Propagandas na TV ainda desejam sorte ao Brasil após eliminação na Copa do Mundo


Otimistas, nem sempre as marcas têm uma nova peça publicitária para ser veiculada no espaço de mídia comprado com antecedência; empresas foram às redes sociais lamentar derrota para a Croácia nos pênaltis

Por Redação
Atualização:

Se os torcedores brasileiros foram pegos de surpresa pela eliminação do Brasil nos pênaltis na partida contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, os patrocinadores também foram. Quem assistiu à programação de TV após a derrota da seleção ainda viu os mesmos filmes publicitários que desejavam sorte para a equipe do técnico Tite no Mundial.

A marca que conseguiu adaptar rapidamente seu filme para a nova realidade do Mundial foi a Fiat, que anuncia o automóvel Fastback. O comercial criado pela Leo Burnett mudou de “Salta para o Hexa” para “Agora, é seguir rumo ao hexa em 2026″.

continua após a publicidade

Outras marcas optaram, desde o começo, por um discurso mais neutro e até dúbio, que servia para o caso de o Brasil permanecer na competição até o fim ou ser eliminado antes. A empresa de apostas Pixtbet, que fez um comercial com Galvão Bueno, usou o mote “Essa é do Brasil. Pode apostar”. A empresa é patrocinadora das transmissões da Copa do Mundo na Globo.

O Itaú tirou do ar o comercial com uma coletânea de vídeos de torcedores fazendo a dança do “pombo”, do jogador Richarlison, que marcou o Mundial do Catar. O banco ainda mantém no ar uma versão curta de sua campanha com a frase “Mostra tua força, Brasil”.

Caoa Chery exibiu campanha publicitária com a frase "Com Tiggo o Brasil já é campeão" após a eliminação da seleção na Copa do Mundo 2022 Foto: Reprodução/YouTube/Caoa Cherry
continua após a publicidade

A alteração do plano de mídia na TV pode ser uma tarefa mais demorada do que nas redes sociais. A negociação de campanhas publicitárias pode levar meses e, como é feita com antecedência, nem sempre as marcas já têm outra peça para ser veiculada no espaço de mídia comprado. Exemplo disso é que a TV Globo exibiu um comercial da Caoa Chery, com torcedores da seleção brasileira, logo após a derrota para a Croácia.

O Zé Delivery também exibiu o mesmo filme com Vinicius Junior, chamada “Se tem Zé, tem vitória”. O jogador foi escolhido para a peça devido ao seu segundo nome, José. A marca de xampu Clear também teve comercial com Richarlison veiculado após a derrota da seleção brasileira. No filme, o xampu é anunciado como “antizica” e anticaspa.

MARCAS LAMENTAM DERROTA

continua após a publicidade

Nas redes sociais, as marcas foram mais ágeis para reagir à derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. “Sem palavras. Precisamos de um tempo”, escreveu o Itaú, logo após a partida.

Em seguida, o banco publicou uma nova mensagem, dizendo que tem orgulho da trajetória da seleção e que a torcida permanece. “Nós sabemos que é difícil, mas não deixaremos de sonhar, assim como todo torcedor brasileiro. Temos orgulho da nossa seleção por toda a trajetória. Continuamos sendo a torcida mais forte do mundo”, disse o Itaú.

continua após a publicidade

“O Brasil não tinha esse direito”, escreveu o Magazine Luiza, com uma foto do avatar Lu com o rosto pintado de verde e amarelo, olhos fechados e mão na boca, como se estivesse segurando o choro.

“Nunca doeu tanto ter que mudar o nome do perfil”, escreveu a Brahma, patrocinadora da transmissão dos jogos da Copa na Globo, que usa o nome Brahmexa desde o início do Mundial.

continua após a publicidade

“Nosso orgulho continua gigante”, escreveu a Sadia, também patrocinadora das transmissão da Globo.

continua após a publicidade

Já o Guaraná Antarctica disse que está junto do time do Brasil mesmo nos momentos difíceis. “A gente entende o sentimento, torcida. Estamos juntos. Guaraná Antarctica. Patrocinador oficial da torcida brasileira em todos os momentos. Até nos mais chatos”, escreveu.

