A edição mais equilibrada do Brasileirão dos últimos tempos pode conhecer seu campeão neste domingo, com duas rodadas de antecedência do fim. O Internacional tem chance de desencantar após 41 anos graças aos vacilos do vice-líder Flamengo. Mas vai ter de "secar" o Atlético-MG e também São Paulo, quase fora da briga. Curiosamente, os gaúchos podiam entrar em campo diante do Sport, na quarta-feira, pressionados a vencer para retomar a primeira colocação. O cenário, porém, não se confirmou após empate do Flamengo com o Bragantino, domingo. Os cariocas, pela quinta vez no Brasileirão, falharam na hora de chegar ao topo. Deste vez, com desperdício de oportunidades claras de gol e empate por 1 a 1 com o time de Bragança.
Com o resultado, o Fla não ultrapassou o Inter na tabela e pode voltar a ficar quatro pontos atrás. Rogério Ceni garante que sua equipe jamais deixará de "lutar pelo título". "Tenho certeza de que o Flamengo vai chegar na última rodada, contra o São Paulo, brigando pelo título brasileiro", acredita Rogério Ceni. Mas é Abel Braga que mais se aproxima da façanha. Para "antecipar" a conquista para domingo, entretanto, é necessário uma combinação de resultados.
O Internacional teria de ganhar de Sport, no Beira-Rio, quarta-feira. E do Vasco, domingo, em São Januário. Assim, chegaria aos 72 pontos. Com 65 somados e nove em disputa, o Flamengo não alcançaria mais os gaúchos se perder para o Corinthians como mandante. Os gaúchos teriam de torcer ainda por uma derrapada do Atlético-MG diante de Fluminense ou contra o Bahia, e que o São Paulo, com 58 pontos e ainda cinco jogos para fazer, não tenha desempenho perfeito nos confrontos com Ceará e Grêmio.
Depois de emplacar nove vitórias seguidas, o Inter continua com condições de ganhar seus próximos dois jogos, contra rivais lutando para não cair. Como todos os concorrentes têm partidas duras, a esperança cresce em Porto Alegre para uma festa já no domingo à noite.
"É muito bom ter uma sequência de vitórias e, lógico, sempre que puder, dar uma secada nos rivais, mas tem muito campeonato ainda", mantém a humildade o volante Edenílson, do Inter. "Temos de ter os pés no chão."
ENTENDA AS CONTAS
Para ser campeão no domingo o Inter precisa:
Ganhar seus dois jogos.
Flamengo perder do Corinthians
Atlético-MG não vencer as partidas contra Fluminense e Bahia
São Paulo tropeçar diante de Ceará ou Grêmio