O atacante Neymar publicou em suas redes sociais uma foto de seu pé inchado em meio ao processo de recuperação da lesão no tornozelo direito sofrida durante a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Faz dois dias que ele sofreu a falta e o pé ainda não desinchou.
Diante da lesão, a seleção brasileira já confirmou que o atacante não estará em campo no jogo com a Suíça nesta segunda-feira, dia 28, às 13h (de Brasília), no Estádio 974. A partida poderá classificar o Brasil antecipadamente para as oitavas de final do torneio. A apuração do Estadão indica que o atleta dificilmente terá condições de jogo no dia 2 de dezembro, na conclusão da fase de grupos, diante de Camarões. Seu processo será acompanhado diariamente.
Na foto compartilhada no Instagram, Neymar fez uma montagem com quatro imagens. Duas delas mostram seu pé em perspectivas diferentes. Nota-se claramente o inchaço na região do tornozelo. Mas o craque brasileiro mostra animação e está confiante de que voltará para a Copa: “Bora”, escreveu.
Chama a atenção também o uso de uma bota pneumática pelo jogador. O equipamento é usado frequentemente nos jogadores das principais equipe do mundo e não é diferente na seleção brasileira. Sua função é, a partir da compressão da região lesionada e melhora da circulação sanguínea, diminuir o inchaço.
Na sexta-feira, Neymar havia comentado sobre a dificuldade de lidar com uma lesão em um momento tão importante de sua carreira, em que almeja levar a seleção ao hexacampeonato mundial. Ele já disputou outras duas Copas, a de 2014 e a de 2018. O Brasil fracassou nas duas.
“Hoje se tornou um dos momentos mais difíceis da minha carreira… de novo em uma Copa do Mundo tenho lesão. Sim, é chata, vai doer, mas tenho certeza de que vou ter a chance de voltar, porque eu farei o possível para ajudar meu país, meus companheiros e a mim mesmo. Muito tempo de espera para o inimigo me derrubar assim? Jamais! Sou filho do Deus do impossível, e minha fé é interminável”, escreveu Neymar.
De acordo com especialista ouvidos pelo Estadão, o fato de Neymar ter saído de campo caminhando é um bom sinal e indica um grau menor de gravidade de lesão, que resultaria de sete a dez dias de ausência. Diferentemente de sua contusão na Copa do Mundo de 2014, desta vez Neymar não foi cortado. Os médicos do Brasil trabalham com sua volta já para as oitavas de final em caso de classificação do time.
SUBSTITUTO
Sem poder contar com Neymar, Tite tem algumas opções para escalar a equipe titular diante da Suíça. O treinador da seleção terá de decidir primeiramente se levará um time tão ofensivo quanto na estreia ou se resguardará um pouco mais o setor do meio de campo.
Se escolher Fred, o volante fará dupla com Casemiro e armará um tripé no meio de campo com Lucas Paquetá, que terá mais liberdade de construção ofensiva. Com Everton Ribeiro no elenco, Tite também poderá deixar a cargo do meia rubro-negro a função de articulador, mantendo Paquetá mais recuado.
Uma alternativa também é colocar Rodrygo ou Gabriel Martinelli na vaga de Neymar. Os dois fazem a função de ponta, mas Tite teria como solução liberar a troca de posição e movimentação constante com Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior. Danilo também está machucado e não terá condições de atuar contra a Suíça, na segunda. O lateral está em tratamento. Militão e Daniel Alves brigam pela vaga do companheiro.