Atualização 15/12/2022, às 11h40: Em nota enviada pelo Zé Delivery ao Estadão, a empresa diz que o novo filme da empresa “não faz alusão à torcida pela conquista do campeonato pela seleção brasileira”. “O vídeo que está circulando desde a data informada e que tem como base as imagens do filme de lançamento da campanha de Copa, traz, somente, informações relacionadas aos atributos do aplicativo e sua promoção”, informou a companhia.

Se os torcedores brasileiros foram pegos de surpresa pela eliminação do Brasil nos pênaltis na partida contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, os patrocinadores também foram. Quem assistiu à programação de TV após a derrota da seleção ainda viu os mesmos filmes publicitários que desejavam sorte para a equipe do técnico Tite no Mundial.

A marca que conseguiu adaptar rapidamente seu filme para a nova realidade do Mundial foi a Fiat, que anuncia o automóvel Fastback. O comercial criado pela Leo Burnett mudou de “Salta para o Hexa” para “Agora, é seguir rumo ao hexa em 2026″.

Outras marcas optaram, desde o começo, por um discurso mais neutro e até dúbio, que servia para o caso de o Brasil permanecer na competição até o fim ou ser eliminado antes. A empresa de apostas Pixtbet, que fez um comercial com Galvão Bueno, usou o mote “Essa é do Brasil. Pode apostar”. A empresa é patrocinadora das transmissões da Copa do Mundo na Globo.

O Itaú tirou do ar o comercial com uma coletânea de vídeos de torcedores fazendo a dança do “pombo”, do jogador Richarlison, que marcou o Mundial do Catar. O banco ainda mantém no ar uma versão curta de sua campanha com a frase “Mostra tua força, Brasil”.

Caoa Chery exibiu campanha publicitária com a frase "Com Tiggo o Brasil já é campeão" após a eliminação da seleção na Copa do Mundo 2022 Foto: Reprodução/YouTube/Caoa Cherry

A alteração do plano de mídia na TV pode ser uma tarefa mais demorada do que nas redes sociais. A negociação de campanhas publicitárias pode levar meses e, como é feita com antecedência, nem sempre as marcas já têm outra peça para ser veiculada no espaço de mídia comprado. Exemplo disso é que a TV Globo exibiu um comercial da Caoa Chery, com torcedores da seleção brasileira, logo após a derrota para a Croácia.

O Zé Delivery também exibiu o mesmo filme com Vinicius Junior, chamada “Se tem Zé, tem vitória”. O jogador foi escolhido para a peça devido ao seu segundo nome, José. A marca de xampu Clear também teve comercial com Richarlison veiculado após a derrota da seleção brasileira. No filme, o xampu é anunciado como “antizica” e anticaspa.

MARCAS LAMENTAM DERROTA

Nas redes sociais, as marcas foram mais ágeis para reagir à derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. “Sem palavras. Precisamos de um tempo”, escreveu o Itaú, logo após a partida.

Em seguida, o banco publicou uma nova mensagem, dizendo que tem orgulho da trajetória da seleção e que a torcida permanece. “Nós sabemos que é difícil, mas não deixaremos de sonhar, assim como todo torcedor brasileiro. Temos orgulho da nossa seleção por toda a trajetória. Continuamos sendo a torcida mais forte do mundo”, disse o Itaú.

“O Brasil não tinha esse direito”, escreveu o Magazine Luiza, com uma foto do avatar Lu com o rosto pintado de verde e amarelo, olhos fechados e mão na boca, como se estivesse segurando o choro.

“Nunca doeu tanto ter que mudar o nome do perfil”, escreveu a Brahma, patrocinadora da transmissão dos jogos da Copa na Globo, que usa o nome Brahmexa desde o início do Mundial.

“Nosso orgulho continua gigante”, escreveu a Sadia, também patrocinadora das transmissão da Globo.

Já o Guaraná Antarctica disse que está junto do time do Brasil mesmo nos momentos difíceis. “A gente entende o sentimento, torcida. Estamos juntos. Guaraná Antarctica. Patrocinador oficial da torcida brasileira em todos os momentos. Até nos mais chatos”, escreveu.

