Wanessa Camargo, expulsa após um incidente de agressão, e a influenciadora digital Vanessa Lopes, que desistiu do reality, participaram do evento final desta edição, mas não foi a primeira vez que o Big Brother Brasil 24 inclui na sua final participantes que foram expulsos ou desistiram do programa
Inicialmente, participantes que deixaram o programa de maneira controversa não costumavam ser convidados para a final. Exemplos incluem Tiago Abravanel, que desistiu na edição de 2022, e os participantes expulsos MC Guimê e Cara de Sapato, ambos envolvidos em casos de importunação sexual. Outros desistentes notórios como Dilsinho ‘Mad Max’, da edição de 2003, e Kleber Bambam, da edição de 2013, também não participaram do programa de encerramento após suas saídas.
Leia também:
No entanto, a decisão de incluir Vanessa Lopes e Wanessa Camargo na final de 2024 não é inédita. Em 2016, Ana Paula Renault, também expulsa do programa, foi convidada a participar da final de sua respectiva edição. Em 2017, Marcos Renan, eliminado na reta final por agredir Emily Araújo, esteve na final do programa.
Já na edição de 2019, dois participantes expulsos participaram da final. Vanderson, desclassificado do BBB19 após ser intimado a prestar depoimento em inquérito instaurado por denúncias feitas contra ele, e Hariany, que foi desclassificada por agredir outra participante, Paula.
Exemplo mais recentes ocorreram nas edições de 2021 e 2022. O desistente Lucas Penteado foi um deles quando, no BBB 21, se apresentou com Projota, na final que teve Juliette como campeã. No ano seguinte, Maria, expulsa por agressão, também voltou ao reality show para cantar.