Toni Kroos, do Real Madrid, decidiu pendurar as chuteiras após disputar a Eurocopa 2024 com a seleção alemã, aos 34 anos. Essa edição do torneio será justamente na Alemanha, no período entre 14 de junho e 14 de julho.
A aposentadoria do meia soma à lista de jogadores que estiveram no fatídico jogo do 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil pela semifinal da Copa do Mundo de 2014 e encerraram as carreiras no futebol profissional. A partida garantiu a vaga na decisão para os alemães, que venceram a Argentina na final e se sagraram campeões.
Dois anos depois, em 2016, o atacante Miroslav Klose abriu a lista de aposentados da seleção da Alemanha que estiveram na goleada no Brasil. A relação terminava em Mesut Özil, meio-campista fora dos gramados desde março de 2023, até esta terça-feira, quando a escolha de Kroos foi anunciada em nota oficial divulgada pelo Real Madrid e reforçada em uma publicação nas redes sociais do atleta.
Neste período, outros quatro jogadores que estavam no elenco da seleção da Alemanha no jogo do 7 a 1 penduraram as chuteiras: o lateral Philipp Lahm, o defensor Benedikt Höwedes, o volante Khedira e o meia Bastian Schweinsteiger. Entre os titulares da equipe alemã no jogo, apenas quatro continuam em atividade. Veja a lista:
Titulares da seleção alemã no 7 a 1 que ainda estão em atividade:
- Neuer - goleiro do Bayern de Munique
- Boateng - zagueiro da Salernitana
- Hummels - zagueiro do Borussia Dortmund
- Thomas Müller - meia-atacante do Bayern de Munique
Leia também
Com a aposentadoria, a última partida de Toni Kroos com a camisa do Real Madrid será no dia 1º de junho, na final da Champions League contra o Borussia Dortmund, em Wembley, na Inglaterra. O duelo pode marcar a 15ª conquista do torneio pela equipe.
Já na Eurocopa, a seleção alemã está no Grupo A, e estreia em jogo contra a Escócia no dia 16 de junho. Na segunda rodada, tem Alemanha x Hungria no dia 19, e o último jogo dos anfitriões na chave será diante da Suíça, no dia 23.