Não há consenso em relação ao retorno dos Estaduais no Brasil ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. Nem regra única. Por causa das dimensões continentais do País, a situação epidemiológica das diferentes regiões brasileiras está em diferente estágios. Isso impede uma unanimidade em relação à volta do futebol. A CBF deixou o problema para federações e clubes.
Dentre os 26 Estados, mais o Distrito Federal, apenas o Campeonato Carioca voltou nesta quinta-feira, com Bangu e Flamengo. O Catarinense também tem data definida para o retorno. Algumas federações do Norte e Nordeste estudam transferir retomar os Estaduais apenas mais perto do fim do ano, numa tentativa de emendar o torneio com o início de uma pré-temporada de 2021.
A maioria, por sua vez, planeja restabelecer os torneios regionais entre metade de julho e o início de agosto. Contudo, dependem do aval das autoridades sanitárias locais. No meio destes emaranhados de decisões autônomas, o Campeonato Amazonense foi encerrado. As decisões devem ser anunciadas nas próximas semanas.
Confira situação dos Estaduais
Região Norte
Acre
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) se reuniu com os dirigentes dos clubes participantes do torneio estadual, na última terça-feira, dia 16, e apresentou uma proposta para retomada da competição em meados de julho. Um protocolo com as medidas exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a realização das partidas, já foi entregue.
Amapá
A Federação Amapaense de Futebol (FAF) e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) se reuniram na última segunda-feira, dia 15, para discutir os trâmites necessários ao retorno dos clubes aos gramados. A decisão dependerá da evolução da pandemia no Amapá.
Amazonas
O Campeonato Amazonense foi encerrado em março.
Pará
A Comissão de Segurança no Combate à Covid-19 da Federação Paraense de Futebol (FPF) enviou na última terça-feira, dia 16, o protocolo de retomada dos jogos no Pará. O documento será analisado pelo governo estadual.
Rondônia
O Campeonato Rondoniense deverá ser retomado em novembro, segundo a Federação Rondoniense de Futebol (FRF).
Roraima
Ainda não há previsão para a retomada das competições. A Federação Roraimense de Futebol (FRF) aguarda a situação epidemiológica do Estado melhorar.
Tocantins
Não há previsão de retorno do Campeonato Tocantinense. Apenas Tocantinópolis, Interporto e Palmas confirmaram que poderão regressar aos gramados.
Região Nordeste
Alagoas
Datas para a retomada do Campeonato Alagoano ainda são discutidas.
Bahia
Clubes baianos esperam a liberação das autoridades sanitárias, para volta dos trabalhos nos centros de treinamentos. Espera-se que o Campeonato Baiano seja retomado em julho.
Ceará
A Federação Cearense de Futebol (FCF) afirma que ainda não há data definida para a volta do Campeonato Cearense. Contudo, acredita-se que a competição seja retomada junto com a última fase do plano de retomada econômica anunciado pelo Governo do Estado do Ceará, prevista para acontecer no dia 20 de julho. Equipes já estão autorizadas a treinar.
Maranhão
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) pretende recomeçar o Campeonato Maranhense no início de agosto. A volta das sessões de treinamento acontecerá a partir do dia 22 de junho. A retomada da competição, no entanto, dependerá da situação epidemiológica do Maranhão.
Paraíba
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes que disputam o Campeonato Paraibano se reuniram na quinta-feira, na sede da FPF, para discutir a retomada do torneio. A FPF e alguns clubes projetam a realização de um complemento do Campeonato Paraibano entre 5 e 26 de julho. Tudo dependerá do aval das autoridades sanitárias da Paraíba.
Pernambuco
O Governo de Pernambuco autorizou o retorno dos treinamentos presenciais para o último dia 15. O Campeonato Pernambucano deverá ser retomado no dia 28 de junho. Contudo, a retomada dependerá da evolução da doença no Estado.
Rio Grande do Norte
Ainda não há previsão para a retomada do Campeonato Potiguar. A Federação Norte-rio-grandense de futebol (FNF) estuda restabelecer as sessões de treinamento ainda em junho, todavia, isso dependerá do aval das autoridades sanitárias locais.
Piauí
O Campeonato Piauiense não será retomado antes do 22 de junho. O decreto emergencial que proíbe a realização de atividades esportivas foi estendido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Devido a isso, a competição poderá ser restabelecida em novembro. A ideia seria juntar o torneio estadual com a pré-temporada de 2021. Esta saída será discutida no próximo dia 24.
Sergipe
O Presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, definiu, em reunião com os clubes participantes do Campeonato Sergipano, que a competição estadual será restabelecida no próximo dia 25. A data, porém, está sujeita a alterações conforme a evolução da situação epidemiológica de Sergipe.
Região Centro-Oeste
Brasília
Espera-se que o Campeonato Brasiliense seja retomado em meados de julho. Clubes que disputam a competição aguardam uma autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) para a volta dos treinos nos CTs.
Goiás
O Campeonato Goiano não deverá ser restabelecido em julho. A Federação Goiana de Futebol (FGF) estuda a viabilização de um quadrangular com as equipes da capital.
Mato Grosso
O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, já veio a público manifestar que não está disposto a decretar o encerramento do Campeonato Mato-grossense. O secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Alan Kardec, estuda a possibilidade de o torneio ser concluído a partir de outubro.
Mato Grosso do Sul
Em abril, o diretor de competições da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) afirmou à TV Morena que o torneio deverá ser retomado apenas em julho.
Região Sudeste
Espírito Santo
O presidente da Federação do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, diz que este não é o momento de se pensar na volta da primeira e segunda divisão do Campeonato Capixaba. Portanto, não há previsão de retorno da competição estadual.
Minas Gerais
A Federação Mineira de Futebol (FMF) quer restabelecer a competição estadual no dia 26 de julho. A decisão, porém, irá depender das autoridades sanitárias locais. Cogita-se que as partidas sejam realizadas em uma única cidade. Os confrontos ocorreriam no meio e no fim de semana. Desta forma, o torneio seria encerrado entre a primeira e a segunda semana de agosto.
Rio de Janeiro
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) definiu a volta do Campeonato Carioca após forte pressão do Flamengo. Botafogo e Fluminense são contrários ao restabelecimento da competição, que voltou nesta quinta-feira.
São Paulo
O governador João Doria liberou os clubes da primeira divisão do Campeonato Paulista para retomar suas sessões de treinamento a partir do dia 1ª de julho. A Federação Paulista de Futebol, no entanto, não ficou satisfeita com o anúncio. A entidade máxima do futebol de São Paulo afirmou que a data estabelecida pelo governador é "distante" e diz que não há "explicação plausível e científica" para tal decisão. O retorno do torneio ainda não foi discutido.
Região Sul
Paraná
Na última segunda-feira, a Prefeitura paranaense cogitou realizar a liberação dos treinos. No dia seguinte, o Athletico-PR retomou suas atividades. Contudo, na quarta-feira, dia 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba descartou que irá afrouxar as medidas de prevenção à covid-19 e impediu o clube de exercer suas sessões de treinamento. É possível que o Campeonato Paranaense seja retomado em julho.
Santa Catarina
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou a retomada do campeonato estadual para o dia 8 de julho.
Rio Grande do Sul
Especula-se que o campeonato estadual seja retomado em meados de julho, em data agendada.