A derrota da seleção brasileira para a França, por 2 a 1, neste sábado, ligou o sinal da alerta do time comandado por Pia Sundhage na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia. Com a vitória da Jamaica sobre o Panamá, por 1 a 0, o Brasil se mantém com três pontos e caiu para o terceiro lugar do Grupo F. A equipe brasileira vai para a última rodada da primeira fase precisando vencer as jamaicanas, que lideram a chave junto com as francesas, ambas com quatro pontos, para avançar às oitavas de final do Mundial.
Apesar de ter os mesmos número de pontos e saldo de gols da França, a Jamaica balançou as redes somente uma vez contra duas das francesas e, por isso, ficam com a segunda colocação. Uma vitória simples sobre as jamaicanas faria a seleção brasileira chegar aos seis pontos na chave, garantindo a classificação. Caso o time francês tropece diante do Panamá, que ainda não pontuou e já está eliminado, o Brasil encerra a fase de grupos na liderança.
A vitória diante da Jamaica é praticamente inegociável para a seleção brasileira. Isso porque, em caso de empate, o Brasil vai precisar torcer por uma improvável derrota da França diante do Panamá, independentemente do placar. Como o Brasil tem dois gols de saldo a mais que as francesas, a vitória das panamenhas por qualquer resultado já basta.
A classificação em primeiro lugar é importante para a seleção brasileira não correr o risco de enfrentar a Alemanha logo de cara no cruzamento das oitavas de final. Atual vice-campeã da Eurocopa, a seleção alemã lidera momentaneamente o Grupo H.
O Brasil encara a Jamaica na quarta-feira, dia 2 de agosto, às 7h (horário de Brasília), em Melbourne. Panamá e França sen enfrentam no mesmo dia e horário, em Sidney.