Os olhos do mundo do futebol estão na Arábia Saudita. Depois de contratar Cristiano Ronaldo, Benzema, Kante, Mendy, Roberto Firmino, Fabinho e Mahez, o país contará com Neymar pelos próximos dois anos. O atacante brasileiro foi confirmado como novo camisa 10 do Al-Hilal nesta terça-feira. Contudo, além do jogador ex-PSG, a liga saudita conta com atletas do Brasil em quase todos os times da elite.
No Al-Hilal, Neymar terá a companhia Michael, ex-Flamengo que foi contratado no início de 2022, e Malcom, ex-Zenit, que custou 60 milhões de euros e até a chegada do novo camisa 10 era a contratação mais cara da janela de transferências. Além da dupla brasileira em campo, o astro brasileiro será comandado por Jorge Jesus.
Na temporada 2023/2024, 18 times fazem parte da elite do futebol saudita. Dentre esses times, 15 equipes contam com ao menos um brasileiro no elenco para as partidas do campeonato nacional. Atual campeão nacional, o Al-Ittihad é o mais brasileiro das equipes com quatro atletas. Campeão da Libertadores em 2017, Marcelo Grohe é o goleiro do time desde 2019. Além dele, Igor Coronato, Romarinho e o volante Fabinho fazem parte do elenco.
Confira os demais brasileiros na Liga Saudita:
Al-Taawon
- Mailson - Goleiro
- Andrei Girotto - Zagueiro
- Flavio - Meia
- Mateus - Meia
Al-Hazm
- Bruno Vianna - Zagueiro
- Paulo Ricardo - Meia
- Vina - Meia/Atacante
Al-Ahli
- Roger Ibañez - Zagueiro
- Roberto Firmino - Atacante
Al-Nassr
- Alex Telles - Lateral-esquerdo
- Anderson Talisca - Atacante
Al-Ettifaq
- Paulo Victor - Goleiro
- Vitinho - Atacante
Al-Shabab
- Iago Santos - Zagueiro
- Carlos Júnior - Atacante
Al-Fateh
- Petros - Volante
Al-Raed
- Pablo Santos - Zagueiro
Al-Khaleej
- Fábio Martins - Atacante
Al-Wheda
- Anselmo - Volante
Al- Akhdoud
- Paulo Vítor - Goleiro
Al-Taee
- Victor Braga - Goleiro