Atualização 15/12/2022, às 11h40: Em nota enviada pelo Zé Delivery ao Estadão, a empresa diz que o novo filme da empresa “não faz alusão à torcida pela conquista do campeonato pela seleção brasileira”. “O vídeo que está circulando desde a data informada e que tem como base as imagens do filme de lançamento da campanha de Copa, traz, somente, informações relacionadas aos atributos do aplicativo e sua promoção”, informou a companhia.

Se os torcedores brasileiros foram pegos de surpresa pela eliminação do Brasil nos pênaltis na partida contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, os patrocinadores também foram. Quem assistiu à programação de TV após a derrota da seleção ainda viu os mesmos filmes publicitários que desejavam sorte para a equipe do técnico Tite no Mundial.

A marca que conseguiu adaptar rapidamente seu filme para a nova realidade do Mundial foi a Fiat, que anuncia o automóvel Fastback. O comercial criado pela Leo Burnett mudou de “Salta para o Hexa” para “Agora, é seguir rumo ao hexa em 2026″.

Outras marcas optaram, desde o começo, por um discurso mais neutro e até dúbio, que servia para o caso de o Brasil permanecer na competição até o fim ou ser eliminado antes. A empresa de apostas Pixtbet, que fez um comercial com Galvão Bueno, usou o mote “Essa é do Brasil. Pode apostar”. A empresa é patrocinadora das transmissões da Copa do Mundo na Globo.

O Itaú tirou do ar o comercial com uma coletânea de vídeos de torcedores fazendo a dança do “pombo”, do jogador Richarlison, que marcou o Mundial do Catar. O banco ainda mantém no ar uma versão curta de sua campanha com a frase “Mostra tua força, Brasil”.

Caoa Chery exibiu campanha publicitária com a frase "Com Tiggo o Brasil já é campeão" após a eliminação da seleção na Copa do Mundo 2022 Foto: Reprodução/YouTube/Caoa Cherry

A alteração do plano de mídia na TV pode ser uma tarefa mais demorada do que nas redes sociais. A negociação de campanhas publicitárias pode levar meses e, como é feita com antecedência, nem sempre as marcas já têm outra peça para ser veiculada no espaço de mídia comprado. Exemplo disso é que a TV Globo exibiu um comercial da Caoa Chery, com torcedores da seleção brasileira, logo após a derrota para a Croácia.

O Zé Delivery também exibiu o mesmo filme com Vinicius Junior, chamada “Se tem Zé, tem vitória”. O jogador foi escolhido para a peça devido ao seu segundo nome, José. A marca de xampu Clear também teve comercial com Richarlison veiculado após a derrota da seleção brasileira. No filme, o xampu é anunciado como “antizica” e anticaspa.

MARCAS LAMENTAM DERROTA

Nas redes sociais, as marcas foram mais ágeis para reagir à derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. “Sem palavras. Precisamos de um tempo”, escreveu o Itaú, logo após a partida.

Em seguida, o banco publicou uma nova mensagem, dizendo que tem orgulho da trajetória da seleção e que a torcida permanece. “Nós sabemos que é difícil, mas não deixaremos de sonhar, assim como todo torcedor brasileiro. Temos orgulho da nossa seleção por toda a trajetória. Continuamos sendo a torcida mais forte do mundo”, disse o Itaú.

“O Brasil não tinha esse direito”, escreveu o Magazine Luiza, com uma foto do avatar Lu com o rosto pintado de verde e amarelo, olhos fechados e mão na boca, como se estivesse segurando o choro.

“Nunca doeu tanto ter que mudar o nome do perfil”, escreveu a Brahma, patrocinadora da transmissão dos jogos da Copa na Globo, que usa o nome Brahmexa desde o início do Mundial.

“Nosso orgulho continua gigante”, escreveu a Sadia, também patrocinadora das transmissão da Globo.

Já o Guaraná Antarctica disse que está junto do time do Brasil mesmo nos momentos difíceis. “A gente entende o sentimento, torcida. Estamos juntos. Guaraná Antarctica. Patrocinador oficial da torcida brasileira em todos os momentos. Até nos mais chatos”, escreveu.

Atualização 15/12/2022, às 11h40: Em nota enviada pelo Zé Delivery ao Estadão, a empresa diz que o novo filme da empresa “não faz alusão à torcida pela conquista do campeonato pela seleção brasileira”. “O vídeo que está circulando desde a data informada e que tem como base as imagens do filme de lançamento da campanha de Copa, traz, somente, informações relacionadas aos atributos do aplicativo e sua promoção”, informou a companhia.

