Antes da cerimônia da Bola de Ouro, organizada pela France Football, Real Madrid, em apoio a Vinícius Júnior, optou por cancelar a viagem a Paris para acompanhar, presencialmente a cerimônia. Vincent Garcia, editor-chefe da revista, revelou que foi pressionado pelo clube merengue nos dias anteriores à cerimônia para revelar o vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo.
Neste ano, diferentemente de outras edições, a Bola de Ouro não revelou antes da cerimônia quais jogadores venceram as premiações. Anteriormente, o melhor jogador do mundo era entrevistado pela France Football e ficava sabendo da vitória na Bola de Ouro antes mesmo de ser anunciado no Théâtre du Châtelet, em Paris. Segundo Garcia, o Real Madrid forçou a revista a revelar o vencedor neste ano.
Leia Também:
“Fomos muito claros com eles e todos os outros clubes. Este ano, o clube vencedor e o vencedor do prêmio (de melhor jogador do mundo) não seriam avisados. Eu pensei que todos tinham concordado, mas no último momento, eu não sei por qual motivo, eles queriam mudar a regra”, disse, em entrevista à L’Équipe TV. “Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro e justo. Talvez o meu silêncio os tenha levado ao limite, mas fiz igual com os outros.”
O Real Madrid organizou um boicote à premiação nesta segunda-feira. Como resultado do sentimento de injustiça, também cancelou uma transmissão que teria sobre a Bola de Ouro em seu canal oficial, a RMTV. “A Bola de Ouro deixa de existir para nós”, afirmou o clube em comunicado. Mesmo assim, Carlo Ancelotti e o clube foram premiados na noite desta segunda-feira, em Paris.
Garcia entende que a derrota de Vini Jr. na premiação de melhor jogador do mundo se deu pelo grande número de jogadores do Real Madrid na disputa. Além do brasileiro, Dani Carvajal, Toni Kross e Jude Bellingham ficaram no top 10 da premiação. “Todos os clubes favoritos nos forçaram a ceder a informação. Obviamente, Vini provavelmente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal entre os cinco primeiros porque, matematicamente, levou alguns pontos dele. Também resume a temporada do Real, e os jurados dividiram suas escolhas, o que beneficiou Rodri”, afirmou.
Como funciona a votação da Bola de Ouro?
Na Bola de Ouro, a France Football seleciona 100 jornalistas, um de cada país do top 100 do ranking da Fifa; a revista envia, na sequência, uma lista com 30 jogadores finalistas ao melhor do mundo. Cada profissional monta seu top 10 ideal, ao passo que o melhor colocado – após somar-se as pontuações por cada posição – é agraciado com a Bola de Ouro.
A lista dos finalistas é formado a partir da redação da France Football e de Luís Figo, embaixador da Uefa no troféu masculino. Isto porque, pela primeira vez neste ano, a premiação foi organizada em parceria com a entidade europeia. Os jornalistas de cada país, então, montam seu top 10, com cada posição recebendo uma determinada pontuação:
- 15 pontos
- 12 pontos
- 10 pontos
- oito pontos
- sete pontos
- cinco pontos
- quatro pontos
- três pontos
- dois pontos
- um ponto
O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. Além disso do desempenho do jogador em campo, por clube e seleção, outro três quesitos devem ser considerados pelos jornalistas:
- Atuações individuais, caráter decisivo e impressionante
- Desempenho e conquistas da equipe
- Classe e fair play