Memphis Depay foi apresentado à torcida do Corinthians nesta quarta-feira, 11, na Neo Química Arena, antes de duelo com o Juventude, pela Copa do Brasil. A partida rendeu a classificação da equipe à semifinal da competição – irá enfrentar quem passar do confronto entre Flamengo e Bahia, nesta quinta –, mas o atacante não é presença garantida na próxima fase. Isto porque o clube não conseguiu inscrevê-lo antes do fim do prazo. No entanto, ainda busca um entendimento junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O atacante holandês assinou o contrato ainda na Europa e o Corinthians correu com toda a documentação para tentar inscrevê-lo na Copa do Brasil. A CBF permitiu que os clubes reforçassem seus elencos até segunda-feira, 9. Para contratações vindas do exterior – como é o caso de Memphis –, até às 23h59 (de Brasília). Entretanto, a última papelada, que deveria vir da Federação Espanhola e do Atlético de Madrid, que defendeu antes de chegar ao Brasil, não foi entregue a tempo.
Leia Também:
Corinthians erra tempo de contrato de Memphis Depay em anúncio do atacante
Memphis Depay usará camisa 94 no Corinthians e é apresentado com traje de gala e show de fogos
Corinthians pedirá que árbitro de polêmicas contra Juventude não apite mais jogos da equipe
Corinthians é persistente, bate Juventude no minuto final e vai à semi da Copa do Brasil
Memphis teve a situação regularizada no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) na manhã de terça-feira, que impediu que o Corinthians o inscrevesse na Copa do Brasil. Entretanto, pelo contrato do holandês ter se iniciado na segunda-feira – como consta no sistema da entidade –, o clube tenta a última cartada para contar com o atleta.
Mesmo se o Corinthians tivesse conseguido finalizar os trâmites legais, o atacante não estaria disponível para o duelo com o Juventude. O imbróglio se dá para a regularização da situação de Memphis para a semifinal. Neste, por enquanto, ele não poderá reforçar a equipe, pelo prazo da CBF.
Para a CBF, permitir que Memphis jogue a semifinal poderia abrir uma brecha no regulamento específico da Copa do Brasil a ser aproveitada por outros clubes no futuro. Por isso, mesmo que o departamento jurídico do clube ainda tente, não há indícios, neste momento, de que surtirá efeito a manifestação corintiana.
No Campeonato Brasileiro, o holandês já pode fazer sua estreia neste sábado, no estádio Nilton Santos, contra o Botafogo; na Sul-Americana, o prazo para inscrevê-lo se encerra na sexta-feira, 13. Memphis terá contrato até 2026 e custará cerca de R$ 70 milhões aos cofres alvinegros – impulsionado pelo aporte patrocinadora máster Esportes da Sorte. A marca garantiu ao clube que poderá arcar com os valores acordados em julho, mesmo com a investigação em curso contra Darwin Filho, pela Polícia Civil.
“Fizeram um esforço enorme apara contratá-lo. Vimos como esse jogador transcende. Esperamos ele bem o mais rápido possível”, disse Ramón Díaz, técnico do Corinthians, após duelo com o Juventude. “É um quadro muito importante. Ver a trajetória europeia que ele tem, nos dá um salto de qualidade. Vamos mostrar para ele o que é o Corinthians, o que é o futebol brasileiro”.
Memphis irá adotar a camisa 94 no Corinthians – em referência ao ano em que nasceu. Nesta quarta-feira, além de acompanhar a classificação corintiana na Neo Química Arena, foi recebido por torcedores no aeroporto de Guarulhos, visitou as instalações e o memorial do clube. Também interagiu com membros das torcidas organizadas na Fazendinha, antigo estádio do Corinthians.