Depois de um dia que passou em branco no judô, o Brasil tem chance novamente de ganhar uma medalha na modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira. Derrotado nas quartas de final pelo espanhol Tristani Mosakhlishivili, Rafael Macedo, da categoria até 90kg, venceu a primeira luta da repescagem contra o sul-coreano Juyeop Han e avança à disputa do bronze.
Mais cedo, Rafael venceu o judoca romeno Alex Cret nas oitavas de final do torneio e garantiu a disputa pelo pódio. Na estreia, já havia derrotado o holandês Noël van ‘t End. Único judoca brasileiro a competir neste dia (nenhuma representante da categoria feminina até 70kg conseguiu se classificar para estes Jogos), Rafael enfrenta na decisão o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou, derrotado na semifinal pelo japonês Sanshiro Murao. O adversário é o atual 38º do ranking mundial.
Natural de São José dos Campos, no interior de São Paulo, o atleta treina desde os 19 anos na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). No currículo, carrega uma participação olímpica nos Jogos de Tóquio — onde foi derrotado na sua estreia, sem chance de repescagem. Agora aos 29 anos, o judoca traz consigo a experiência conquistada durante o último ciclo olímpico, no qual ficou em décimo primeiro no ranking da sua categoria.
Desde 2021, foram uma medalha em Grand Slam (bronze no de Antália, em 2022), uma nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (de prata, em 2023) e diversas participações em Mundiais e Grand Prix, que renderam a ele quintos e sétimos lugares. Atleta da seleção desde os 20 anos, Rafael ainda foi campeão do Mundial júnior, em 2014.