O interesse pelos Campeonatos Estaduais é bastante debatido no cenário do futebol brasileiro. Há muitos argumentos a favor, contra e, principalmente, pela reformulação do modelo de disputa. Esse debate afeta também os anseios das televisões em transmitirem os eventos e impacta diretamente na relação entre o torcedor e seu time do coração.
Tomando por base o Campeonato Paulista, o principal Estadual do País, desde 2022 a Globo não transmite mais o evento. A Record venceu a concorrência pelos jogos na TV aberta até 2025, com a TNT exibindo partidas na TV fechada, além do YouTube e os serviços de streaming do Paulistão Play, HBO Max e do Premiere (que pertence ao Grupo Globo e não permanece na parceria para a atual temporada). As partidas dançam pelos canais e o torcedor tem dificuldades para encontrar o jogo do seu time.
Para a edição deste ano, os jogos do pacote do YouTube passaram a ser transmitidos pelo canal do produtor de conteúdo Casimiro Miguel, a CazéTV. O acordo ainda teve um incremento com a saída do Premiere, ampliando o número de jogos na plataforma de vídeos.
Na 7ª rodada do Paulistão, que acontece neste fim de semana de carnaval, a divisão dos jogos por emissoras será a seguinte: a TNT tem direito a um jogo exclusivo e a uma partida exibida com o Paulistão Play. A Record tem direito a um jogo, também com transmissão do serviço de streaming do Estadual. Os cinco duelos restantes ficam a cargo da CazéTV e do Paulistão Play. Há uma pulverização na transmissão das partidas. Confira:
Sábado - 10/02
- 18h - Ponte Preta x São Paulo - TNT e HBO Max
- 20h15 - Red Bull Bragantino x São Bernardo - TNT, HBO Max e Paulistão Play
Domingo - 11/02
- 16h - Corinthians x Portuguesa - CazéTV e Paulistão Play
- 16h - Inter de Limeira x Botafogo de Ribeirão Preto - CazéTV e Paulistão Play
- 18h - Mirassol x Santos - Record e Paulistão Play
- 18h - Água Santa x Ituano - CazéTV e Paulistão Play
Segunda-feira - 12/02
- 19h - Santo André x Palmeiras - CazéTV e Paulistão Play
- 21h - Novorizontino x Guarani - CazéTV e Paulistão Play
Comunicação é a essência para alcançar diferentes torcedores
Há mais opções para acompanhar as partidas do seu time, mas com tantas emissoras e streaming com direito de transmissão, o torcedor se sente muitas vezes confuso para descobrir onde assistir aos jogos. O Estadão montou uma lista de emissoras que mostram os principais eventos futebolísticos de 2024, veja aqui.
“Pulverizar os direitos proporciona o acesso através de diferenças plataformas ao conteúdo, além de seguir uma tendência dos mercados mais avançados, todavia, é importante ser efetivo na comunicação para que o público acesse ao conteúdo e aos poucos se familiarize com a nova tendência por aqui”, diz Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo. O torcedor tem também de gastar mais para ver seu time em ação.
As transmissões na Record e no YouTube são gratuitas, basta ter um televisor ou um celular. No caso da TNT, é necessário adquirir algum pacote de tevê por assinatura ou assinar a HBO Max, que custa R$ 34,90 por mês ou R$ 239,90 por ano. Já o Paulistão Play custa R$ 19,90 por mês ou R$ 49,90 em um modelo que vale pelo torneio todo.
“Estamos no terceiro ano consecutivo com o novo modelo de transmissões multiplataformas. A visibilidade é crescente, de modo a oferecer ao torcedor mais opções de transmissões, com muito mais jogos ao vivo em plataformas gratuitas, contemplando os 16 clubes participantes. Jamais alcançamos números tão expressivos e relevantes, abrangendo desde os mais jovens torcedores até o público tradicional. Mais de 100 milhões de pessoas assistiram aos jogos do Paulistão 2023, um aumento de 105% em relação à edição de 2022″, afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos. Por ora, ele defende uma tendência que não deve mudar dentro da entidade.
No restante do Brasil, as transmissões também ficaram mais pulverizadas. O Grupo Globo não deixou de ser um player importante e exibe partidas dos Campeonatos Mineiro, Gaúcho e do Vasco no Cariocão, por exemplo. Afiliadas da emissora carioca também adquiriram direitos de Estaduais, como a TV Verdes Mares, no Ceará, as TVs Cabo Branco e Paraíba, no Estado homônimo.
Premiação no Paulistão é impulsionada por receitas de marketing e transmissões
No Paulistão, os valores referentes a direitos de transmissão e marketing aumentaram em 20% em comparação com a temporada passada. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos esperam receber ao menos R$ 40 milhões em 2024. “O futebol, como um todo, está atrás de dinheiro. Vale reforçar que, para que seja bom para todos, existe sempre a necessidade de uma competição forte e organizada. É claro que ainda estamos atrasados neste pilar de transmissão, mas os movimentos que aconteceram nos últimos anos trazem uma certa evolução, onde ficamos décadas vendo o mercado mundial evoluir consideravelmente”, defende Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
Em um levantamento feito até a quarta rodada do Paulistão 2024 pela IDados, ficou registrado um crescimento de 456% na audiência do Estadual no YouTube. Neste ano, a CazéTV tem, em média, 1.726.542 milhão de espectadores por jogo. A transmissão do clássico entre Corinthians e São Paulo, no dia 30 de janeiro, se tornou a maior live da história do futebol brasileiro, com média de 4,6 milhões de pessoas simultaneamente.
Lei do Mandante altera direitos de transmissão no Brasil
A “Lei do Mandante”, em vigor desde 2021, tem protagonismo na relação entre torcedor e clube. A partir dela, ficou autorizado que o clube mandante negocie o direito de transmissão do jogo sem que haja acordo com o visitante. Até então, os dois clubes precisavam ter um acordo com a mesma emissora para que o jogo fosse exibido.
Com os acordos individualizados, o torcedor experimentou assistir às partidas de seu time no Grupo Globo, com a exceção pontual em visitas ao Athletico-PR, que fechou acordo com TNT na TV fechada e CazéTV, YouTube e a Globo na TV aberta. Se a emissora carioca não tinha o interesse de mostrar o duelo, ele ficava restrito à HBO e à CazéTV. Por ora, os clubes estão contentes com o dinheiro que estão recebendo e as entidades entendem que estão trabalhando para levar o produto para mais gente, como mostram os números da Federação Paulista.