Nos últimos anos, o universo do nail design testemunhou um verdadeiro boom de novidades e tendências efêmeras. Uma revolução tanto na forma de criar quanto no conteúdo, fortemente impulsionada pelas redes sociais, influenciadoras como Hailey Bieber e Kylie Jenner, e pela cultura pop em geral, com destaques como a série Euphoria. No cenário nacional, contudo, o avanço técnico desempenha um papel ainda mais crucial na popularização dessas novas tendências.
“Antes, encontrar profissionais que trabalhassem com esmaltação em gel era raro, mesmo quando o alongamento já estava em alta. As técnicas chegavam aos salões já ultrapassadas, e os produtos disponíveis no mercado não atendiam às necessidades para a produção das tendências, devido à limitação tecnológica, com secagens lentas e cores sem efeitos diferenciados. Mesmo com o interesse das clientes, as manicures não conseguiam reproduzir as referências usando os esmaltes comuns disponíveis na época”, explica a nail designer, instrutora e manicure há 14 anos, Mayara Kumasaka.
No entanto, nos últimos 5 anos, o mercado nacional avançou, conseguindo acompanhar de perto as tendências internacionais. Hoje, as técnicas são constantemente atualizadas, refletindo um setor dinâmico e inovador.
“A evolução no mundo das unhas é muito rápida. O que estava em alta no ano passado pode já ter mudado completamente. Especialmente nas técnicas de alongamento, que antes eram dominadas pelas pontas com gel e fibra de vidro. Hoje, já existem aplicações duráveis com métodos mais baratos e rápidos”, explica Mayara.
Na decoração, as tendências não necessariamente ficam obsoletas, mas se transformam. Por exemplo, o airbrush (aerógrafo para unhas), que antes exigia equipamentos caros, agora substituído por pigmentos de maquiagem, simplificando a técnica.
O minimalistas e maximalismo lado a lado
Mesmo que opostas, as tendências minimalistas e maximalistas coexistem nos salões brasileiros. Entre as mais procuradas, destacam-se as nail arts divertidas, em 3D, com adornos, pedrarias, ou uma unha de cada cor. Embora para muitas brasileiras ainda seja considerado exagero, este estilo está em alta entre o público mais jovem.
As naked nails (unhas nuas) também estão em alta, com esmaltes claros que dão a impressão de unhas naturais, mas bem cuidadas, com um visual mais romântico e básico.
Outro destaque é o pó chrome, que voltou à moda após ser popularizado por Hailey Bieber com o estilo glazed donuts, que dá às unhas um tom cromado lembrando donuts açucarados. Além disso, o cherry red (tendência de nail art inspirada nas cerejas), uma tendência clássica que vai e volta, retornou com força com a chegada do inverno.
Saúde das unhas: o jeitinho brasileiro com influência russa
Além da estética, os cuidados com a saúde das unhas também evoluíram. No Brasil, é comum retirar a cutícula, algo raro em outros países, fazendo com que essa prática seja conhecida como “unha brasileira”. As russas aprimoraram essa técnica, tornando-a mais saudável. Compreendendo melhor a anatomia da pele e das cutículas, evitando a remoção excessiva que pode estimular o crescimento e o enrijecimento da pele.
A técnica de unha russa utiliza uma tesourinha para retirar a cutícula, respeitando os limites entre a pele, mas mantendo a estética apreciada pelas brasileiras.
Referências nacionais
No Brasil, algumas profissionais se destacam no cenário de nail designer. Roberta Munis, conhecida por fazer as unhas de celebridades e uma referência de press on nails (conjunto de unhas prontas decoradas). Essas unhas são geralmente realizadas para eventos e fotos e são extremamente artísticas.
“As unhas gigantescas que vemos nas famosas, durante os eventos são unhas feitas para essas ocasiões e não para durar, tem um valor muito mais artístico e não é pensada para uma mulher no dia a dia. As famosas usam tanto para se destacar com unhas diferenciadas, mas também pela praticidade de trocar a cada campanha e evento”, conta Mayara.
Lara Machado, fundadora da fábrica de gel para unhas Bluwe, e Michele Santos, fundadora da Forms Nails, também são nomes importantes no setor. Michele, inclusive, trouxe instrutores da renomada Tony’s Nails para o Brasil, elevando o nível das técnicas disponíveis no País.
A Forms Nails, apesar de fundada no Brasil, tem produção europeia e lançou recentemente o cherry red, o novo tom queridinho da internet.