa - Barbora Hoda?ová

Foto: Instagram / @baruhodacova
63 | 72

República Dominicana - Clauvid Daly

Foto: Instagram / @clauviddaly
64 | 72

Romênia - Dorina Chihaia

Foto: Instagram / @dorinachihaia
65 | 72

Serra Leoa - Marie Esther Bangura

Foto: Instagram / @esther_bangura28
66 | 72

Cingapura - Mohana Prabha

Foto: Instagram / @iammohanaprabha
67 | 72

Tailândia - Fahsai Paweensuda Drouin

Foto: Instagram / @paweensuda
68 | 72

Tanzânia - Shubila Stanton

Foto: Instagram / @shubby_stanton
69 | 72

Turquia - Bilgi Nur Aydo?mu?

Foto: Instagram / @bilgiaydogmus.tr
70 | 72

Uruguai - Fiona Tenuta

Foto: Instagram / @fionatenutavanerio
71 | 72

Venezuela - Thalia Olvino

Foto: Instagram / @thaliaolvino
72 | 72

Vietnã - Mia Hoang

Foto: Instagram / @hoangthuy_official

Em 18 de julho, a emissora emitiu um comunicado informando que deixará de transmitir a competição a partir do ano que vem, 2020 (clique aqui para ler mais).

O concurso está previsto para ter início às 20h de Atlanta, o equivalente a 22h no horário de Brasília.

Quem foi a Miss Universo em 2018

Em 2018 a filipina Catriona Gray foi coroada Miss Universo. Tamaryn Green, da África do Sul, ficou na 2ª colocação, e Sthefany Gutiérrez, da Venezuela, fechou o Top 3. A brasileira Mayra Dias ficou apenas no Top 20 entre as candidatas.VEJA TAMBÉM: Miss Universo 2018 - veja fotos e relembre todas as candidatas

Miss Universo 2018: conheça quem são todas as candidatas

1 | 95

Miss Universo 2018

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP
2 | 95

África do Sul

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
3 | 95

Albânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
4 | 95

Alemanha

Foto: Diego Azubel / EFE
5 | 95

Angola

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
6 | 95

Argentina

Foto: Diego Azubel / EFE
7 | 95

Armênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
8 | 95

Aruba

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
9 | 95

Austrália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
10 | 95

Bahamas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
11 | 95

Barbados

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
12 | 95

Bélgica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
13 | 95

Belize

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
14 | 95

Bolívia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
15 | 95

Brasil

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
16 | 95

Bulgária

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
17 | 95

Camboja

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
18 | 95

Canadá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
19 | 95

Cazaquistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
20 | 95

Chile

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
21 | 95

China

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
22 | 95

Cingapura

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
23 | 95

Colômbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
24 | 95

Coreia do Sul

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
25 | 95

Costa Rica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
26 | 95

Croácia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
27 | 95

Curaçao

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
28 | 95

Dinamarca

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
29 | 95

Egito

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
30 | 95

El Salvador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
31 | 95

Equador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
32 | 95

Eslováquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
33 | 95

Espanha

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
34 | 95

Estados Unidos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
35 | 95

Filipinas

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
36 | 95

Finlândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
37 | 95

França

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
38 | 95

Gana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
39 | 95

Geórgia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
40 | 95

Reino Unido

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
41 | 95

Grécia

Foto: Diego Azubel / EFE
42 | 95

Guam

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
43 | 95

Guatemala

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
44 | 95

Haiti

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
45 | 95

Holanda

Foto: Diego Azubel / EFE
46 | 95

Honduras

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
47 | 95

Hungria

Foto: Gemunu Amarasinghe / AP
48 | 95

Ilhas Cayman

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
49 | 95

Ilhas Virgens Americanas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
50 | 95

Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
51 | 95

Índia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
52 | 95

Indonésia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
53 | 95

Irlanda

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
54 | 95

Islândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
55 | 95

Israel

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
56 | 95

Itália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
57 | 95

Jamaica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
58 | 95

Japão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
59 | 95

Kosovo

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
60 | 95

Laos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
61 | 95

Líbano

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
62 | 95

Malásia

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
63 | 95

Malta

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
64 | 95

Ilhas Maurício

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
65 | 95

México

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
66 | 95

Mianmar

Foto: Diego Azubel / EFE
67 | 95

Mongólia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
68 | 95

Namíbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
69 | 95

Nepal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
70 | 95

Nicarágua

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
71 | 95

Nigéria

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
72 | 95

Noruega

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
73 | 95

Nova Zelândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
74 | 95

Panamá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
75 | 95

Paraguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
76 | 95

Peru

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
77 | 95

Polônia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
78 | 95

Porto Rico

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
79 | 95

Portugal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
80 | 95

Quênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
81 | 95

Quirguistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
82 | 95

República Checa

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
83 | 95

República Dominicana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
84 | 95

Rússia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
85 | 95

Santa Lúcia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
86 | 95

Sri Lanka

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
87 | 95

Suécia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
88 | 95

Suíça

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
89 | 95

Tailândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
90 | 95

Turquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
91 | 95

Ucrânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
92 | 95

Uruguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
93 | 95

Venezuela

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
94 | 95

Vietnã

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
95 | 95

Zâmbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

Quem é a Miss Brasil 2019

Júlia Horta foi coroada a Miss Brasil em 2019 em 10 de março e representará o País no Miss Universo.

A mineira de Juiz de Fora é jornalista e superou a cearense Luana Lobo, 2ª colocada do concurso, e a paulista Bianca Lopes, que ficou na 3ª posição.

VEJA TAMBÉM: Miss Brasil 2019 - Veja fotos e relembre todas as candidatas do concurso que deu a vaga de Júlia Horta ao Miss Universo 2019 

Miss Brasil 2019: veja fotos e conheça todas as candidatas

1 | 28

Miss Brasil 2019

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
2 | 28

Acre - Sayonara Moura

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
3 | 28

Alagoas - Raissa Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
4 | 28

Amapá - Brenda Lazareth

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
5 | 28

Amazonas - Lorena Alencar

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
6 | 28

Bahia - Liliane Natiele

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
7 | 28

Ceará - Luana Lobo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
8 | 28

Distrito Federal - Gabriela Borges

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
9 | 28

Espírito Santo - Thainá Castro

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
10 | 28

Goiás - Isadora Dantas

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
11 | 28

Maranhão - Anna Carolina Sousa

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
12 | 28

Mato Grosso - Ingrid Santin

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
13 | 28

Mato Grosso do Sul - Priscilla Vacchiano

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
14 | 28

Minas Gerais - Júlia Horta

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
15 | 28

Pará - Wilma Paulino

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
16 | 28

Paraíba - Kennya Araújo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
17 | 28

Paraná - Djenifer Frey

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
18 | 28

Pernambuco - Bárbara Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
19 | 28

Piauí - Dagmara Landim

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
20 | 28

Rio de Janeiro - Isadora Meira

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
21 | 28

Rio Grande do Norte - Erika Fontes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
22 | 28

Rio Grande do Sul - Bianca Scheren

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
23 | 28

Rondônia - Hunaide Horitham

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
24 | 28

Roraima - Natali Vitória

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
25 | 28

Santa Catarina - Patrícia Marafon

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
26 | 28

São Paulo - Bianca Lopes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
27 | 28

Sergipe - Ingrid Moraes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
28 | 28

Tocantins - Alessandra Almeida

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil, ao lado de outras participantes do Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O Miss Universo 2019 ocorre neste domingo, 8. O Brasil será representado pela mineira Júlia Hortavencedora do Miss Brasil em março. Ela tentará se tornar a terceira brasileira vencedora do concurso, ao lado de Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos.

