O técnico Dorival Júnior convocou a seleção brasileira para os duelos com Equador e Paraguai, marcados para os dias 6 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. As principais novidades da lista são o retorno de Pedro, do Flamengo, e a inclusão de Estêvão, atacante do Palmeiras de apenas 17 anos, e Luiz Henrique, 23, uma das principais contratações do Botafogo nesta temporada e destaque do clube carioca.
O treinador precisou fazer uma mudança, com o corte do lateral-direito Yan Couto, em 29 de agosto, por problemas clínicos do lateral. O substituto escolhido foi William, do Cruzeiro. Ele foi revelado no Internacional e se transferiu para o Wolfsburg, da Alemanha, em 2018. Ele voltou ao Brasil em 2023. Desde então, o lateral de 29 anos defende o Cruzeiro. William foi campeão olímpico nos Jogos do Rio em 2016.
As partidas em questão serão as primeiras após a frustrante participação do Brasil na Copa América, encerrada com eliminação para o Uruguai nas quartas de final, em jogo decidido nos pênaltis depois de empate sem gols no tempo normal.
Nas Eliminatórias, o desempenho é preocupante, pois a seleção ocupa o sexto lugar, com sete pontos, última colocação que dá vaga direta à Copa dos Estados Unidos, Canadá e México. O Equador é o quinto, com oito, e o Paraguai é o sétimo, com cinco.
Leia também
De acordo com a CBF, a data da convocação e das partidas influenciou na escolha dos nomes, já que a temporada europeia 2024/2025 está em seu início, enquanto o Brasileirão começa a se encaminhar para a reta final. O grupo vai se concentrar em Curitiba, no CT do Athletico-PR, para enfrentar o Equador no Couto Pereira, antes de seguir para Assunção, onde encara o Paraguai.
A lista divulgada por Dorival nesta sexta tem seis jogadores que atuam no futebol brasileiro, e o Flamengo é o único com mais de um representante, pois emplacou as convocações do atacante Pedro e do volante Gérson, que não jogaram a Copa América, mas já defenderam a seleção em outras ocasiões.
Na época do torneio continental, a ausência de Pedro foi bastante questionada. Atualmente, ele está se recuperando de um lesão no músculo posterior da coxa esquerda, sofrida na vitória por 2 a 0 sobre o Bolívar, há pouco mais de uma semana.
“O Dr. Rodrigo Lasmar esteve ontem na sede da CBF conosco, eles fazem este contato não só com os atletas, mas com os clubes. Foi feita a consulta ao departamento médico do Flamengo. Existe um otimismo de que ele volte em breve. Foi relacionado, mas sabemos que, se no final ele não estiver nas melhores condições, obviamente que o substituiremos”, afirmou Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF.
As duas principais novidades também são de times do País. Luiz Henrique, do Botafogo, e Estêvão, do Palmeiras, foram convocados pela primeira vez para defender a seleção profissional. Os outros representantes de times brasileiros são André, do Fluminense, e Guilherme Arana, do Atlético-MG.
Cinco jogadores que estiveram na Copa América não entraram na lista: Douglas Luiz (Juventus), Andreas Pereira (Fulham), Raphinha (Barcelona), Martinelli (Fluminense) e Evanilson (Porto).
“Uma estreia numa eliminatória é um momento importante. Foi um período importante da Copa América. Acredito em processos e etapas. Acredito que, quando respeitadas, acabam em bons resultados. Pediam uma reformulação, é tudo que nos fizemos, dentro de uma concepção e o entendimento daqueles que estejam em melhores condições. Depois de uma avaliação criteriosa, buscamos a melhor convocação possível”, disse Dorival.
Veja a lista de convocados da seleção brasileira pra as Eliminatórias da Copa do Mundo:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Éderson (Manchester City).
- Zagueiros: Lucas Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG).
- Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG), e Wendell (Porto).
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gérson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid).
- Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid).