Como é duro aturar teimosia de técnico. Quase todos têm as suas e muitas vezes morrem abraçados a elas. Tudo bem! São eles que treinam e estão no dia a dia, etc. Mas uma coisa é convicção, outra é teimosia. Ou é porque o grupo está fechado, porque são jogadores de confiança ou família de não sei o que...Oxi!
Vejam o técnico do Uruguai... Ele precisou do desespero do último jogo para se render a um time mais leve e com Arrascaeta. O craque do Flamengo há anos vem sendo um dos melhores jogadores atuando no Brasil. Se fosse brasileiro, disputaria uma posição de titular na seleção. Talvez com Arrascaeta desde o primeiro jogo, o Uruguai não teria saído da Copa. Ah, vai ser burro assim na porta do quartel! Teimosia cobra um preço e cobrou dele.
E essa polêmica da dancinha do pombo?! Que coisa mais ridícula as pessoas se preocuparem com isso numa Copa onde vemos violência contra mulheres, por diversidade, onde há corrupção, onde, por exemplo, uma jornalista brasileira denunciou assédio, em um país-sede lotado de escândalos das mais diversas faces e de violação dos Direitos Humanos.
Será que o comentarista e ex-jogador irlandês Roy Keane não tem uma causa mais justa para se incomodar? Fabio Rabin que o diga. Foi lá para curtir a Copa e acabou sendo aterrorizado pela polícia local.
Alexi Lalas (ex-jogador dos Estados Unidos) concorda comigo! “Sinto muito pela vida que você leva”, declarou ele após esta manifestação infeliz do irlandês que jogou por muitos anos na Inglaterra.
Vamos agora falar sobre a teimosia do nosso querido técnico Tite. Primeiramente, ele é um cara muito bacana, muito competente, ganhador de inúmeros títulos com clubes, um cara para o qual é fácil de torcer a favor, mas tem também as suas teimosias. Precisava entrar com um time 100% reserva contra Camarões? Teve quatro anos para fazer testes nas Eliminatórias e nos amistosos babas... Agora, no meio da Copa do Mundo, não é lugar para teste.
Já carimbaram nossa possível faixa de campeão mundial no Catar. E digo mais, perdemos dois jogadores, um deles aquele que ele insistiu muito em levar, que é o Gabriel Jesus. Que o garoto se recupere rapidamente.
Outra teimosia: Bruno Guimarães não pode ficar atrás do preferido Fred. E também Rodrygo pede passagem perante a má fase do Raphinha. O time tem de jogar pelas pontas como fez contra a Coreia do Sul. O Brasil passou por cima feito um caminhão em poucos minutos. É isso que a gente espera do Brasil, um time ofensivo, um time que nesse futebol de hoje jogue aberto, já que temos dois grandes centroavantes: Richarlison e também o Pedro.
Meus favoritos para as semi: Brasil x Argentina e Portugal x França.
Bom, Tite, acho que você já viu que o Brasil tem de jogar para frente, né?! Para frente, Brasil! Que venha a Croácia!
Essa coluna foi enviada na íntegra primeiramente aos leitores inscritos na newsletter “Craques da Copa”. Cadastre-se gratuitamente aqui e receba em primeira mão. “Craques da Copa” são enviados diariamente, às 19 horas. Nesta sexta-feira, quem escreve para a coluna é o jornalista Arnaldo Ribeiro.