A última coroa foi conquistada pela baiana Martha, a Miss Universo 1968. Cinco anos antes, foi a vez da gaúcha Ieda se tornar a Miss Universo 1963, título até então inédito para o País.

Relembre abaixo um pouco mais sobre as conquistas do Brasil no Miss Universo.

Ieda Vargas, a Miss Universo 1963

A brasileira Ieda Maria Vargas venceu o concurso de Miss Universo 1963 realizado em Miami, nos Estados Unidos, na madrugada de 21 de julho de 1963. Ao todo, eram 50 competidoras.

Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil 1963. Foto: Acervo / Estadão

Ela superou a Miss Dinamarca, Aino Korva, vice-campeã, e a Miss Irlanda, Marlene McKeown. A vencedora do desfile de melhor traje típico foi a Miss Israel, Sherin Ibrahim, e os fotógrafos escolheram a 3ª colocada como a mais fotogênica.

Em Brasília, Ieda Maria Vargas conheceu o presidente João Goulart e desfilou em carro do corpo de bombeiros pelas ruas da capital. Quando passou em frente à Esplanada dos Ministérios, recebeu uma 'chuva' de papel picado.

A primeira-dama Maria Teresa Goulart pediu desculpas por não ter decorado o palácio com flores. O motivo era o luto vivido pela recente morte da mãe do presidente. No Rio Grande do Sul, recebeu as chaves da cidade do prefeito e um banquete em sua homenagem no Palácio Piratini por parte do governador.

VEJA TAMBÉM: Miss Universo - relembre as vencedoras do concurso neste século

Miss Universo: relembre as vencedoras do concurso neste século

1 | 21

Miss Universo

Foto: Colin Braley / Reuters | Steve Marcus / Reuters | Athit Perawongmetha / Reuters
2 | 21

Miss Universo 2001 - Denise Quiñones - Porto Rico

Foto: Colin Braley / Reuters
3 | 21

Miss Universo 2003 - Amelia Vega - República Dominicana

Foto: Instagram / @ameliavega
4 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Guillermo Granja / Reuters
5 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Instagram / @jenhawkins_
6 | 21

Miss Universo 2005 - Natalie Glebova - Canadá

Foto: Sukree Sukplang / Reuters
7 | 21

Miss Universo 2006 - Zuleyka Rivera Mendoza - Porto Rico

Foto: Instagram / @zuleykarivera87
8 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Andrew Winning / Reuters
9 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Instagram / @riyomori_
10 | 21

Miss Universo 2009 - Stefanía Fernández - Venezuela

Foto: Lucas Jackson / Reuters
11 | 21

Miss Universo 2010 - Ximena Navarrete - México

Foto: Instagram / @ximenanr
12 | 21

Miss Universo 2011 - Leila Lopes - Angola

Foto: Instagram / @officialeilalopes
13 | 21

Miss Universo 2012 - Olivia Culpo - Estados Unidos

Foto: Instagram / @oliviaculpo
14 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Maxim Shemetov / Reuters
15 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Instagram / @gabrielaisler
16 | 21

Miss Universo 2014 - Paulina Vega - Colômbia

Foto: Instagram / @paulinavegadiep
17 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Erik de Castro / Reuters
18 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Instagram / @piawurtzbach
19 | 21

Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel-Peters - África do Sul

Foto: Instagram / @demileighnp
20 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
21 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Instagram / @catriona_gray

Também passou por outros Estados, como o Espírito Santo e o Pará, onde, em Belém, foi recebida por cerca de 3 mil pessoas.  Em 15 de agosto, passou pelo Rio de Janeiro, onde teve que interromper uma entrevista por conta da invasão de parte do público ao local onde falava com jornalistas. Ieda Maria Vargas desfilou na Exposição Norte-Americana da Quinta da Boa Vista. Após a apresentação, foi para um camarim seguida por um fotógrafo, que acabou levando bronca de um funcionário, dando origem a uma discussão.

Ieda Maria Vargas é recebida com festa ao desembarcar no aeroporto de Brasília como a Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O fotógrafo entrou no pequeno espaço do camarim, acompanhado por outros três colegas. Por conta disso, o funcionário deu um soco no fotógrafo, fazendo com que fosse necessária a ação da Polícia Militar, com golpes de cassetete. A Miss Universo, então, chorou por conta da situação e precisou sair às pressas, desmaiando ao entrar em um carro.

Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968

Em 1968, Martha Vasconcellos conquistou a segunda coroa da história do concurso para o Brasil. Ao todo, foram 65 participantes àquele ano.

Página de 'O Estado de S. Paulo' sobre Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968. Foto: Acervo / Estadão

À época com 20 anos de idade e natural de Salvador, a candidata chegou a levar um cabeleireiro diretamente da Bahia para ajudá-la no concurso. Antes, já havia se sagrado Miss Bahia e Miss Brasil. A brasileira foi a 2ª colocada na etapa com roupas de banho do concurso, vencida pela Miss Estados Unidos, Didi Anstett, chegando à derradeira noite com boas chances. O desfile de trajes típicos foi vencido pela Miss Colômbia, Luz Elena Restrepo.

O 'título' de Miss Fotogênica, dado por fotógrafos, ficou com a Miss Iugoslávia, Dalibirka Stojsic.  A noite contou também com alguns acidentes. Lucienne Kier, Miss Luxemburgo que tinha 18 anos à época, teve um sangramento no nariz e precisou desfilar com algodão. Já a Miss Malta, 22, desmaiou no palco e só voltou após alguém abaná-la com um jornal.

Pouco depois da meia-noite (horário de Brasília) do domingo, 14 de julho de 1968, Martha Vasconcellos se viu diante de Anne Marie Braafheid, a Miss Curaçao, jovem negra da cidade de Willemstad, como uma das finalistas. "O mestre de cerimônias tentara aumentar a tensão em torno do nome da vencedora, mas a Miss Curaçao começou a rir e apontou a Miss Brasil como a vencedora. Um pouco desconcertado, o apresentador não teve outro remédio senão proclamar Martha a vencedora", informou o Estado na ocasião. Questionada sobre o que pensava do título, respondeu, emocionada: "Não posso falar".

