Fora da Copa Libertadores desde 2016, os times mexicanos podem retornar ao torneio e isso afetaria diretamente o futebol brasileiro. Além do grau de dificuldade da competição aumentar, o retorno dos clubes do México também deve diminuir o número de vaga para os times de Brasil e Argentina na competição organizada pela Conmebol.
O presidente-executivo da Liga MX, Enrique Bonilla, responsável pelo Campeonato Mexicano, comentou sobre a possibilidade em questão. "Tenho conversas abertas com o presidente Alejandro Domínguez, comentou o dirigente se referindo ao presidente da Conmebol, nesse sentido".
Os times mexicanos estão fora da Libertadores desde a edição de 2016. Caso eles voltem, a ideia seria que o país tivesse duas vagas, que hoje estão nas mãos do futebol brasileiro e argentino. Vale lembrar que os clubes do México nunca conquistaram a Libertadores, mas já fizeram boas campanhas. Em 2001, por exemplo, o Cruz Azul chegou à decisão e perdeu para o Boca Juniors. Em 2015, foi a vez de o Tigres também ir para a final e parar diante do River Plate.