Ronaldinho Gaúcho sempre demonstrou gosto pela música, sobretudo os ritmos típicos do Brasil, como o pagode. O jogador duas vezes eleito melhor do mundo ficou conhecido por comemorações, como passos de samba, ou com o gesto de hang loose. O craque revelou que o “sinal do Ronaldinho” teve origem em uma música do Molejo. Anderson Leonardo, vocalista do grupo, morreu nesta sexta-feira, dia 26, aos 51 anos.
“Começou sem querer. Era uma música do grupo Molejo. Nas comemorações dos meus gols, eu começava a dançar ‘Qual é, qual é', que era do Molejão. A partir dali, todos os gols eu comecei a comemorar daquela forma, e aí virou a marca para o resto da vida”, disse Ronaldinho, em entrevista ao canal Desimpedidos, em 2018.
A música em questão é “Samba Rock do Molejão” e foi lançada no quinto disco do grupo, o “Família”, lançado em 1998. Coincidentemente, foi no mesmo ano em que Ronaldinho estreou profissionalmente pelo Grêmio. A atribuição do sinal ao ex-jogador é tão forte que na música “Tá Tranquilo Tá Favorável”, de MC Binn, ele menciona o “famoso sinal do Ronaldinho” para se referenciar ao hang loose na coreografia.
Em maio de 2023, o Spotify, patrocinador do Barcelona, fez uma ação em que ídolos do clube faziam playlists com suas músicas preferidas. O brasileiro selecionou 50 faixas no aplicativo, sob o nome de Barça Legends R10. Entre elas, estava Samba Rock do Molejão.
O Molejo fez grande sucesso entre a década de 1990 e o começo dos anos 2000. Anderson Leonardo lutava contra um câncer inguinal desde 2022.