Participantes do Miss Universo 1968, vencido pela brasileira Martha Vasconcellos. Foto: Acervo / Estadão

Martha Vasconcellos recebeu um prêmio de 10 mil dólares (equivalente a 32 mil cruzeiros novos na época), um contrato de publicidade de 10 mil dólares e um casaco feito com pele de chichila, avaliado em 7,5 mil dólares, além de outros prêmios menores. Apesar da euforia, ela só conseguiu contato com seus pais e familiares horas depois, por telegrama: "Tentei muitas vezes [por telefone], mas as telefonistas do hotel respondiam sempre: 'impossível'. Por favor, compreendam que me sinto muito só. Esta é a primeira vez que me separo da minha família".

À época, a escolha trouxe críticas de jornais de Hong Kong e da Venezuela, que consideraram que a eleição de Martha Vasconcellos, uma brasileira, teria ocorrido por conta de "razões políticas". O Hong Kong Standard insinuava que a "vitória selaria a amizade" entre o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, e o governo brasileiro.  Já o "Ultimas Noticias", de Caracas, afirmou que a "a superioridade da venezuelana sobre a brasileira foi evidente demais para que os juizes ignorassem", e que a questão da Miss Curaçao como 2ª colocada teria sido "influencia da política racial". Questionada em Nova York por repórteres sobre o que achava da guerra do Vietnã, Martha Vasconcellos foi impedida de responder por parte do relações públicas que a acompanhava. "Nada de perguntas políticas. Nossas misses são todas apolíticas", afirmou.

VEJA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre o Miss Brasil

Saiba 10 curiosidades do Miss Brasil

1 | 10

Miss Brasil

Foto: VIDAL CAVALCANTE/AE
2 | 10

Miss Brasil

Foto: SERGIO CASTRO/AE
3 | 10

Miss Brasil

Foto: FOTO LINDAURO GOMES/AE
4 | 10

Miss Brasil

Foto: MARCELO XIMENEZ/AE
5 | 10

Miss Brasil

Foto: FERNANDA FERNNDES/AE
6 | 10

Miss Brasil

Foto: Miss Universo/Divulgação
7 | 10

MIss Brasil

Foto: Lucas Ismael/Miss Brasil BE Emotion/Divulgação
8 | 10

Miss Brasil

Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE
9 | 10

Miss Brasil

Foto: VALERIA GONCALVEZ/AE
10 | 10

Miss Brasil

Foto: LINDAURO GOMES/AE

Em sua primeira viagem na volta ao Brasil passou pelo aeroporto de Viracopos. Após uma mudança de planos (iria para o Rio de Janeiro em seguida), passou por São Paulo pouco depois.Martha também trouxe presentes para algumas personalidades do Estado, como um berimbau para o prefeito Faria Lima. Ela também andou de helicóptero a convite do então governador Abreu Sodré. À época, Martha contou ao Estado que "nunca acreditou na sua eleição" como Miss Universo, já que Ieda havia sido eleita havia poucos anos e "não esperava outro título para o mesmo País". "Ganhei 30 vestidos, várias malas e joias, só tinha que ter excesso de bagagem", explicou no desembarque, ao citar o pagamento de uma taxa de 300 dólares pelo peso do que trouxe em seu retorno.

Miss Universo 2019 - onde assistir

O Miss Universo 2019 será realizado às 22h do domingo, 8 de dezembro. O concurso será transmitido ao vivo pelo Portal da Band na internet a partir das 21h, mesmo horário em que tem início a transmissão do canal TNTna TV fechada.

Na TV aberta, pela Band, a exibição será feita com atraso, começando a partir das 23h30 de domingo, 8, após o MasterChef, com apresentação de Renata Fan.

VEJA TAMBÉM: fotos das candidatas ao Miss Universo 2019

Miss Universo 2019: veja fotos das candidatas do concurso

1 | 72

Miss Universo 2019

Foto: Instagram
2 | 72

África do Sul - Zozibini Tunzi

Foto: Instagram / @zozitunzi
3 | 72

Alemanha - Miri Anderson

Foto: Instagram / @miriam
4 | 72

Angola - Salett Miguel

Foto: YouTube / @PlatinaLine
5 | 72

Aruba - Danna garcia

Foto: Instagram / @dannagarciiiia
6 | 72

Austrália - Priya Serrao

Foto: Instagram / @priyaserrao
7 | 72

Bahamas - Tarea Bianca Sturrup

Foto: Instagram / @missuniversegrandbahama2019
8 | 72

Bangladesh - Shirin Shela

Foto: Instagram / @shirin_shela_
9 | 72

Belize - Destinee Arnold

Foto: Instagram / @_destineearnold
10 | 72

Bolívia - Fabiana Hurtado

Foto: Instagram / @fabianahurtadotarrazona
11 | 72

Brasil - Júlia Horta

Foto: Instagram / @juliahorta
12 | 72

Bulgária - Lora Asenova

Foto: Instagram / @loasenova
13 | 72

Camboja - Elina Somnang

Foto: Instagram / @s.alynaa
14 | 72

Canadá - Alyssa Boston

Foto: Instagram / @_alyssaboston
15 | 72

Cazaquistão - Yersaiyn Alfiya

Foto: Instagram / @alfia_yersaiyn
16 | 72

Chile - Geraldine González

Foto: Instagram / @geraldinegonzam
17 | 72

Colômbia - Gabriela Tafur

Foto: Instagram / @gabrielatafur
18 | 72

Coreia do Sul - Lee Yeon Ju

Foto: Instagram / @l__yjo_o
19 | 72

Costa Rica - Paola Chacon F.

