Karim Benzema foi o grande vencedor do prêmio Bola de Ouro, o prestigiado troféu concedido pela revista France Football, em evento realizado em Paris, nesta segunda-feira, com a participação de convidados ilustres do futebol, como Figo, Zidane e Ronaldo. Favorito, Benzema era o mais cotado por seu grande desempenho na temporada 2021/2022 – até a edição passada, a premiação levada em conta a performance durante o ano civil. Ele foi artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, competições em que o Real Madrid foi campeão.
Ele se tornou o primeiro francês a levar para casa a Bola de Ouro desde Zinedine Zidane em 1998. E o segundo a quebrar a hegemonia da dupla Messi/Cristiano Ronaldo, iniciada em 2008 – o português ganhou em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017; o argentino em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. O primeiro a desbancar a dupla foi croata Modric, em 2018.
Criado em 1956 pela publicação francesa, o Bola de Ouro não tem atualmente ligação com o The Best, da Fifa, que coroa o melhor jogador do mundo. Os dois prêmios estiveram unificados entre 2010 e 2015, mas desde o ano seguinte estão caminhando separadamente.
O atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, foi o brasileiro mais bem ranqueado na Bola de Ouro. Ele ficou na 8ª posição, após uma grande temporada. Vini marcou o gol do título da Liga dos Campeões, na final contra o Liverpool.
Top 10 da Bola de Ouro
1 - Benzema
2 - Mané
3 - De Bruyne
4 - Lewandowski
5 - Salah
6 - Mbappé
7 - Courtois
8 - Vinícius Júnior
9 - Modric
10 - Haaland
Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo é 20º e Messi fora
Os tempos estão mudando no futebol mundial. Essa foi a primeira vez desde 2006 que nem Lionel Messi nem Cristiano Ronaldo ficaram no top 3 da Bola de Ouro. Este ano, pela primeira vez desde 2005, Messi não esteve entre os 30 indicados. Cristiano Ronaldo, que vive mau momento no Manchester United e tentou mudar de clube no início da temporada, ficou apenas em 20º na premiação.
Messi ainda não mostrou todo o seu potencial no PSG, ao lado de Neymar e Mbappé. O meia argentino tem feito atuações mais discretas, embora seu futebol esteja mais destacado na seleção neste momento. A Argentina é uma das favoritas na Copa do Mundo do Catar.
Gavi leva prêmio Kopa, melhor jogador até 21 anos
O jovem Gavi, do Barcelona e da seleção espanhola, venceu o prêmio Kopa, de melhor jogador até 21 anos. “Eu tento dar o máximo de mim sempre”, disse Gavi. O prêmio foi apresentado por seu colega de time Pedri e também por Ronaldo Fenômeno. Camavinga (Real Madrid) ficou em segundo lugar e Musiala (Bayern de Munique) terminou em terceiro. Nenhum brasileiro ficou no Top 10.
Putellas vence entre as mulheres
Alexia Putellas, do Barcelona, levou a Bola de Ouro entre as mulheres. É o segundo prêmio consecutivo da jogada espanhola, que teve uma temporada excelente. Foram 42 gols e 23 assistências, além do título espanhol e do vice europeu. Emocionada, compartilhou o prêmio com suas colegas de equipe. “Estou muito feliz de voltar aqui. Sem minhas companheiras não seria possível”, disse. A inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a australiana Sam Kerr, do Chelsea, completaram o top 3.
Lewandowski vence troféu Gerd Müller, de maior artilheiro
Um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, o alemão Gerd Müller virou nome do prêmio ao artilheiro da temporada. Ele faleceu em agosto de 2021 aos 75 anos e a revista France Football resolveu homenageá-lo nesta edição. O prêmio foi entregue pela viúva de Müller e por sua filha. Robert Lewandowski, que trocou o Bayern de Munique pelo Barcelona nesta temporada, levou o prêmio. “Gerd foi uma referência para mim”, destacou o polonês, que marcou incríveis 57 gols na temporada passada.
Courtois ganha prêmio Yashin, de melhor goleiro
O belga Thibaut Courtois venceu o prêmio Yashin de melhor goleiro da última temporada. Ele teve atuação decisiva na final da Liga dos Campeões com defesas importantes e ajudou o Real Madrid a bater o Liverpool. Também teve desempenho de destaque no título do Campeonato Espanhol. Os brasileiros estiveram bem representados. Alisson, do Liverpool, ficou na segunda posição, e Ederson, do Manchester City, terminou em terceiro.
O prêmio foi entregue pelo atacante Sébastien Haller, hoje no Borussia Dortmund, e que enfrenta uma luta contra um câncer nos testículos, diagnosticado em julho. Ele foi homenageado e recebeu elogios do seu compatriota Didier Drogba, um dos apresentadores da premiação.
Manchester City conquista prêmio de Clube do Ano
Manchester City surpreendeu e venceu o prêmio de “Clube do Ano”. O CEO do Grupo City, Ferrán Soriano, recebeu o troféu, ao lado diretor de futebol, Txiki Begiristain, do belga Kevin de Bruyne e do goleiro brasileiro Ederson. A equipe de Pep Guardiola foi campeã inglesa. O Liverpool ficou em segundo, enquanto o Real Madrid terminou em terceiro.