Wlamir Motta Campos vem se tornando um dos mais inovadores presidentes que a Confederação Brasileira de Atletismo já teve. Está de olho em tudo, em todo universo running, fez parceria com os organizadores de corrida de rua (ABRACEO), e agora, para anunciar os 20 convocados para Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado na Arena Emirates, em Glascow (Escócia), usou o YouTube. São 11 mulheres e 9 homens, e Jaqueline Weber, atleta dos 800m e 1.500m, está entre eles, e nos concedeu entrevista exclusiva.
A chefe da delegação brasileira será a campeã Olímpica, Maurren Maggi. A competição acontecerá de 1 a 3 de março e contará com a presença de 250 atletas. Organizada pela World Athletics, acontece há cada dois anos e é a principal em ambiente coberto do mundo. A pista de atletismo é montada dentro de uma arena e possui um circuito de 200m, diferente dos 400m das pistas externas tradicionais. As curvas são inclinadas, para auxiliar que os atletas a não sejam "jogados" para fora da pista durante as provas.
"Esta é uma competição extremamente importante e por isso faço questão de cumprimentar todos os convocados, seus familiares, clubes, patrocinadores, federações, equipes multidisciplinar", disse Wlamir. "Chegou a hora de os atletas brilharem. Ainda mais em um ano olímpico."
A atleta do Praia Clube/Miller/Florestal/Certel/Fila, Jaqueline Weber está entre às 30 melhores do ranking mundial e foi chamada para disputar às provas de 800 metros e 1.500 metros. O treinador da atleta, Fabiano Peçanha comenta que o foco principal desta temporada são os Jogos Olímpicos de Paris. "Começar o ano disputando o mundial indoor é mais um passo muito importante nesse processo. O fato da Jaque estar participando com sequência dos maiores eventos do atletismo do mundo demonstram que ela já trilhou e esta trilhado um caminho histórico no esporte", avalia.
Em comum acordo, Jaqueline (foto acima) e Fabiano decidiram pela disputa apenas dos 800 metros, visando a melhor performance possível para pontuação na qualificação Olímpica. Em treinamento na altitude da Colômbia, Jaqueline destacou que a convocação foi uma grata surpresa. "Ela estava em nosso radar, mas não era o foco. Estar nesta lista seleta de 20 atletas brasileiros, nesta grandiosa competição, é a realização de mais um sonho. Começamos a temporada Olímpica com o pé direito e agora é aproveitar essa atmosfera de estar entre as melhores para colher bons resultados."
Jaque viajará direto da Colômbia para Escócia. Depois do Mundial, retornará para preparação na altitude de Paipa. E começará a temporada outdoor ainda em março, nos Estados Unidos. "Os treinos estão a mil; cerca de 12 a 13 sessões semanais, média se 95km rodados por semana, para correr 800 metros. Agora com a convocação, neste dias que restam, vamos especificar um pouco e trabalhar velocidade. Mas no retorno do Mundial, faremos mais duas semanas gerais aqui, para seguir para os Estados Unidos e começar a temporada outdoor", explica a atleta.
TIME BRASIL
Outro destaque é o catarinense Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), atual campeão mundial indoor do arremesso do peso, título conquistado em 2022 na Stark Arena, em Belgrado, na Sérvia. "Lutei bastante para conseguir essa medalha para o Brasil", disse o atleta de 32 anos, que venceu com a marca de 22,53 m, quebrando o seu próprio recorde sul-americano em pista coberta. "Darlan é uma referência no atletismo nacional e respeitado em todo o mundo. Ele vai defender seu título mundial e certamente vai entregar o máximo nesse objetivo", comentou Wlamir.
Os convocados
Feminino
Vitória Rosa (Pinheiros-SP) - 60 m
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) - 60 m
Tiffani Marinho (Orcampi-SP) - 400 m
Tabata Carvalho (IABC-SC) - 400 m
Flávia Maria de Lima (FECAM-ASSERCAM-PR) - 800 m
Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 800 m - 1500 m
Ketiley Batista (ASPMP-SP) - 60 m com barreiras
Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) - 60 m com barreiras
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo
Masculino
Felipe Bardi (SESI-SP) - 60 m
Erik Cardoso (SESI-SP) - 60 m
Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) - 400 m
Lucas da Conceição Villar (SESI-SP) - 400 m
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) - 800 m
Rafael Pereira (AABLU-SC) - 60 m com barreiras
Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 60 m com barreiras
Almir dos Santos (Sogipa-RS) - salto triplo
Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - arremesso do peso