Depois de chegar no Real Madrid no meio do ano com status de estrela e emplacar uma boa sequência marcando gols, Endrick viveu um limbo no clube espanhol, e perdeu espaço na equipe. O brasileiro ficou mais de um mês sem entrar em campo. A falta de oportunidades fez com que o jornal espanhol Marca colocasse ele entre as 10 maiores decepções da temporada. Além de Endrick, outro nome que atuou no futebol brasileiro está na lista: James Rodríguez. O meia trocou o São Paulo pelo Rayo Vallecano, mas não teve bom desempenho até aqui.
Endrick foi recebido em julho no Real Madrid com grande festa no Santiago Bernabéu e com gols na La Liga e na Champions League, parecia que havia tido uma rápida adaptação. O atacante de 18 anos, porém, não teve mais oportunidades com o treinador Carlo Ancelotti, que repetiu nas entrevistas que o brasileiro teria que ter “paciência” e “continuar trabalhando”.
“Endrick não é o novo Joselu do Real Madrid. Não poderia ser pelo seu perfil e não tem sido pelo seu desempenho diante do gol adversário. A seu favor tem a idade, 18 anos, algo que lhe dá uma margem infinita de confiança”, escreveu o jornal sobre o ex-jogador do Palmeiras.
“Ancelotti, depois do início errático da equipe, lhe deu 123 minutos de jogo no campeonato. O atacante brasileiro marcou um gol e sua presença nos últimos dias se tornou difícil. O espelho de Vinicius Jr. pode ser a sua melhor vitamina para um jogador de futebol de quem se espera muito”, concluiu.
Com James Rodríguez o Marca foi mais incisivo. O jogador, que já não tinha conseguido uma sequência brilhante no São Paulo foi para o Rayo Vallecano em busca de mais oportunidades. Apesar de não ter se destacado no futebol brasileiro, ele foi bem com a seleção colombiana na Copa América, sendo eleito o melhor jogador da competição.
“Este pode ser o caso mais marcante. James Rodríguez, dono de um pé esquerdo poderoso, desembarcou em Vallecas com o recente aval de MVP da Copa América. No Rayo encontrou um bloqueio e uma posição em que Iñigo Pérez prefere Isi”, afirmou o jornal sobre o jogador que não entra em campo desde o dia 8 de novembro.
“A ruptura entre ‘10′ e Rayo parece inevitável. Nos seus 143 minutos não marcou nem deixou vestígios da sua qualidade. Seu futuro aponta fora do time”, enfatizou o Marca.
Além de Endrick e James Rodríguez, Iheanacho (Sevilla), Frank De Jong (Barcelona), Álvaro Valles (Las Palmas), Ansu Fati (Barcelona), Haller (Leganés), Raúl de Tomás (Rayo Vallecano), Sadiq (Real Sociedad) e Januzaj (Las Palmas), fecham a lista das 10 maiores decepções do futebol espanhol, segundo o Marca.