É dia de clássico no Campeonato Espanhol. Barcelona e Real Madrid medem forças pela LaLiga em partida repleta de novidades. Dentre elas, o palco do duelo. Com o Camp Nou interditado para reformas, o encontro entre os tradicionais rivais será no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona. A bola rola às 11h15 (horário de Brasília).
Desfalques do Barcelona ao longo deste mês, Robert Lewandowski, Frenkie de Jong, Pedri e Jules Koundé voltaram a treinar sob o comando do técnico Xavi Hernández nesta sexta-feira, mas não há garantia de que estarão em campo neste sábado. Em coletiva de imprensa, Xavi evitou falar sobre os possíveis retornos e foi breve ao tratar do assunto.
“Eu vou jogar com os meus melhores jogadores, com aqueles que estiverem 100% preparados e em condições de jogar. Nós não podemos cometer o erro de escalar um atleta que não esteja 100% fisicamente. Todos querem jogar, isso é óbvio, mas eu e minha equipe não vamos assumir qualquer tipo de risco desnecessário nesta partida”, disse o treinador.
Nos jogos sem Lewa, autor de seis gols e três assistências em dez jogos na temporada, o Barcelona até que tem se saído bem com as soluções ofensivas propostas por Xavi. Ferran Torres e João Félix corresponderam de forma positiva quando acionados para a posição de definição no ataque, embora não tenham o mesmo poder de finalização do centroavante polonês.
Com 24 pontos, o Barcelona está na briga pela liderança do Campeonato Espanhol e, caso vença o clássico, ultrapassa o rival, que tem 25. Será o primeiro encontro dos rivais nesta temporada, após três vitórias catalãs e duas merengues em 2022/2023. “O Real Madrid mudou o sistema em relação ao ano passado. Vinicius e Rodrygo se destacam bastante na profundidade ou do extremo por dentro, é uma equipe muito poderosa e temos que minimizar suas virtudes”, avaliou Xavi.
Do outro lado, se Bellingham está em campo, Carlo Ancelotti está tranquilo. Às vésperas do clássico deste sábado, o treinador italiano informou, em tom de comemoração, que as dores musculares sentidas pelo meio-campista inglês no final da vitória sobre o Braga, na Liga dos Campeões, já foram extintas e, portanto, não serão empecilho.
“Para nós, o mais importante é que o Bellingham vai jogar, e eu vou escolher a melhor escalação possível”, disse Ancelotti sobre o jogador de 20 anos, que já tem 11 gols e três assistências em 12 jogos na atual temporada, a sua primeira com a camisa merengue, após brilhar pelo Borussia Dortmund.
Enquanto Bellingham tem vaga garantida no time, Ancelotti tem lidado com alguns dilemas para encaixar todos os talentos à disposição em seu meio de campo. Depois de usar o volante Eduardo Camavinga como titular na vitória por 2 a 1 sobre o Braga, tende a escalar Tchouaméni na posição para o clássico. Camavinga também pode jogar na lateral esquerda, mas o treinador indicou que Mendy deve ter a preferência.
BARCELONA x REAL MADRID: SAIBA TUDO SOBRE O JOGO DO ESPANHOL:
- LOCAL: Barcelona, Espanha.
- ESTÁDIO: Estádio Olímpico Lluís Companys.
- DATA: 28/10/2023.
- HORÁRIO: 11h15 (horário de Brasília).
ONDE ASSISTIR BARCELONA x REAL MADRID AO VIVO:
- ESPN (TV fechada).
- Star+ (streaming).
ESCALAÇÕES DE BARCELONA E REAL MADRID:
- BARCELONA - Ter Stegen; Cancelo, Araújo, Martínez e Baldé; Gavi, Romeu e Gundogan; Yamal, Torres (Lewandowski) e João Félix. Técnico: Xavi.
- REAL MADRID - Kepa; Carvajal, Rudiger, Alaba e Mendy; Valverde, Tchouaméni e Kroos; Bellingham; Rodrygo e Vinicius Junior. Técnico: Carlo Ancelotti.
ÚLTIMOS RESULTADOS DE BARCELONA E REAL MADRID:
- 25/10 - Barcelona 2x1 Shakhtar Donetsk (Liga dos Campeões).
- 24/10 - Braga 1x2 Real Madrid (Liga dos Campeões).