Com a morte de um dos mais lendários esportistas do futebol, o ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo, na noite desta sexta-feira, 5, aos 92 anos, times, jogadores em atividade, ex-atletas, clubes de futebol e entidades esportivas se mobilizaram para homenagear o único tetracampeão do mundo. Ele estava internado no Hospital Barra D’Or desde o dia 26 de dezembro. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
A morte foi comunicada pelo perfil oficial de Zagallo no Instagram. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano, ídolo gigante”, diz a nota.
Dentre os tributos ao Velho Lobo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, prestou solidariedade aos familiares e decretou luto de sete dias pela morte. Além disso, Rodrigues determinou um minuto de silêncio em todas as partidas da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Nordeste, que começa neste sábado, 6. A Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano, também se manifestou e ressaltou que o ex-jogador foi o único tetracampeão mundial como jogador, técnico e assistente.
O campeão mundial em 94 pela seleção brasileira, treinador e ex-jogador, Cláudio Ibraim, o Branco, agradeceu ao amigo e afirmou que o ex-jogador será eternamente reverenciado. “Tive a honra de aprender muito contigo”, disse.
O atacante de Fortaleza, Marinho, publicou um vídeo carinhoso ao lado do ex-atleta e outras fotos em diversas visitas ao colega. “Essa notícia me pegou de surpresa. Escrevo essa legenda com lágrimas nos olhos”, disse o jogador, que afirmou ter convivido com Zagallo em seus últimos anos. “Apenas agradecer por cada minuto contigo”, escreveu.
O ex-lateral, Athirson, que foi convocado por Zagallo para jogar na seleção, também o homenageou. “Campeão dentro e fora de campo”, disse ele.
Clubes brasileiros prestam homenagens
Diversos times se solidarizaram e homenagearam o ex-jogador, dentre eles alguns pelos quais o esportista passou como jogador e também treinador, como Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense. Veja publicações:
“O esporte brasileiro tem no tetracampeão mundial Zagallo um pioneiro e um recordista. O Flamengo tem em Zagallo um ídolo histórico”, escreveu o Flamengo, time no qual o ex-jogador passou por três vezes.
“Uma verdadeira lenda do futebol brasileiro”, escreveu o Botafogo, que recebeu o esportista por quatro vezes em sua carreira. O clube também destacou a homenagem que o esportista recebeu em vida no Estádio Nilton Santos, com a estátua inaugurada em 2013.
Outro clube que recebeu o ex-atleta e fez questão da prestação de homenagem foi o Fluminense que afirmou ser “uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial e campeão pelo Tricolor”.
Outros clubes, apesar de não terem tido a presença do esportista em sua trajetória, também se solidarizaram em homenagens nas redes sociais. Dentre eles, o São Paulo FC que colocou o ex-atleta como alguém que “marcou história” no futebol.
O Santos FC compartilhou uma foto do esportista com o Pelé: “O nosso Rei Pelé te espera no reino sagrado”, disse o clube.
O Atlético Mineiro afirmou que o futebol “se despede de um dos seus grandes nomes”, com a partida do ex-treinador e o chamou de “grande ídolo nacional”.
O Coritiba também destacou os títulos de Zagallo e prestou condolências aos familiares. “Estará marcado para sempre na história”, escreveu.
“Um Imortal das quatro linhas, um símbolo do futebol brasileiro”, escreveu o Grêmio por meio do X, antigo Twitter.