Regras para acomodação de torcedores e o famoso “padrão Fifa” limitaram a capacidade de alguns dos mais tradicionais estádios de futebol do mundo. Mesmo assim, palcos espalhados nos quatro cantos do planeta são capazes de reunir até uma centena de milhares de torcedores.
O Estadão preparou uma lista com os maiores estádios de futebol do mundo e também de cada continente. Não foram levados em consideração estádios que recebem prioritariamente outros esportes, como o futebol americano, nos Estados Unidos.
Os maiores estádios do mundo
Rungrado 1º de maio
- Local: Pyongyang - Coreia do Norte
- Capacidade: 114.000.
- Equipe mandante: seleções norte-coreanas.
O Estádio Rungrado 1º de Maio foi inaugurado em 1989 e costuma ser palco de grandes eventos e festas norte-coreanas ligadas ao esporte, além das partida da seleção nacional. O estádio foi construído na ilha Rungra, que remete ao nome do espaço, em uma área de 23 mil m² aproximadamente.
Camp Nou
- Local: Barcelona - Espanha
- Capacidade: 99.000 (110.000 com a ampliação)
- Equipe mandante: Barcelona
O Camp Nou já recebeu diversas estrelas do futebol mundial que desfilaram em seu gramado atuando pelo Barcelona ou em duelos com a equipe catalã, mas não parou por aí. O estádio foi inaugurado em 1957 e recebeu partidas da Copa do Mundo de 1982 além da disputa da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 1992. Atualmente, o estádio se encontra fechado e passa por uma modernização que deve ampliar sua capacidade para 110 mil lugares na temporada 2025-26. Veja como ele vai ficar:
Soccer City (FNB Stadium)
- Local: Joanesburgo - África do Sul
- Capacidade: 94.736
- Equipe mandante: Kaizer Chiefs e seleção sul-africana
As vuvuzelas ecoaram e ditaram o ritmo do Soccer City ao longo de toda a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O estádio foi originalmente inaugurado em 1989 e recebeu a final da Copa das Nações Africanas em 1996. Para o Mundial, ele foi parcialmente demolido e teve a capacidade reduzida. Na Copa, foi palco de oito jogos, incluindo a abertura e a final.
Estádio da Nova Capital Administrativa
- Local: Nova Capital Administrativa - Egito
- Capacidade: 93.940
- Equipe mandante: Al-Ahly e seleção egípcia
O Egito está construindo uma nova capital administrativa para substituir o Cairo. Nessa cidade, está sendo erguido um novo estádio, que receberá jogos do Al-Ahly, maior time do país, e da seleção egípcia. A expectativa é o local seja inaugurado nos próximos meses. O estádio terá pista de atletismo e servirá de estímulo para o país receber em breve os Jogos Olímpicos.
Wembley
- Local: Londres - Reino Unido
- Capacidade: 90.000
- Equipe mandante: seleção inglesa
Um dos palcos mais tradicionais do futebol mundial é Wembley. Casa da seleção inglesa e de jogos decisivos do futebol local, o estádio original foi erguido em 1923, mas em 2002 foi demolido para dar lugar ao novo e moderno templo esportivo. Na data de sua inauguração, o custo total da obra estava próximo a 800 milhões de libras.
Lusail
- Local: Lusail - Catar
- Capacidade: 88.966
- Equipe mandante: seleção catariana
O moderno estádio em Lusail recebeu o momento mais apoteótico da carreira de um dos maiores gênios do futebol mundial. Em dezembro de 2022, foi lá que Lionel Messi ergueu a taça do tricampeonato mundial da seleção argentina. 10 jogos da Copa foram disputados no local, incluindo dois do Brasil (contra Sérvia e Camarões). Em janeiro de 2024, receberá a Copa da Ásia.
Azteca
- Local: Cidade do México - México
- Capacidade: 87.523
- Equipe mandante: América, Cruz Azul e seleção mexicana
O icônico Azteca foi inaugurado em 1966 e é um dos estádios de melhores lembranças para o futebol brasileiro. Foi nele que Pelé e companhia levaram o Brasil ao topo do futebol mundial pela terceira vez, em 1970. O primeiro gol do estádio também teve um brasileiro como protagonista. Arlindo, então no América do México, foi o primeiro a balançar as redes no local no empate por 2 a 2 com o Torino.
O Azteca também sediou a Copa do Mundo de 1986, em que Maradona foi protagonista e levou a Argentina ao bi. A final olímpica do futebol em 1968 foi celebrada no Azteca. A Hungria ficou com o ouro e deixou a Bulgária com a prata.
Bukit Jalil
- Local: Kuala Lumpur - Malásia
- Capacidade: 87.411.
- Equipe mandante: seleção malaia
A Malásia não é um país com tradição no futebol, mas conta com um dos maiores estádios do mundo. Inaugurado em 1998 e reformado em 2017, o local é comumente usado pela seleção malaia para amistosos e partidas de Eliminatórias do Mundial e da Copa da Ásia. A previsão é que em 2023 o estádio seja utilizado um total de cinco vezes pela seleção da Malásia.
Borg el-Arab
- Local: Alexandria - Egito
- Capacidade: 86.000
- Equipe mandante: Al-Ahly, Al-Ittihad e seleção egípcia
Esse estádio é uma das casas da seleção egípcia e do mais tradicional time do país, o Al-Ahly. Nesse gramado, Mo Salah costuma fazer a alegria dos torcedores do Egito. A inauguração do local aconteceu em 2007. Ele conta com uma pista de atletismo.
Monumental de Núñez
- Local: Buenos Aires - Argentina
- Capacidade: 84.567.
- Equipe mandante: River Plate e seleção argentina
O Monumental de Núñez foi inaugurado em 1938 e passou desde então por algumas modernizações. A mais recente resultou em uma ampliação de capacidade em 2023. Casa do River Plate, o estádio recebeu a final da Copa do Mundo de 1978, em que a Argentina superou a Holanda.