Se os torcedores brasileiros foram pegos de surpresa pela eliminação do Brasil nos pênaltis na partida contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, os patrocinadores também foram. Quem assistiu à programação de TV após a derrota da seleção ainda viu os mesmos filmes publicitários que desejavam sorte para a equipe do técnico Tite no Mundial.

A marca que conseguiu adaptar rapidamente seu filme para a nova realidade do Mundial foi a Fiat, que anuncia o automóvel Fastback. O comercial criado pela Leo Burnett mudou de “Salta para o Hexa” para “Agora, é seguir rumo ao hexa em 2026″.

Outras marcas optaram, desde o começo, por um discurso mais neutro e até dúbio, que servia para o caso de o Brasil permanecer na competição até o fim ou ser eliminado antes. A empresa de apostas Pixtbet, que fez um comercial com Galvão Bueno, usou o mote “Essa é do Brasil. Pode apostar”. A empresa é patrocinadora das transmissões da Copa do Mundo na Globo.

O Itaú tirou do ar o comercial com uma coletânea de vídeos de torcedores fazendo a dança do “pombo”, do jogador Richarlison, que marcou o Mundial do Catar. O banco ainda mantém no ar uma versão curta de sua campanha com a frase “Mostra tua força, Brasil”.

Caoa Chery exibiu campanha publicitária com a frase "Com Tiggo o Brasil já é campeão" após a eliminação da seleção na Copa do Mundo 2022 Foto: Reprodução/YouTube/Caoa Cherry

A alteração do plano de mídia na TV pode ser uma tarefa mais demorada do que nas redes sociais. A negociação de campanhas publicitárias pode levar meses e, como é feita com antecedência, nem sempre as marcas já têm outra peça para ser veiculada no espaço de mídia comprado. Exemplo disso é que a TV Globo exibiu um comercial da Caoa Chery, com torcedores da seleção brasileira, logo após a derrota para a Croácia.

O Zé Delivery também exibiu o mesmo filme com Vinicius Junior, chamada “Se tem Zé, tem vitória”. O jogador foi escolhido para a peça devido ao seu segundo nome, José. A marca de xampu Clear também teve comercial com Richarlison veiculado após a derrota da seleção brasileira. No filme, o xampu é anunciado como “antizica” e anticaspa.

MARCAS LAMENTAM DERROTA

Nas redes sociais, as marcas foram mais ágeis para reagir à derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. “Sem palavras. Precisamos de um tempo”, escreveu o Itaú, logo após a partida.

Em seguida, o banco publicou uma nova mensagem, dizendo que tem orgulho da trajetória da seleção e que a torcida permanece. “Nós sabemos que é difícil, mas não deixaremos de sonhar, assim como todo torcedor brasileiro. Temos orgulho da nossa seleção por toda a trajetória. Continuamos sendo a torcida mais forte do mundo”, disse o Itaú.

“O Brasil não tinha esse direito”, escreveu o Magazine Luiza, com uma foto do avatar Lu com o rosto pintado de verde e amarelo, olhos fechados e mão na boca, como se estivesse segurando o choro.

“Nunca doeu tanto ter que mudar o nome do perfil”, escreveu a Brahma, patrocinadora da transmissão dos jogos da Copa na Globo, que usa o nome Brahmexa desde o início do Mundial.

“Nosso orgulho continua gigante”, escreveu a Sadia, também patrocinadora das transmissão da Globo.

Já o Guaraná Antarctica disse que está junto do time do Brasil mesmo nos momentos difíceis. “A gente entende o sentimento, torcida. Estamos juntos. Guaraná Antarctica. Patrocinador oficial da torcida brasileira em todos os momentos. Até nos mais chatos”, escreveu.

Atualização 15/12/2022, às 11h40: Em nota enviada pelo Zé Delivery ao Estadão, a empresa diz que o novo filme da empresa “não faz alusão à torcida pela conquista do campeonato pela seleção brasileira”. “O vídeo que está circulando desde a data informada e que tem como base as imagens do filme de lançamento da campanha de Copa, traz, somente, informações relacionadas aos atributos do aplicativo e sua promoção”, informou a companhia.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.