Com duas semanas de competição na Oceania, a Copa do Mundo feminina já atraiu mais espectadores do que durante toda a edição anterior, na França-2019, conforme anunciou a Fifa nesta sexta-feira, dizendo que “superou as expectativas em vários aspectos” em relação ao torneio de quatro anos atrás.
Após 48 partidas na Austrália e na Nova Zelândia, 1.222 milhão de espectadores foram aos estádios, com uma média de mais de 25 mil pessoas por jogo. Esses números representam um aumento de 29% em relação à Copa do Mundo da França somente nessa fase da competição.
O torneio de 2019 levou 1,1 milhão de torcedores para as arenas na França, país-sede, mas menos equipes participaram da disputa (24 contra 32 deste ano). Portanto, houve menos partidas (52 contra 64).
“Estou confiante de que, até a final, mais de 1,9 milhão de torcedores terão passado pelas catracas”, disse Sarai Bareman, chefe de futebol feminino da Fifa, à AFP. “O torneio tem sido incrível até agora, superamos as expectativas em vários aspectos”, disse ela, acrescentando que vários jogos tiveram seus ingressos esgotados, inclusive a partida de abertura entre Austrália e Irlanda, em Sydney, diante de 75 mil pessoas.
Outras partidas, especialmente na Nova Zelândia, atraíram menos torcedores. “Mas é preciso ver isso em perspectiva. A Nova Zelândia é um país de rúgbi. Era preciso converter o maior número possível de pessoas do rúgbi para o futebol, e vimos isso”, disse Bareman.
Até o momento, mais de 1,715 milhão de ingressos foram vendidos para a competição, muito mais do que a meta inicial da Fifa de 1,3 milhão. A organização também ficou satisfeita com alguns dos índices de audiência, destacando, por exemplo, que a partida entre as americanas e a Holanda foi a mais assistida da fase de grupos na história dos EUA. “Batemos recordes quase que diariamente. Na Colômbia, por exemplo, os números superaram os da Copa do Mundo masculina”, disse Sarai Bareman. / AFP