A histórica classificação de Marrocos às semifinais da Copa do Mundo de 2022, a primeira seleção africana a alcançar o posto entre os quatro melhores da competição, já repercute nas redes sociais. Shakira, figura carimbada na edição de 2010, disputada no continente, comemorou o feito em seu Twitter com um trecho da música “Waka Waka”, que hoje em dia é quase um hino dos Mundiais.
“This time for Africa” (”Desta vez é pela África”), comentou a cantora colombiana, com seguidores respondendo com gifs relembrando o clipe da famosa canção e outras imagens homenageando os marroquinos.
As outras seleções que quase conseguiram alcançar as semifinais foram Camarões em 1990, Senegal em 2002 e Gana em 2010 - jogando “em casa”, já que aquela Copa foi em terras africanas. Todas foram eliminadas nas quartas por muito pouco: as duas primeiras perderam na prorrogação, para Inglaterra e Turquia, respectivamente, e a última caiu frente ao Uruguai nos pênaltis.
O próximo passo para Marrocos agora é ser o primeiro país fora de América do Sul ou Europa a chegar na decisão. Considerando os adversários que já bateu no Catar, a sólida defesa e o disciplinado futebol que jogam, já afastaram o título de “zebra” e um triunfo sobre Inglaterra ou França, que definem o adversário nas semis, não está fora de alcance.
Os marroquinos voltarão a campo na próxima quarta-feira, 14, na busca pela grande final. A partida será disputada no Estádio Al Bayt.