A terceira derrota consecutiva do Botafogo fez com que suas chances de título no Campeonato Brasileiro despencassem, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após a rodada passada, a probabilidade de a equipe carioca ficar com o troféu era de 64,3%. Agora, com tropeço diante do Vasco, nesta segunda-feira, ela caiu para 35,2%. Vale lembrar que o time carioca vinha mantendo nove pontos na liderança da competição. E agora está empatado com o Palmeiras, em 59, e com um jogo a menos.
Em contrapartida, Red Bull Bragantino e Palmeiras multiplicam suas chances de conquista do Brasileirão. A equipe do interior paulista tem 32,3% (antes eram 20%), tendo o mesmo número de jogos que o Botafogo (31). E um confronto direto com o time de General Severiano. Já o conjunto alviverde, liderado por Abel Ferreira, que atuou 32 vezes até aqui, aparece com 25,4% (na rodada passada, eram 13,6%) de ganhar o título. O Palmeiras é o atual campeão brasileiro.
Quem ainda aparece com números notáveis na luta pelo troféu são Grêmio (5,1%), Flamengo (1,6%) e Atlético-MG (0,4%), mas com chances mais reduzidas. A disputa por uma vaga na próxima edição da Libertadores tem favoritos claros, com Botafogo, Palmeiras e Red Bull Bragantino praticamente garantidos no torneio sul-americano. Fluminense e São Paulo estão classificados por causa das conquistas da Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente.
As próximas duas rodadas, que antecedem a paralisação por jogos das seleções na Data Fifa, devem ser cruciais para a definição na parte de cima da tabela do Brasileirão. Estão agendados confrontos diretos envolvendo os principais concorrentes ao troféu. Veja a tabela completa do torneio aqui.
Na parte de baixo da classificação, o Santos perdeu a oportunidade de abrir distância da zona de rebaixamento ao empatar sem gols com o Cuiabá na Vila Belmiro, também nesta segunda. Assim, passará mais dias tensos. A probabilidade de rebaixamento aumentou um pouco e agora é de 21,4%. Quem corre risco ainda maior de queda é o Cruzeiro, que perdeu em casa para o Internacional e agora tem 24% de possibilidade de voltar para a Série B, de onde saiu nesta temporada. Ronaldo, dono do time, está preocupado. O Corinthians foi derrotado pelo Bragantino em Bragança Paulista na rodada, mas precisa de poucos pontos para evitar cair para a segunda divisão. A probabilidade é de 8,9%.
O Vasco, com a importante vitória sobre o líder Botafogo em São Januário, reduziu um pouco o risco de amargar seu quinto rebaixamento, passando a ser de 36,1%, um pouco maior do que o do Bahia, que perdeu para o Grêmio e tem 31,4% de possibilidade de jogar a Série B em 2024.
O Goiás venceu na rodada, mas ainda é alto seu risco de queda: 69.1%. O Coritiba tem 99,9% de ir para a segunda divisão e o lanterna América-MG, 100%. Veja as estatísticas divulgadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):
Probabilidades de título do Brasileirão 2023
- Botafogo - 35,2%
- Red Bull Bragantino - 32,3%
- Palmeiras - 25,4%
- Grêmio - 5,1%
- Flamengo - 1,6%
- Atlético-MG - 0,4%
Chances de vaga na Libertadores 2024
- Botafogo - 99,91%
- Palmeiras - 99,91%
- Red Bull Bragantino - 99,78%
- Grêmio - 97,6%
- Flamengo - 85,8%
- Atlético-MG - 84,9%
- Athletico-PR - 27,5%
- Fortaleza - 3,5%
Risco de rebaixamento no Brasileirão 2023
- América-MG: 100%
- Coritiba: 99,9%
- Goiás: 69,1%
- Vasco: 36,1%
- Bahia: 31,4%
- Cruzeiro: 24%
- Santos: 21,4%
- Corinthians: 8,9%
- Cuiabá: 4,9%
- Inter: 1,8%
- São Paulo: 1,6%