Foto: Instagram / @paolachaconcr
20 | 72

Curaçao - Kyrsha Attaf

Foto: Instagram / @kyrshaattaf
21 | 72

Dinamarca - Katja Stokholm

Foto: Instagram / @katja.stokholm
22 | 72

Egito - Diana Hamed

Foto: Instagram / @dianahamed_
23 | 72

El Salvador - Zuleika Soler

Foto: Instagram / @zuleikasoler
24 | 72

Equador - Cristina Hidalgo

Foto: Instagram / @cristihidalgob
25 | 72

Estados Unidos - Cheslie Kryst

Foto: Instagram / @chesliekryst
26 | 72

Filipinas - Gazini Ganados

Foto: Instagram / @gazinii
27 | 72

Finlândia - Anni Harjunpää

Foto: Instagram / @Anni Harjunpää
28 | 72

Georgia - Tako Adamia

Foto: Instagram / @tako_adamia
29 | 72

Guam - Sissie Luo

Foto: Instagram / @sissieluo
30 | 72

Guiné Equatorial - Serafina Nchama

Foto: Instagram / @serafina.nchama
31 | 72

Haiti - Gabriela Clesca Vallejo

Foto: Instagram / @gabriela_clesca
32 | 72

Honduras - Rosemary Arauz

Foto: Instagram / @rosemary_arauz
33 | 72

Ilhas Cayman - Kadejah Bodden

Foto: Instagram / @kadejahbodden
34 | 72

Ilhas Maurício - Ornella Lafleche

Foto: Instagram / @ornellalafleche
35 | 72

Ilhas Virgens Americanas - Andrea Piecuch

Foto: Instagram / @andreapiecuch
36 | 72

Ilhas Virgens Britânicas - Bria Smith

Foto: Instagram / @bsmithpr
37 | 72

Índia - Vartika Singh

Foto: Instagram / @vartikasinghh
38 | 72

Irlanda - Fionnghuala O'Reilly

Foto: Instagram / @figoreilly
39 | 72

Indonésia - Frederika Alexis Cull

Foto: Instagram / @frederikacull
40 | 72

Itália - Sofia Marilu Trimarco

Foto: Instagram / @sofia.marilu.trimarco
41 | 72

Jamaica - Iana Tickle Garcia

Foto: Instagram / @officialmissuniversejamaica
42 | 72

Japão - Ako Kamo

Foto: Instagram / @__ako_kamo__
43 | 72

Kosovo - Fatbardha Hoxha

Foto: Instagram / @fbardhahoxhaa
44 | 72

Laos - May Vichitta Phonevilay

Foto: Instagram / @vichittapvl
45 | 72

Lituânia - Paulita Baltrušaityt?

Foto: Instagram / @paulitabaltru
46 | 72

Malta - Teresa Ruglio

Foto: Instagram / @rugliotere
47 | 72

México - Sofía Aragón

Foto: Instagram / @sofaragon
48 | 72

Mianmar - Swe Zin Htet

Foto: Instagram / @swe_zin_htet
49 | 72

Mongólia - Gunzaya Victoria

Foto: Instagram / @gunzaya_victoria
50 | 72

Namíbia - Nadja Breytenbach

Foto: Instagram / @Nadja Breytenbach
51 | 72

Nepal - Pradeepta Adhikari

Foto: Instagram / @pradeeptaadhikarii
52 | 72

Nova Zelândia - Diamond Langi

Foto: Instagram / @diamondlangi
53 | 72

Nicarágua - Inéss López Sevilla

Foto: Instagram / @iness_sevilla
54 | 72

Nigéria - Olutosin Itohan Araromi

Foto: Instagram / @iamolutosin
55 | 72

Noruega - Helene Abildsnes

Foto: Instagram / @helene_abildsnes
56 | 72

Paraguai - Ketlin Lottermann

Foto: Instagram / @ketlinlottermann
57 | 72

Peru - Kelin Rivera Kroll

Foto: Instagram / @kelinrk
58 | 72

Polônia - Olga Bu?awa

Foto: Instagram / @olgabulawa
59 | 72

Porto Rico - Madison Anderson Berrios

Foto: Instagram / @madisonandersonberrios
60 | 72

Portugal - Sylvie da Costa Silva

Foto: Instagram / @sylvie.dacostasilva
61 | 72

Quênia - Stacy Michuki

Foto: Instagram / @missmichuki
62 | 72

República Checa - Barbora Hoda?ová

Foto: Instagram / @baruhodacova
63 | 72

República Dominicana - Clauvid Daly

Foto: Instagram / @clauviddaly
64 | 72

Romênia - Dorina Chihaia

Foto: Instagram / @dorinachihaia
65 | 72

Serra Leoa - Marie Esther Bangura

Foto: Instagram / @esther_bangura28
66 | 72

Cingapura - Mohana Prabha

Foto: Instagram / @iammohanaprabha
67 | 72

Tailândia - Fahsai Paweensuda Drouin

Foto: Instagram / @paweensuda
68 | 72

Tanzânia - Shubila Stanton

Foto: Instagram / @shubby_stanton
69 | 72

Turquia - Bilgi Nur Aydo?mu?

Foto: Instagram / @bilgiaydogmus.tr
70 | 72

Uruguai - Fiona Tenuta

Foto: Instagram / @fionatenutavanerio
71 | 72

Venezuela - Thalia Olvino

Foto: Instagram / @thaliaolvino
72 | 72

Vietnã - Mia Hoang

Foto: Instagram / @hoangthuy_official

Em 18 de julho, a emissora emitiu um comunicado informando que deixará de transmitir a competição a partir do ano que vem, 2020 (clique aqui para ler mais).

O concurso está previsto para ter início às 20h de Atlanta, o equivalente a 22h no horário de Brasília.

Quem foi a Miss Universo em 2018

Em 2018 a filipina Catriona Gray foi coroada Miss Universo. Tamaryn Green, da África do Sul, ficou na 2ª colocação, e Sthefany Gutiérrez, da Venezuela, fechou o Top 3. A brasileira Mayra Dias ficou apenas no Top 20 entre as candidatas.VEJA TAMBÉM: Miss Universo 2018 - veja fotos e relembre todas as candidatas

Miss Universo 2018: conheça quem são todas as candidatas

1 | 95

Miss Universo 2018

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP
2 | 95

África do Sul

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
3 | 95

Albânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
4 | 95

Alemanha

Foto: Diego Azubel / EFE
5 | 95

Angola

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
6 | 95

Argentina

Foto: Diego Azubel / EFE
7 | 95

Armênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
8 | 95

Aruba

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
9 | 95

Austrália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
10 | 95

Bahamas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
11 | 95

Barbados

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
12 | 95

Bélgica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
13 | 95

Belize

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
14 | 95

Bolívia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
15 | 95

Brasil

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
16 | 95

Bulgária

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
17 | 95

Camboja

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
18 | 95

Canadá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
19 | 95

Cazaquistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
20 | 95

Chile

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
21 | 95

China

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
22 | 95

Cingapura

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
23 | 95

Colômbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
24 | 95

Coreia do Sul

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
25 | 95

Costa Rica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
26 | 95

Croácia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
27 | 95

Curaçao

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
28 | 95

Dinamarca

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
29 | 95

Egito

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
30 | 95

El Salvador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
31 | 95

Equador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
32 | 95

Eslováquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
33 | 95

Espanha

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
34 | 95

Estados Unidos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
35 | 95

Filipinas

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
36 | 95

Finlândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
37 | 95

França

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
38 | 95

Gana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
39 | 95

Geórgia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
40 | 95

Reino Unido

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
41 | 95

Grécia

Foto: Diego Azubel / EFE
42 | 95

Guam

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
43 | 95

Guatemala

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
44 | 95

Haiti

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
45 | 95

Holanda

Foto: Diego Azubel / EFE
46 | 95

Honduras

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
47 | 95

Hungria

Foto: Gemunu Amarasinghe / AP
48 | 95

Ilhas Cayman

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
49 | 95

Ilhas Virgens Americanas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
50 | 95

Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
51 | 95

Índia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
52 | 95

Indonésia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
53 | 95

Irlanda

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
54 | 95

Islândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
55 | 95

Israel

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
56 | 95

Itália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
57 | 95

Jamaica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
58 | 95

Japão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
59 | 95

Kosovo

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
60 | 95

Laos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
61 | 95

Líbano

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
62 | 95

Malásia

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
63 | 95

Malta

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
64 | 95

Ilhas Maurício

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
65 | 95

México

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
66 | 95

Mianmar

Foto: Diego Azubel / EFE
67 | 95

Mongólia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
68 | 95

Namíbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
69 | 95

Nepal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
70 | 95

Nicarágua

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
71 | 95

Nigéria

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
72 | 95

Noruega

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
73 | 95

Nova Zelândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
74 | 95

Panamá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
75 | 95

Paraguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
76 | 95

Peru

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
77 | 95

Polônia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
78 | 95

Porto Rico

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
79 | 95

Portugal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
80 | 95

Quênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
81 | 95

Quirguistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
82 | 95

República Checa

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
83 | 95

República Dominicana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
84 | 95

Rússia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
85 | 95

Santa Lúcia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
86 | 95

Sri Lanka

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
87 | 95

Suécia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
88 | 95

Suíça

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
89 | 95

Tailândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
90 | 95

Turquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
91 | 95

Ucrânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
92 | 95

Uruguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
93 | 95

Venezuela

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
94 | 95

Vietnã

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
95 | 95

Zâmbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

Quem é a Miss Brasil 2019

Júlia Horta foi coroada a Miss Brasil em 2019 em 10 de março e representará o País no Miss Universo.

A mineira de Juiz de Fora é jornalista e superou a cearense Luana Lobo, 2ª colocada do concurso, e a paulista Bianca Lopes, que ficou na 3ª posição.

VEJA TAMBÉM: Miss Brasil 2019 - Veja fotos e relembre todas as candidatas do concurso que deu a vaga de Júlia Horta ao Miss Universo 2019 

Miss Brasil 2019: veja fotos e conheça todas as candidatas

1 | 28

Miss Brasil 2019

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
2 | 28

Acre - Sayonara Moura

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
3 | 28

Alagoas - Raissa Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
4 | 28

Amapá - Brenda Lazareth

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
5 | 28

Amazonas - Lorena Alencar

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
6 | 28

Bahia - Liliane Natiele

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
7 | 28

Ceará - Luana Lobo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
8 | 28

Distrito Federal - Gabriela Borges

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
9 | 28

Espírito Santo - Thainá Castro

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
10 | 28

Goiás - Isadora Dantas

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
11 | 28

Maranhão - Anna Carolina Sousa

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
12 | 28

Mato Grosso - Ingrid Santin

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
13 | 28

Mato Grosso do Sul - Priscilla Vacchiano

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
14 | 28

Minas Gerais - Júlia Horta

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
15 | 28

Pará - Wilma Paulino

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
16 | 28

Paraíba - Kennya Araújo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
17 | 28

Paraná - Djenifer Frey

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
18 | 28

Pernambuco - Bárbara Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
19 | 28

Piauí - Dagmara Landim

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
20 | 28

Rio de Janeiro - Isadora Meira

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
21 | 28

Rio Grande do Norte - Erika Fontes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
22 | 28

Rio Grande do Sul - Bianca Scheren

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
23 | 28

Rondônia - Hunaide Horitham

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
24 | 28

Roraima - Natali Vitória

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
25 | 28

Santa Catarina - Patrícia Marafon

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
26 | 28

São Paulo - Bianca Lopes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
27 | 28

Sergipe - Ingrid Moraes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
28 | 28

Tocantins - Alessandra Almeida

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil, ao lado de outras participantes do Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O Miss Universo 2019 ocorre neste domingo, 8. O Brasil será representado pela mineira Júlia Hortavencedora do Miss Brasil em março. Ela tentará se tornar a terceira brasileira vencedora do concurso, ao lado de Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos.

A última coroa foi conquistada pela baiana Martha, a Miss Universo 1968. Cinco anos antes, foi a vez da gaúcha Ieda se tornar a Miss Universo 1963, título até então inédito para o País.

Relembre abaixo um pouco mais sobre as conquistas do Brasil no Miss Universo.

Ieda Vargas, a Miss Universo 1963

A brasileira Ieda Maria Vargas venceu o concurso de Miss Universo 1963 realizado em Miami, nos Estados Unidos, na madrugada de 21 de julho de 1963. Ao todo, eram 50 competidoras.

Ieda Maria Vargas, a Miss Brasil 1963. Foto: Acervo / Estadão

Ela superou a Miss Dinamarca, Aino Korva, vice-campeã, e a Miss Irlanda, Marlene McKeown. A vencedora do desfile de melhor traje típico foi a Miss Israel, Sherin Ibrahim, e os fotógrafos escolheram a 3ª colocada como a mais fotogênica.

Em Brasília, Ieda Maria Vargas conheceu o presidente João Goulart e desfilou em carro do corpo de bombeiros pelas ruas da capital. Quando passou em frente à Esplanada dos Ministérios, recebeu uma 'chuva' de papel picado.

A primeira-dama Maria Teresa Goulart pediu desculpas por não ter decorado o palácio com flores. O motivo era o luto vivido pela recente morte da mãe do presidente. No Rio Grande do Sul, recebeu as chaves da cidade do prefeito e um banquete em sua homenagem no Palácio Piratini por parte do governador.

VEJA TAMBÉM: Miss Universo - relembre as vencedoras do concurso neste século

Miss Universo: relembre as vencedoras do concurso neste século

1 | 21

Miss Universo

Foto: Colin Braley / Reuters | Steve Marcus / Reuters | Athit Perawongmetha / Reuters
2 | 21

Miss Universo 2001 - Denise Quiñones - Porto Rico

Foto: Colin Braley / Reuters
3 | 21

Miss Universo 2003 - Amelia Vega - República Dominicana

Foto: Instagram / @ameliavega
4 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Guillermo Granja / Reuters
5 | 21

Miss Universo 2004 - Jennifer Hawkins - Austrália

Foto: Instagram / @jenhawkins_
6 | 21

Miss Universo 2005 - Natalie Glebova - Canadá

Foto: Sukree Sukplang / Reuters
7 | 21

Miss Universo 2006 - Zuleyka Rivera Mendoza - Porto Rico

Foto: Instagram / @zuleykarivera87
8 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Andrew Winning / Reuters
9 | 21

Miss Universo 2007 - Riyo Mori - Japão

Foto: Instagram / @riyomori_
10 | 21

Miss Universo 2009 - Stefanía Fernández - Venezuela

Foto: Lucas Jackson / Reuters
11 | 21

Miss Universo 2010 - Ximena Navarrete - México

Foto: Instagram / @ximenanr
12 | 21

Miss Universo 2011 - Leila Lopes - Angola

Foto: Instagram / @officialeilalopes
13 | 21

Miss Universo 2012 - Olivia Culpo - Estados Unidos

Foto: Instagram / @oliviaculpo
14 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Maxim Shemetov / Reuters
15 | 21

Miss Universo 2013 - Gabriela Isler - Venezuela

Foto: Instagram / @gabrielaisler
16 | 21

Miss Universo 2014 - Paulina Vega - Colômbia

Foto: Instagram / @paulinavegadiep
17 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Erik de Castro / Reuters
18 | 21

Miss Universo 2015 - Pia Wurtzbach - Filipinas

Foto: Instagram / @piawurtzbach
19 | 21

Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel-Peters - África do Sul

Foto: Instagram / @demileighnp
20 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
21 | 21

Miss Universo 2018 - Catriona Gray - Filipinas

Foto: Instagram / @catriona_gray

Também passou por outros Estados, como o Espírito Santo e o Pará, onde, em Belém, foi recebida por cerca de 3 mil pessoas.  Em 15 de agosto, passou pelo Rio de Janeiro, onde teve que interromper uma entrevista por conta da invasão de parte do público ao local onde falava com jornalistas. Ieda Maria Vargas desfilou na Exposição Norte-Americana da Quinta da Boa Vista. Após a apresentação, foi para um camarim seguida por um fotógrafo, que acabou levando bronca de um funcionário, dando origem a uma discussão.

