Outubro é o mês de conscientização do Câncer de mama. Relembre abaixo relatos de famosas que já revelaram o diagnóstico e falaram publicamente sobre os desafios de lidar com a doença, como Ana Furtado, Kylie Minogue, Elba Ramalho e Cynthia Nixon.
Ana Furtado
Em 2018, Ana Furtado anunciou nas redes sociais que descobriu um tumor no seio. A apresentadora teve que se submeter a uma cirurgia de remoção do nódulo e fez sessões de quimioterapia. Em 2023, ela avisou que estava totalmente curada.
Em entrevista ao Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, ela falou sobre o processo de cura e advertiu sobre a importância do exame de toque. “A gente vê mulheres que nem sabem ou nunca fizeram um Papanicolau (exame preventivo de colo de útero) na vida. É importante que estejamos atenta ao nosso corpo, que a gente se toque e tente fazer com regularidade os exames de imagem. Porque quem procura pode achar, mas quem acha, cura. Tem cura!”, ressaltou.
Patricia Pillar
Em 2002, Patricia Pillar enfrentou um tipo raro de câncer de mama. Ela se submeteu a uma cirurgia no mesmo ano e, no ano, seguinte fez um tratamento de quimioterapia.
Na época, a atriz participou da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, do Instituto de Controle do Câncer, para conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer os exames, já que a doença é mais fácil de ser tratada nos estágios iniciais.
Leia Também:
“A atriz Patrícia Pillar submeteu-se a uma operação para retirada de um câncer de mama. Diagnosticado em estágio bastante inicial, o tumor foi totalmente removido. Agora, a artista faz quimioterapia preventiva como medida profilática para reduzir ao mínimo as chances de reincidência da doença. Sempre reservada em relação a sua vida particular, Patrícia decidiu tornar público este fato para evitar possíveis especulações a respeito de sua saúde e por considerar que a atitude poderá encorajar outras mulheres na busca de prevenção e tratamento contra o câncer”, dizia a nota na época.
Arlete Salles
Em 2014, Arlette Salles começou o tratamento contra o câncer que foi até 2018, quando ela completou 72 anos. Em entrevista à revista Contigo, a atriz falou o quão difícil foi o processo na época.
“É muito doloroso. Mesmo com tantos amigos me apoiando, é solitário, devastador. É como atravessar um pântano”, disse ela. Além disso, ela falou que uma das partes mais complicadas foi a perda de cabelo. Segundo, Salles, o que mais a ajudou foi continuar trabalhando.
“O palco é terapêutico. Eu só pensava em voltar para o teatro. Não vejo a hora de começar a gravar a novela Babilônia. Minha personagem será cômica.(...) Falei que ia sossegar um pouco mais, mas já estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo”, contou.
Lilian Ribeiro
A jornalista da TV Globo Lilian Ribeiro recebeu o diagnóstico de câncer de mama em outubro de 2021. Esse ano, já curada, ela desabafou nas redes sociais como foi todo o processo.
“Há exatos três anos, eu recebi o diagnóstico de câncer de mama. Comentando sobre a data com uma amiga, ela me disse: ‘é estranho, não sei se faz muito tempo ou se foi ontem’. É isso o que sinto! Tanta coisa mudou em mim e à minha volta desde então…”, contou a repórter, que revelou o diagnóstico ao vivo durante o GloboNews em Pauta.
Elba Ramalho
Elba Ramalho descobriu a doença em 2010 e, atualmente, está totalmente curada. Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV, a cantora falou que nunca temeu a doença, apesar de muitos terem achado que era uma “sentença de morte”.
“É quase uma condenação, uma sentença de morte. E como se o juiz dissesse ‘está condenado’. Eu não entendi dessa maneira, eu não entendi, eu falei: ‘eu vou lutar’ ...”.
Elba ainda alertou sobre a importância do diagnóstico precoce e o autoexame. “Eu não aceito mais é que as mulheres fiquem morrendo com câncer de mama por conta de medo, por conta de vergonha. Você não pode ter vergonha de dizer ‘eu estou com câncer’”, contou.
Cynthia Nixon
Em 2006, Cynthia Nixon, a Miranda de Sex and The City, declarou que teve câncer de mama, mas preferiu não tornar ao doença pública na época. “Eu não queria fotógrafos no hospital”, disse ela ao programa Nightline.
“Eu fiquei assustada. ‘Não quero que isso esteja acontecendo’, pensei. Eu estava consciente de que, se tinha de passar por aquilo, poderia me curar, pois a doença tinha sido descoberta cedo”, completou na época. Atualmente, a atriz está recuperada e é embaixadora oficial da fundação Susan G. Komen for the Cure, dedicada à causa.
Kylie Minogue
Kylie Minogue descobriu que tinha câncer de mama em 2005. “É um trauma, e qualquer trauma mora dentro de você. A experiência de um diagnóstico de câncer viverá em mim. Foi difícil. Também foi incrível”, contou a CBS News em 2023, anos depois de estar curada.
Após uma cirurgia e sessões de quimioterapia, a cantora está em remissão desde 2006. Uma das formas de lidar com a dor foi através de sua arte, segundo ela.