Debaixo de chuva, o Palmeiras venceu o São Bernardo, por 1 a 0, neste sábado, e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. Jogando diante da torcida, no Allianz Parque, o time alviverde mantém a invencibilidade na temporada (14 jogos sem perder) e fica entre os quatro melhores do Estadual pelo nono ano consecutivo. Com o resultado, o time de Abel Ferreira não tem mais como ser alcançado na classificação geral e irá disputar o título em casa em uma eventual final.
Rony, recém-convocado para a seleção brasileira, voltou a balançar as redes e justificou o porquê de ter sido chamado pelo interino Ramon Menezes. O atacante marcou o único gol da partida, de cabeça, e chegou aos seis gols na temporada. O jogador é o goleador do time no Paulistão e vice-artilheiro da competição, ao lado de John Kenedy (Ferroviária) —. Róger Guedes (Corinthians) e Galoppo (São Paulo) lideram com oito gols. Rony e Bruno Tabata, escolhido por Abel para começar o jogo em vez de Endrick, saíram de campo muito aplaudidos.
O São Bernardo chegou às quartas de final como a grande surpresa do Paulistão. Na mesma chave do Palmeiras, o time do ABC fez 26 pontos em 12 e ainda não tinha perdido para nenhum dos grandes na competição. As coisas começaram a desandar para a equipe são-bernardense após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. Sem Vitinho, fora por lesão grave, o time passou a ter dificuldade em encontrar diferentes soluções ofensivas, como ficou claro na partida contra o Palmeiras, apesar da valentia mostrada em campo.
O time de Abel Ferreira encontrou um adversário diferente do que estava acostumado a encarar neste Paulistão, menos encostado atrás. O Palmeiras ficou mais com a bola no início de jogos e buscou explorar as jogadas pelos lados, especialmente na direita. Até os 30 da etapa inicial, a bola passeou quatro vezes na frente do goleiro Alex Alves, mas não encontrou nenhum jogador de verde para mandar para as redes.
O Tigre do ABC não se intimidou, cresceu ao longo do primeiro tempo e teve duas boas chances, se aproveitando principalmente de vacilos na defesa alviverde. Após erro de posicionamento, Felipe Marques invadiu a área sozinho e obrigou Weverton a fazer grande defesa. O goleiro palestrino voltou a aparecer minutos depois, quando Chrystian tentou de letra na pequena área e o arqueiro espalmou para a linha de fundo. Apesar de insinuante, o São Bernardo viu o Palmeiras abrir o placar quando Gabriel Menino cruzou bola na direita e encontrou Rony na grande área. A jogada finalmente surtiu efeito e o camisa 10 cabeceou para estufar as redes e tirar o zero do marcador, aos 41 do primeiro tempo.
O Palmeiras manteve sua estratégia na segunda etapa e seguiu explorando o flanco direito. A torcida se levantou quando Bruno Tabata se livrou de dois marcadores na linha de fundo, deu bonito drible e rolou para Raphael Veiga. O meia, que recentemente também foi chamado para a seleção, invadiu a área sozinho, mas bateu para fora. Minutos depois, o Palmeiras voltou a agredir o São Bernardo e jogada individual de Rony, que puxou para a perna canhota da entrada da área e obrigou o goleiro adversário a fazer boa defesa.
Com a vantagem no placar, o Palmeiras não arriscou saídas perigosas e se manteve bem postado na defesa, uma das marcas de Abel Ferreira no comando palestrino. O relógio foi passando e o São Bernardo não conseguiu encaixar mais nenhuma jogada de perigo. Na melhor chance, o atacante Hugo Sanches não conseguiu finalizar após bom passe e desperdiçou a chance do empate. O time do ABC não desistiu enquanto teve fôlego e assustou com alguns cruzamentos perigosos, mas abusou das faltas no meio-campo na reta final de partida e os donos da casa seguiram com a vantagem mínima no placar até o final do jogo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1x0 SÃO BERNARDO
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jailson); Bruno Tabata (Giovani), Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.
SÃO BERNARDO: Alex Alves; Hélder (Fernando Neto), Romércio e Rafael Vaz; Jeferson (Matheus Régis), Henrique Lordelo (Romisson), Rodrigo Souza e Arthur Henrique; Léo Jabá, Chrystian e Felipe Marques (Hugo Sanches). Técnico: Márcio Zanardi.
GOLS: Rony (aos 41 do primeiro tempo)
ÁRBITRO: Edina Alves Batista
CARTÕES AMARELOS: Alex Alves, Rafael Vaz, Rodrigo Souza, Jeferson e Chrystian (São Bernardo); Zé Rafael e Raphael Veiga (Palmeiras)
PÚBLICO: 39.258
RENDA: R$ 2.628.026, 38
LOCAL: Allianz Parque