Ieda Maria Vargas é recebida com festa ao desembarcar no aeroporto de Brasília como a Miss Universo 1963. Foto: Acervo / Estadão

O fotógrafo entrou no pequeno espaço do camarim, acompanhado por outros três colegas. Por conta disso, o funcionário deu um soco no fotógrafo, fazendo com que fosse necessária a ação da Polícia Militar, com golpes de cassetete. A Miss Universo, então, chorou por conta da situação e precisou sair às pressas, desmaiando ao entrar em um carro.

Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968

Em 1968, Martha Vasconcellos conquistou a segunda coroa da história do concurso para o Brasil. Ao todo, foram 65 participantes àquele ano.

Página de 'O Estado de S. Paulo' sobre Martha Vasconcellos, a Miss Universo 1968. Foto: Acervo / Estadão

À época com 20 anos de idade e natural de Salvador, a candidata chegou a levar um cabeleireiro diretamente da Bahia para ajudá-la no concurso. Antes, já havia se sagrado Miss Bahia e Miss Brasil. A brasileira foi a 2ª colocada na etapa com roupas de banho do concurso, vencida pela Miss Estados Unidos, Didi Anstett, chegando à derradeira noite com boas chances. O desfile de trajes típicos foi vencido pela Miss Colômbia, Luz Elena Restrepo.

O 'título' de Miss Fotogênica, dado por fotógrafos, ficou com a Miss Iugoslávia, Dalibirka Stojsic.  A noite contou também com alguns acidentes. Lucienne Kier, Miss Luxemburgo que tinha 18 anos à época, teve um sangramento no nariz e precisou desfilar com algodão. Já a Miss Malta, 22, desmaiou no palco e só voltou após alguém abaná-la com um jornal.

Pouco depois da meia-noite (horário de Brasília) do domingo, 14 de julho de 1968, Martha Vasconcellos se viu diante de Anne Marie Braafheid, a Miss Curaçao, jovem negra da cidade de Willemstad, como uma das finalistas. "O mestre de cerimônias tentara aumentar a tensão em torno do nome da vencedora, mas a Miss Curaçao começou a rir e apontou a Miss Brasil como a vencedora. Um pouco desconcertado, o apresentador não teve outro remédio senão proclamar Martha a vencedora", informou o Estado na ocasião. Questionada sobre o que pensava do título, respondeu, emocionada: "Não posso falar".

Participantes do Miss Universo 1968, vencido pela brasileira Martha Vasconcellos. Foto: Acervo / Estadão

Martha Vasconcellos recebeu um prêmio de 10 mil dólares (equivalente a 32 mil cruzeiros novos na época), um contrato de publicidade de 10 mil dólares e um casaco feito com pele de chichila, avaliado em 7,5 mil dólares, além de outros prêmios menores. Apesar da euforia, ela só conseguiu contato com seus pais e familiares horas depois, por telegrama: "Tentei muitas vezes [por telefone], mas as telefonistas do hotel respondiam sempre: 'impossível'. Por favor, compreendam que me sinto muito só. Esta é a primeira vez que me separo da minha família".

À época, a escolha trouxe críticas de jornais de Hong Kong e da Venezuela, que consideraram que a eleição de Martha Vasconcellos, uma brasileira, teria ocorrido por conta de "razões políticas". O Hong Kong Standard insinuava que a "vitória selaria a amizade" entre o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, e o governo brasileiro.  Já o "Ultimas Noticias", de Caracas, afirmou que a "a superioridade da venezuelana sobre a brasileira foi evidente demais para que os juizes ignorassem", e que a questão da Miss Curaçao como 2ª colocada teria sido "influencia da política racial". Questionada em Nova York por repórteres sobre o que achava da guerra do Vietnã, Martha Vasconcellos foi impedida de responder por parte do relações públicas que a acompanhava. "Nada de perguntas políticas. Nossas misses são todas apolíticas", afirmou.

VEJA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre o Miss Brasil

Saiba 10 curiosidades do Miss Brasil

1 | 10

Miss Brasil

Foto: VIDAL CAVALCANTE/AE
2 | 10

Miss Brasil

Foto: SERGIO CASTRO/AE
3 | 10

Miss Brasil

Foto: FOTO LINDAURO GOMES/AE
4 | 10

Miss Brasil

Foto: MARCELO XIMENEZ/AE
5 | 10

Miss Brasil

Foto: FERNANDA FERNNDES/AE
6 | 10

Miss Brasil

Foto: Miss Universo/Divulgação
7 | 10

MIss Brasil

Foto: Lucas Ismael/Miss Brasil BE Emotion/Divulgação
8 | 10

Miss Brasil

Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE
9 | 10

Miss Brasil

Foto: VALERIA GONCALVEZ/AE
10 | 10

Miss Brasil

Foto: LINDAURO GOMES/AE

Em sua primeira viagem na volta ao Brasil passou pelo aeroporto de Viracopos. Após uma mudança de planos (iria para o Rio de Janeiro em seguida), passou por São Paulo pouco depois.Martha também trouxe presentes para algumas personalidades do Estado, como um berimbau para o prefeito Faria Lima. Ela também andou de helicóptero a convite do então governador Abreu Sodré. À época, Martha contou ao Estado que "nunca acreditou na sua eleição" como Miss Universo, já que Ieda havia sido eleita havia poucos anos e "não esperava outro título para o mesmo País". "Ganhei 30 vestidos, várias malas e joias, só tinha que ter excesso de bagagem", explicou no desembarque, ao citar o pagamento de uma taxa de 300 dólares pelo peso do que trouxe em seu retorno.

Miss Universo 2019 - onde assistir

O Miss Universo 2019 será realizado às 22h do domingo, 8 de dezembro. O concurso será transmitido ao vivo pelo Portal da Band na internet a partir das 21h, mesmo horário em que tem início a transmissão do canal TNTna TV fechada.

Na TV aberta, pela Band, a exibição será feita com atraso, começando a partir das 23h30 de domingo, 8, após o MasterChef, com apresentação de Renata Fan.

