O leilão promovido pelo instituto de Neymar na noite desta quinta-feira, dia 22, não teve uma palavra do astro do Paris Saint-Germain sobre sua suposta traição à namorada, Bruna Biancardi, nem comentários de seu pai, Neymar da Silva Santos, a respeito do embargo da construção de um lago de mil metros quadrados na mansão do jogador em Mangaratiba (RJ) devido a diversas infrações ambientais.
Neymar chegou ao evento de mãos dadas com a namorada, Bruna Biancardi, e acompanhado do filho, Davi Lucca. Posou para fotos no tapete vermelho, mas preferiu sair rápido e em silêncio.
Depois, ele comentou sobre vários assuntos em entrevista a BandSports. Discorreu sobre o orgulho de seu instituto que ajuda crianças pobres em Praia Grande, disse aprovar Carlo Ancelotti na seleção brasileira, contou ter saudade de entrar em campo, revelou o desejo de voltar a jogar no Santos um dia e comentou sobre a cobranças que sofre no futebol. “Só cobram de quem pode. Nunca fugi de cobrança nenhuma”, afirmou.
Neymar fez aparições ligeiras no leilão. Primeiro, abriu o jantar com um discurso rápido, de 25 segundos, em que agradeceu a presença dos convidados e pediu para darem lances altos. “Muito negocinho pra cima aí, por favor”, disse, em referência às placas que sinalizam o valor dos lances.
Depois, o craque do PSG foi chamado algumas vezes ao palco para posar para fotos. No fim, ressurgiu para apresentar os últimos lotes ao lado de Deborah Secco e do amigo Jimmy Buttler, o convidado de honra da festa que doou um tênis e uma camisa do Miami Heat para leiloar e que roubou a cena ao se enrolar numa bandeira do Brasil.
O anfitrião da festa não comentou sobre o relacionamento com a namorada. Um dia antes do evento, realizado no Clube Monte Líbano, na zona sul de São Paulo, o atleta publicou um texto para seus 210 milhões de seguidores nas redes em que admitiu o erro com ela, sem, porém, confessar que havia traído a mulher. Bruna está grávida do segundo filho do jogador do PSG.
No texto da foto em que aparece ao lado da namorada, ele pediu desculpas pela “exposição”, e ataques que ela sofreu nos últimos dias e tentou “justificar o injustificável”. “Não precisava. Mas eu preciso de você na nossa vida. Vi o quanto você foi exposta, o quanto você sofreu com tudo isso e o quanto quer estar ao meu lado. E eu ao seu lado”, escreveu o jogador para a namorada.
O atacante do PSG não utiliza o termo “traição” em seu pedido de desculpas, mas admite que errou na relação com sua namorada. “Tudo isso atingiu uma das pessoas mais especiais da minha vida. A mulher que sonhei seguir ao meu lado, mãe do meu filho(a). Atingiu a sua família, que hoje é a minha família. Atingiu a sua intimidade em um momento tão especial que é a maternidade.”
Neymar, que restringe comentários de pessoas que ele não segue em suas publicações no Instagram, recebeu mais de 100 mensagens em seu apoio após admitir o erro em Bruna. Entre eles, Luva de Pedreiro, Nenê, Felipe Prior e Marvvila foram algumas das personalidades que comentaram na nota do atleta.
Infrações ambientais em mansão
Perdurou silêncio também no evento a respeito das sete infrações ambientais descobertas pela Secretaria do Meio Ambiente de Mangaratiba na construção de um lago artificial da mansão do jogador. Os fiscais interditaram a obra na tarde desta quinta-feira, horas antes do evento, após denúncias baseadas em publicações nas redes sociais, que mostravam uma grande construção sendo feita, sem autorização ambiental, na propriedade do atleta.
A fiscalização irritou o pai de Neymar, Neymar da Silva Santos. Ele recebeu voz de prisão por ter desacatado a secretária Shayenne Barreto, mas depois foi liberado.
De acordo com as equipes da prefeitura de Mangaratiba, a construção do gigantesco lago de mil metros quadrados, prevista para terminar no prazo de dez dias, causou sete infrações ambientais: desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização e uso de areia de praia sem autorização ambiental.
O lago foi construído em tempo recorde: apenas dez dias. E seria inaugurado nesta sexta-feira, uma vez que já estava recebendo a parte de decoração. O projeto ambicioso é resultado de uma espécie de desafio proposto pela Genesis Experience, que registrou todas as etapas nas redes sociais da empresa, Gênesis Ecossistemas, incluindo vídeos em que o pai de Neymar aparece.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, será feito, em breve, o parecer das irregularidades constatadas, e haverá aplicação de uma multa estimada em não menos do que R$ 5 milhões em razão do prejuízo ambiental provocado na mansão do jogador.