A Copa do Mundo reservou mais um jogo emocionante na última rodada da fase de grupos. A Coreia do Sul derrotou Portugal por 2 a 1, com um gol nos minutos finais, e conseguiu uma classificação heroica às oitavas de final do Mundial. Com o resultado, os asiáticos podem pegar o Brasil na próxima fase. O time luso espera a definição do segundo colocado da chave da seleção brasileira.
Já classificado, Portugal foi a campo com seis novidades da escalação, mas com a permanência de Cristiano Ronaldo. Os atletas considerados reservas queriam mostrar serviço e, na primeira chegada importante no ataque, o lateral-direito Dalot passou pela marcação e cruzou nos pés de Ricardo Horta, que finalizou com precisão para abrir o placar. A Coreia do Sul chegou a empatar a partida, mas Jin-Su estava impedido no lance.
Os times estavam pouco inspirados em campo e o jogo era morno até os 27 minutos. Em cobrança de escanteio para os sul-coreanos, Cristiano Ronaldo se abaixou, a bola bateu em suas costas e sobrou para Young-Gwon empurrar para a rede.
Obcecado com recordes, o craque português pedia a bola e estava ansioso para marcar. Caso anotasse um gol, ele igualaria a lenda Eusébio, com nove gols em Copas do Mundo com a camisa de Portugal. Aos 41, Vitinha arriscou de fora da área, o goleiro Seung-Gyu espalmou e o camisa 7 cabeceou torto para fora.
A Coreia do Sul precisava vencer, mas pouco arriscou em campo. A postura conservadora deixou com que Portugal “cozinhasse” o jogo. A seleção asiática ocupou pouco o campo de ataque e não criou tantas chances de gol.
A equipe portuguesa tocava a bola e esperava o tempo passar. A partida caminhava sem grandes emoções até o apito final. Mas Son mostrou que é diferenciado e fez valer as expectativas criadas para o seu desempenho na Copa. Em rápido contra-ataque, o atacante ficou marcado por três portugueses, mas achou lindo passe para Hwang tocar na saída do goleiro.
FICHA TÉCNICA:
PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Antonio Silva e João Cancelo; Rúben Neves (André Silva), Matheus Nunes (Palhinha), Vitinha (William Carvalho), João Mário (Bernardo Silva), Ricardo Horta; Cristiano Ronaldo (Rafael Leão). Técnico: Fernando Santos.
COREIA DO SUL: Seung-Gyu; Moon Hwan, Kyung-Won, Young-Gwon (Jun-Ho) e Jin-Su; Woo-Young, In-Beom, Kang-In (Ui-Jo), Lee (Hee-Chan) e Son; Gue-Sung (Yu-Min). Técnico: Paulo Bento.
GOLS - Ricardo Horta, aos 5 minutos do primeiro tempo, Young-Gwon, aos 27, e Hwang, aos 47 do segundo.
ÁRBITRO - Facundo Tello (Argentina).
CARTÃO AMARELO - Jae-Sung Lee, Hee-Chan.
PÚBLICO -
LOCAL - Cidade da Educação.