Katia Aveiro é irmã de Cristiano Ronaldo e viralizou na última semana ao revelar que ela e sua mãe, Maria Dolores, torcem para o Grêmio no Brasil. Essa não é a primeira vez que ela faz sucesso nas redes por temas relacionados ao País. E há uma ótima explicação: Katia é casada com um empresário brasileiro e tem negócios no Sul.
A carreira de Katia não se resume apenas aos investimentos, a irmã de Cristiano Ronaldo também é cantora e já lançou quatro discos desde 2005: Pronta P’ra Te Amar, Esperança e De Corpo e Alma. Suas canções unem um estilo romântico ao pop, especialmente as mais recentes, como Boom sem Parar, de 2013, que fez grande sucesso em Portugal à época e conta com 3,2 milhões de visualizações no YouTube.
Em 2017, Katia soltou a voz na gravação da música Cansei de sofrer com a cantora brasileira Mara Pavanelly, em ritmo de forró. A empresária também é fã do sertanejo universitário e já posou em fotos com Gusttavo Lima e Luan Santana, que é amado pela mãe de Katia e Cristiano e fez um show particular para a família Aveiro em Portugal, na virada de ano.
Katia não é mais tão dedicada à música. Chegou a interromper a carreira para cuidar de produtos com a marca do irmão jogador de futebol. No começo da carreira, usava o nome artístico de Ronalda, em referência ao craque do Al-Nassr. Escreveu com ele, inclusive, uma de suas canções Vivo na Esperança de te Ver, como uma homenagem ao pai, José Diniz, que morreu em 2005.
Nascida em 1977 em Poço das Antas, na Ilha da Madeira, Katia tem 46 anos, sete a mais que Cristiano Ronaldo. Eles ainda têm outros dois irmãos: Elma, de 50 anos, e Hugo, de 49. Nas redes sociais, Katia conta com mais de 1,4 milhão de seguidores e se descreve como “portuguesa numa ponte entre Portugal e Brasil”. Ela vive no País há seis anos.
Katia já passou férias no Guarujá, Lençóis Maranhenses e em outras cidades brasileiras, mas sua morada mesmo se faz entre Gramado, no Rio Grande do Sul, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ela vive com seu marido, o empresário gaúcho Alexandre Bertolucci e três filhos, Rodrigo, 23 anos, Dinis, 13, - frutos do seu primeiro casamento - e Valentina, 4.
Em Gramado, Katia foi dona de um restaurante de comida portuguesa, que baixou as portas durante a pandemia de covid-19. Neste período, passou a investir em imóveis no litoral catarinense, em parceria com a FG Empreendimentos, da família Graciola. Ela, a mãe e Cristiano Ronaldo são garotos-propaganda da construtora, que faz prédios de alto padrão em Balneário Camboriú.
“Conhecemos a família Graciola em uma de nossas viagens para o Brasil e desde então ficamos muito amigos. Além de novos endereços residenciais, também projetamos para Balneário Camboriú nosso novo endereço para mais um projeto comercial da família. Balneário Camboriú é o nosso refúgio à beira-mar, a nossa segunda casa que nos transporta para as deslumbrantes memórias da Ilha da Madeira. Cada segundo aqui é uma memória preciosa, um capítulo inesquecível”, disse Katia ao site da construtora.