Com o fim da Premier League, todas as grandes ligas europeias já têm seus campeões definidos, bem como os times que vão ser os representantes delas na Champions League de 2024-25.
Para a próxima temporada, a competição terá um novo formato, aumentando o número de participantes de 32 para 36. Além disso, a Champions abandona o sistema de 8 grupos de 4 clubes, tendo uma primeira fase em grupo único, onde cada time terá 8 adversários. Os oito melhores times avançam para as oitavas de final, enquanto aqueles de 9º a 24º na classificação disputam um mata-mata para ver quem fica com uma das oito vagas restantes no mata-mata.
Pelo aumento do número de participantes, uma vaga extra foi anunciada antes da temporada para duas das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) a depender do coeficiente Uefa de 2023-24, baseado nas campanhas dos clubes dos respectivos países na Champions, Europa League e Conference League. Com isso, a Serie A italiana e a Bundesliga têm seus cinco primeiros colocados da atual temporada com uma vaga na UCL de 2024-25.
Os campeões da Champions League e Europa League garantem uma vaga na fase de grupos também. Porém, como os 4 times envolvidos nas finais já conseguiram isso através de suas ligas, duas vagas
Quais times estão já garantidos na Champions League?
INGLATERRA: Manchester City, Arsenal, Liverpool, Aston Villa
ESPANHA: Real Madrid, Barcelona, Girona, Atlético de Madrid
ITÁLIA: Inter de Milão, Milan, Bologna, Juventus e Atalanta
ALEMANHA: Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Leipzig, Stuttgart, Borussia Dortmund (Frankfurt, se o Dortmund ganhar a Champions League)
FRANÇA: PSG, Monaco + 3º colocado do Francês
HOLANDA: PSV, Feyenoord
PORTUGAL: Sporting Lisboa
ESCÓCIA: Celtic
BÉLGICA: Campeão belga
ÁUSTRIA: Campeão austríaco
PLAY-OFFS: 7 vagas via play-offs da Champions League