VEJA TAMBÉM: fotos das candidatas ao Miss Universo 2019

Miss Universo 2019: veja fotos das candidatas do concurso

1 | 72

Miss Universo 2019

Foto: Instagram
2 | 72

África do Sul - Zozibini Tunzi

Foto: Instagram / @zozitunzi
3 | 72

Alemanha - Miri Anderson

Foto: Instagram / @miriam
4 | 72

Angola - Salett Miguel

Foto: YouTube / @PlatinaLine
5 | 72

Aruba - Danna garcia

Foto: Instagram / @dannagarciiiia
6 | 72

Austrália - Priya Serrao

Foto: Instagram / @priyaserrao
7 | 72

Bahamas - Tarea Bianca Sturrup

Foto: Instagram / @missuniversegrandbahama2019
8 | 72

Bangladesh - Shirin Shela

Foto: Instagram / @shirin_shela_
9 | 72

Belize - Destinee Arnold

Foto: Instagram / @_destineearnold
10 | 72

Bolívia - Fabiana Hurtado

Foto: Instagram / @fabianahurtadotarrazona
11 | 72

Brasil - Júlia Horta

Foto: Instagram / @juliahorta
12 | 72

Bulgária - Lora Asenova

Foto: Instagram / @loasenova
13 | 72

Camboja - Elina Somnang

Foto: Instagram / @s.alynaa
14 | 72

Canadá - Alyssa Boston

Foto: Instagram / @_alyssaboston
15 | 72

Cazaquistão - Yersaiyn Alfiya

Foto: Instagram / @alfia_yersaiyn
16 | 72

Chile - Geraldine González

Foto: Instagram / @geraldinegonzam
17 | 72

Colômbia - Gabriela Tafur

Foto: Instagram / @gabrielatafur
18 | 72

Coreia do Sul - Lee Yeon Ju

Foto: Instagram / @l__yjo_o
19 | 72

Costa Rica - Paola Chacon F.

Foto: Instagram / @paolachaconcr
20 | 72

Curaçao - Kyrsha Attaf

Foto: Instagram / @kyrshaattaf
21 | 72

Dinamarca - Katja Stokholm

Foto: Instagram / @katja.stokholm
22 | 72

Egito - Diana Hamed

Foto: Instagram / @dianahamed_
23 | 72

El Salvador - Zuleika Soler

Foto: Instagram / @zuleikasoler
24 | 72

Equador - Cristina Hidalgo

Foto: Instagram / @cristihidalgob
25 | 72

Estados Unidos - Cheslie Kryst

Foto: Instagram / @chesliekryst
26 | 72

Filipinas - Gazini Ganados

Foto: Instagram / @gazinii
27 | 72

Finlândia - Anni Harjunpää

Foto: Instagram / @Anni Harjunpää
28 | 72

Georgia - Tako Adamia

Foto: Instagram / @tako_adamia
29 | 72

Guam - Sissie Luo

Foto: Instagram / @sissieluo
30 | 72

Guiné Equatorial - Serafina Nchama

Foto: Instagram / @serafina.nchama
31 | 72

Haiti - Gabriela Clesca Vallejo

Foto: Instagram / @gabriela_clesca
32 | 72

Honduras - Rosemary Arauz

Foto: Instagram / @rosemary_arauz
33 | 72

Ilhas Cayman - Kadejah Bodden

Foto: Instagram / @kadejahbodden
34 | 72

Ilhas Maurício - Ornella Lafleche

Foto: Instagram / @ornellalafleche
35 | 72

Ilhas Virgens Americanas - Andrea Piecuch

Foto: Instagram / @andreapiecuch
36 | 72

Ilhas Virgens Britânicas - Bria Smith

Foto: Instagram / @bsmithpr
37 | 72

Índia - Vartika Singh

Foto: Instagram / @vartikasinghh
38 | 72

Irlanda - Fionnghuala O'Reilly

Foto: Instagram / @figoreilly
39 | 72

Indonésia - Frederika Alexis Cull

Foto: Instagram / @frederikacull
40 | 72

Itália - Sofia Marilu Trimarco

Foto: Instagram / @sofia.marilu.trimarco
41 | 72

Jamaica - Iana Tickle Garcia

Foto: Instagram / @officialmissuniversejamaica
42 | 72

Japão - Ako Kamo

Foto: Instagram / @__ako_kamo__
43 | 72

Kosovo - Fatbardha Hoxha

Foto: Instagram / @fbardhahoxhaa
44 | 72

Laos - May Vichitta Phonevilay

Foto: Instagram / @vichittapvl
45 | 72

Lituânia - Paulita Baltrušaityt?

Foto: Instagram / @paulitabaltru
46 | 72

Malta - Teresa Ruglio

Foto: Instagram / @rugliotere
47 | 72

México - Sofía Aragón

Foto: Instagram / @sofaragon
48 | 72

Mianmar - Swe Zin Htet

Foto: Instagram / @swe_zin_htet
49 | 72

Mongólia - Gunzaya Victoria

Foto: Instagram / @gunzaya_victoria
50 | 72

Namíbia - Nadja Breytenbach

Foto: Instagram / @Nadja Breytenbach
51 | 72

Nepal - Pradeepta Adhikari

Foto: Instagram / @pradeeptaadhikarii
52 | 72

Nova Zelândia - Diamond Langi

Foto: Instagram / @diamondlangi
53 | 72

Nicarágua - Inéss López Sevilla

Foto: Instagram / @iness_sevilla
54 | 72

Nigéria - Olutosin Itohan Araromi

Foto: Instagram / @iamolutosin
55 | 72

Noruega - Helene Abildsnes

Foto: Instagram / @helene_abildsnes
56 | 72

Paraguai - Ketlin Lottermann

Foto: Instagram / @ketlinlottermann
57 | 72

Peru - Kelin Rivera Kroll

Foto: Instagram / @kelinrk
58 | 72

Polônia - Olga Bu?awa

Foto: Instagram / @olgabulawa
59 | 72

Porto Rico - Madison Anderson Berrios

Foto: Instagram / @madisonandersonberrios
60 | 72

Portugal - Sylvie da Costa Silva

Foto: Instagram / @sylvie.dacostasilva
61 | 72

Quênia - Stacy Michuki

Foto: Instagram / @missmichuki
62 | 72

República Checa - Barbora Hoda?ová

Foto: Instagram / @baruhodacova
63 | 72

República Dominicana - Clauvid Daly

Foto: Instagram / @clauviddaly
64 | 72

Romênia - Dorina Chihaia

Foto: Instagram / @dorinachihaia
65 | 72

Serra Leoa - Marie Esther Bangura

Foto: Instagram / @esther_bangura28
66 | 72

Cingapura - Mohana Prabha

Foto: Instagram / @iammohanaprabha
67 | 72

Tailândia - Fahsai Paweensuda Drouin

Foto: Instagram / @paweensuda
68 | 72

Tanzânia - Shubila Stanton

Foto: Instagram / @shubby_stanton
69 | 72

Turquia - Bilgi Nur Aydo?mu?

Foto: Instagram / @bilgiaydogmus.tr
70 | 72

Uruguai - Fiona Tenuta

Foto: Instagram / @fionatenutavanerio
71 | 72

Venezuela - Thalia Olvino

Foto: Instagram / @thaliaolvino
72 | 72

Vietnã - Mia Hoang

Foto: Instagram / @hoangthuy_official

Em 18 de julho, a emissora emitiu um comunicado informando que deixará de transmitir a competição a partir do ano que vem, 2020 (clique aqui para ler mais).

O concurso está previsto para ter início às 20h de Atlanta, o equivalente a 22h no horário de Brasília.

Quem foi a Miss Universo em 2018

Em 2018 a filipina Catriona Gray foi coroada Miss Universo. Tamaryn Green, da África do Sul, ficou na 2ª colocação, e Sthefany Gutiérrez, da Venezuela, fechou o Top 3. A brasileira Mayra Dias ficou apenas no Top 20 entre as candidatas.VEJA TAMBÉM: Miss Universo 2018 - veja fotos e relembre todas as candidatas

Miss Universo 2018: conheça quem são todas as candidatas

1 | 95

Miss Universo 2018

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP | Lillian Suwanrumpha / AFP
2 | 95

África do Sul

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
3 | 95

Albânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
4 | 95

Alemanha

Foto: Diego Azubel / EFE
5 | 95

Angola

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
6 | 95

Argentina

Foto: Diego Azubel / EFE
7 | 95

Armênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
8 | 95

Aruba

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
9 | 95

Austrália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
10 | 95

Bahamas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
11 | 95

Barbados

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
12 | 95

Bélgica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
13 | 95

Belize

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
14 | 95

Bolívia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
15 | 95

Brasil

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
16 | 95

Bulgária

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
17 | 95

Camboja

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
18 | 95

Canadá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
19 | 95

Cazaquistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
20 | 95

Chile

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
21 | 95

China

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
22 | 95

Cingapura

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
23 | 95

Colômbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
24 | 95

Coreia do Sul

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
25 | 95

Costa Rica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
26 | 95

Croácia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
27 | 95

Curaçao

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
28 | 95

Dinamarca

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
29 | 95

Egito

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
30 | 95

El Salvador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
31 | 95

Equador

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
32 | 95

Eslováquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
33 | 95

Espanha

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
34 | 95

Estados Unidos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
35 | 95

Filipinas

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
36 | 95

Finlândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
37 | 95

França

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
38 | 95

Gana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
39 | 95

Geórgia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
40 | 95

Reino Unido

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
41 | 95

Grécia

Foto: Diego Azubel / EFE
42 | 95

Guam

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
43 | 95

Guatemala

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
44 | 95

Haiti

Foto: Athit Perawongmethia / Reuters
45 | 95

Holanda

Foto: Diego Azubel / EFE
46 | 95

Honduras

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
47 | 95

Hungria

Foto: Gemunu Amarasinghe / AP
48 | 95

Ilhas Cayman

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
49 | 95

Ilhas Virgens Americanas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
50 | 95

Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
51 | 95

Índia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
52 | 95

Indonésia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
53 | 95

Irlanda

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
54 | 95

Islândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
55 | 95

Israel

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
56 | 95

Itália

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
57 | 95

Jamaica

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
58 | 95

Japão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
59 | 95

Kosovo

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
60 | 95

Laos

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
61 | 95

Líbano

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
62 | 95

Malásia

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
63 | 95

Malta

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
64 | 95

Ilhas Maurício

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
65 | 95

México

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
66 | 95

Mianmar

Foto: Diego Azubel / EFE
67 | 95

Mongólia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
68 | 95

Namíbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
69 | 95

Nepal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
70 | 95

Nicarágua

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
71 | 95

Nigéria

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
72 | 95

Noruega

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
73 | 95

Nova Zelândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
74 | 95

Panamá

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
75 | 95

Paraguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
76 | 95

Peru

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
77 | 95

Polônia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
78 | 95

Porto Rico

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
79 | 95

Portugal

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
80 | 95

Quênia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
81 | 95

Quirguistão

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
82 | 95

República Checa

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
83 | 95

República Dominicana

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
84 | 95

Rússia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
85 | 95

Santa Lúcia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
86 | 95

Sri Lanka

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
87 | 95

Suécia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
88 | 95

Suíça

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
89 | 95

Tailândia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
90 | 95

Turquia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
91 | 95

Ucrânia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
92 | 95

Uruguai

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
93 | 95

Venezuela

Foto: Athit Perawongmetha / Reuters
94 | 95

Vietnã

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
95 | 95

Zâmbia

Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

Quem é a Miss Brasil 2019

Júlia Horta foi coroada a Miss Brasil em 2019 em 10 de março e representará o País no Miss Universo.

A mineira de Juiz de Fora é jornalista e superou a cearense Luana Lobo, 2ª colocada do concurso, e a paulista Bianca Lopes, que ficou na 3ª posição.

VEJA TAMBÉM: Miss Brasil 2019 - Veja fotos e relembre todas as candidatas do concurso que deu a vaga de Júlia Horta ao Miss Universo 2019 

Miss Brasil 2019: veja fotos e conheça todas as candidatas

1 | 28

Miss Brasil 2019

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
2 | 28

Acre - Sayonara Moura

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
3 | 28

Alagoas - Raissa Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
4 | 28

Amapá - Brenda Lazareth

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
5 | 28

Amazonas - Lorena Alencar

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
6 | 28

Bahia - Liliane Natiele

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
7 | 28

Ceará - Luana Lobo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
8 | 28

Distrito Federal - Gabriela Borges

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
9 | 28

Espírito Santo - Thainá Castro

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
10 | 28

Goiás - Isadora Dantas

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
11 | 28

Maranhão - Anna Carolina Sousa

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
12 | 28

Mato Grosso - Ingrid Santin

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
13 | 28

Mato Grosso do Sul - Priscilla Vacchiano

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
14 | 28

Minas Gerais - Júlia Horta

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
15 | 28

Pará - Wilma Paulino

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
16 | 28

Paraíba - Kennya Araújo

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
17 | 28

Paraná - Djenifer Frey

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
18 | 28

Pernambuco - Bárbara Souza

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
19 | 28

Piauí - Dagmara Landim

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
20 | 28

Rio de Janeiro - Isadora Meira

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
21 | 28

Rio Grande do Norte - Erika Fontes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
22 | 28

Rio Grande do Sul - Bianca Scheren

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
23 | 28

Rondônia - Hunaide Horitham

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
24 | 28

Roraima - Natali Vitória

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
25 | 28

Santa Catarina - Patrícia Marafon

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
26 | 28

São Paulo - Bianca Lopes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
27 | 28

Sergipe - Ingrid Moraes

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação
28 | 28

Tocantins - Alessandra Almeida

Foto: Rodrigo Trevisan / Band / Divulgação

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.