O Flamengo mostrou bom futebol e até saiu na frente, mas acabou conhecendo a terceira derrota seguida no Brasileirão em quatro partidas, o que não acontecia havia quase um ano - a última vez foi entre as rodadas nove e onze de 2022. Na tarde deste domingo, o time acabou derrotado, de virada, pelo Athletico-PR, pelo placar de 2 a 1 na Arena da Baixada. Gabigol, de pênalti, abriu o placar, mas Vitor Roque e Erick deram a vitória ao mandante.
Com o resultado, o Flamengo chegou ao quarto jogo seguido sem vencer, contando também o empate com o Racing, da Argentina, pela Copa Libertadores no meio de semana, e aparece na parte debaixo da tabela do Brasileirão, com três pontos. O Athletico-PR se reabilitou após duas derrotas seguidas e aparece acima, com seis pontos.
Mesmo jogando fora de casa, o Flamengo começou a partida controlando bem a bola e dominando as jogadas ofensivas. Tanto que não demorou para abrir o placar. Aos 14 minutos, Everton fez bela jogada, invadiu a área e foi derrubado por Fernandinho. O árbitro marcou pênalti. Gabigol foi para a cobrança e não desperdiçou.
A resposta do Athletico também veio em forma de gol. Aos 28 minutos, o próprio Fernandinho avançou pela direita e cruzou. Vitor Roque foi tentar dominar, mas acabou resvalando na bola e enganando o goleiro Santos, que estava adiantado. Nos minutos finais, o duelo seguiu movimentado, mas o primeiro tempo terminou empatado.
Na volta do intervalo, o Flamengo voltou a mostrar superioridade e só não ficou à frente no placar por conta de um milagre do goleiro Bento. Aos 15 minutos, Gabigol fez o pivô e encontrou Everton, que chegou chutando cruzado de primeira, mas o camisa 1 do Athletico foi buscar no cantinho.
Aos 22 minutos foi a vez de Gabigol ter a chance de ampliar. Matheus França lançou o atacante na entrada da área. Ele soltou a bomba, mas Bento fez mais uma boa defesa. Já o Athletico até chegou a balançar as redes aos 29 minutos, mais uma vez com Vitor Roque, mas o árbitro viu impedimento no lance e invalidou o gol.
Aos 34 minutos, porém, o time da casa conseguiu chegar ao gol da virada e da vitória. Khellven cruzou, Santos foi espalmar e mandou a bola nos pés de Erick, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. A partir daí, o Flamengo se lançou ao ataque em busca do empate, mas sem sucesso. Os dois times voltam a campo já na quarta-feira (10) para a disputa da quinta rodada do Brasileirão. Logo às 19h, o Athletico-PR visita o Internacional, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Mais tarde, às 20h, o Flamengo recebe o Goiás, no Maracanã.
Provocações
A torcida do Athletico-PR provocou o atacante Gabigol. Um cartaz era direcionado ao camisa 10 rubro-negro: “Gabigol, nossa grama vale mais que você”. Ainda em campo, jogador do Flamengo “lustrou” o patch de campeão da Copa do Brasil na camisa. Depois da vitória do time paranaense, as provocações continuaram. O perfil oficial do clube fez um post irônico sobre reclamações do gramado da Arena da Baixada. Gabigol retuitou fazendo alusão à Libertadores conquistada pelo Flamengo contra o rival, em 2022, com gol de Gabriel.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 2 X 1 FLAMENGO
ATHLETICO-PR - Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Christian (Bryan García); Terans (Pablo), Vitor Roque (Canobbio) e Rômulo (Thiago Andrade). Técnico: Paulo Turra.
FLAMENGO - Santos (Matheus Cunha); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia (Victor Hugo) e Everton Ribeiro (Arrascaeta); Matheus França (Marinho), Gabigol e Everton. Técnico: Jorge Sampaoli.
GOLS - Gabigol, aos 14 minutos, e Vitor Roque, aos 28 minutos do primeiro tempo; Erick aos 34 minutos, do segundo tempo.
ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).
CARTÕES AMARELOS - Erick e Fernandinho (Athletico-PR) e Erick Pulgar e Gabigol (Flamengo).
RENDA - Não disponível.
PÚBLICO - 32.949 torcedores
LOCAL - Arena da Baixada, em Curitiba (PR).