Os torcedores mais atentos repararam que a TV Globo retomou com o futebol às 21h45, horário consagrado pela emissora carioca décadas atrás na transmissão de diferentes competições, tradicionalmente às quartas-feiras. Detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, Copa do Brasil e Eliminatórias o canal acostumou os telespectadores com partidas às 21h30 nos últimos anos, mas precisou decidiu apelar para a saudosa escala.
O Estadão apurou que a mudança aconteceu por causa do horário eleitoral gratuito das eleições municipais 2024. No segundo turno do pleito para prefeito, os blocos televisivos destinados às coligações em disputa desfrutam de blocos de 20 minutos na televisão, de segunda a sexta-feira, às 13h e às 20h30.
Com o horário da programação defasado, a Globo altera o horário do futebol em vez de cortar minutos de outras atrações afetadas pelo horário político, como o JN e a tradicional novela. Há casos em que a emissora, porém, não tem escolha, como o duelo da seleção brasileira com o Chile, na quinta-feira passada, exibido às 21h após o horário ser decidido pela federação local.
Ao todo, quatro confrontos foram contemplados pela retomada do horário das 21h45. Na última semana, o Flamengo derrotou o Corinthians por 1 a 0, no Maracanã, em partida válida pelo confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil. Nesta terça-feira, 15, o Brasil enfrenta o Peru, no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Já nesta quarta, o São Paulo recebe o Vasco, no MorumBis, enquanto Fortaleza e Atlético-MG jogam no Castelão, no Ceará, pela 30ª rodada do Brasileirão.
Com o segundo turno das eleições marcado para 27 de outubro, a tendência é que os jogos da 32ª rodada do Brasileirão, quando a competição terá jogos no meio de semana na mesma faixa de horário, voltem para às 21h30.