Pesquisa Estadão: Botafogo é unanimidade, e Vini Jr é o melhor do mundo na premiação; confira


Luiz Henrique, Rebeca Andrade, Estêvão e Isaquias Queiroz são destaque na tradicional pesquisa ‘Melhores do jornal O Estado de S. Paulo’ que elege os grandes destaques do esporte em 2024

Por Marcos Antomil
Atualização:

Desde 1978, anualmente o Estadão elege os melhores esportistas do ano. A tradicional pesquisa “Melhores do jornal O Estado de S. Paulo” se estende em 2024 e, além de apontar os principais jogadores de futebol do País, elenca os principais destaques mundo afora de outros esportes.

Em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris reuniram uma série de personagens marcantes, grandes histórias e diversos recordes. O maior evento esportivo do mundo teve peso decisivo na escolha dos melhores do ano na Pesquisa Estadão.

No futebol, a temporada foi de amplo domínio do Botafogo no futebol brasileiro. Por isso, representantes do clube alvinegro dominam a seleção formada pelos jornalistas de vários veículos de comunicação que colaboraram com a Pesquisa Estadão. Confira a seguir a lista dos atletas eleitos os melhores de 2024:

continua após a publicidade

Seleção do futebol brasileiro masculino em 2024

  • Goleiro: John (Botafogo) - 42,7% dos votos
  • Lateral-direito: Wesley (Flamengo) - 36,6% dos votos
  • Zagueiros: Alexander Barboza (Botafogo) - 73,2% dos votos | Bastos (Botafogo) - 62,2% dos votos
  • Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional) - 62,2% dos votos
  • Meias: Gerson (Flamengo) - 79,3% dos votos | Rodrigo Garro (Corinthians) - 73,2% dos votos | Thiago Almada (Botafogo) - 50% dos votos
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras) - 79,3% dos votos | Yuri Alberto (Corinthians) - 64,6% | Luiz Henrique (Botafogo) - 85,4% dos votos
  • Técnico: Artur Jorge (Botafogo) -76,8% dos votos

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo domina a seleção do futebol brasileiro. Cinco jogadores e o técnico compõem o time ideal. No gol, John teve um papel fundamental com defesas muito importantes que fizeram a equipe alvinegra comemorar com mais intensidade os títulos de 2024. A zaga também é inteiramente alvinegra, com o argentino Alexander Barboza e o angolano Bastos. No Brasileirão, os cariocas tiveram a defesa menos vazada, sofreram somente 29 gols. Nas laterais, há atletas do Flamengo e do Internacional: Wesley e Bernabei.

continua após a publicidade

O meio-campo também conta com participação estrangeira. Gerson, do Flamengo, é o único brasileiro e teve, de acordo com especialistas, uma de suas melhores temporadas na carreira. A Argentina domina o setor, com o corintiano Rodrigo Carro e o botafoguense Thiago Almada.

continua após a publicidade

No ataque, o artilheiro do Brasileirão não poderia ficar fora. Yuri Alberto foi escolhido para comandar o setor ao lado do jovem Estêvão, de 17 anos, que foi o único representante do Palmeiras nesta seleção. Luiz Henrique, do Botafogo, completa os 11 titulares. O melhor treinador foi o português Artur Jorge, também do Botafogo.

Quem foi o craque do futebol brasileiro em 2024?

continua após a publicidade
  • Vencedor: Luiz Henrique (Botafogo) - 57,3% dos votos

Luiz Henrique teve uma temporada bastante positiva dentro de campo e tumultuada fora dele. O jogador foi comprado junto ao Betis por cerca de 20 milhões de euros (R$ 120 milhões aproximadamente à época). Ele anotou 12 gols em 55 partidas e conquistou um lugar na seleção brasileira. O atacante foi alvo acusações de participação em um esquema de apostas esportivas. Ele nega as acusações.

Quem foi a maior revelação do futebol brasileiro em 2024?

continua após a publicidade
  • Vencedor: Estêvão (Palmeiras) - 91,5% dos votos

Estêvão arrancou aplausos por onde passou e já está vendido para o Chelsea, em uma negociação que pode chegar a 61,5 milhões de euros (cerca de R$ 390 milhões na cotação atual). Ele migrará para o futebol inglês apenas no segundo semestre, após a disputa do Mundial de Clubes de 2025. Em 2024, o jovem marcou 15 gols, deu 10 passes para gol em 45 partidas pelo Palmeiras.

continua após a publicidade

Quem foi o melhor jogador do mundo em 2024?

  • Vencedor: Vinícius Júnior (Real Madrid) - 84,1% dos votos

O atacante brasileiro foi o escolhido o melhor jogador do mundo também no prêmio The Best, da Fifa. Após se frustrar com a perda da Bola de Ouro para o espanhol Rodri, o jogador do Real Madrid se restabeleceu e terminou o ano em grande estilo com a conquista do Intercontinental pelo clube merengue. Na seleção brasileira, decepcionou e foi alvo de críticas, mas pelo seu time faturou o Campeonato Espanhol, a Champions League, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Uefa.

Quem foi a melhor jogadora do mundo em 2024?

  • Vencedora: Aitana Bonmatí (Barcelona) - 58,5% dos votos

Campeã mundial, a seleção espanhola não teve o 2024 que imaginava mesmo com o título da Liga das Nações. Foi eliminada na semifinal da Olimpíada de Paris pelo Brasil e perdeu a disputa pelo bronze. Mas um destaque individual é inegável e supera os resultados com a camisa da Espanha. Aitana Bonmatí faturou Campeonato Espanhol, Supercopa, Copa da Rainha e Champions League.

Quem foi o melhor jogador sub-23 do futebol mundial em 2024?

  • Vencedor: Lamine Yamal (Barcelona) - 82,9% dos votos

Se no feminino, a seleção espanhola não teve muito o que comemorar, no masculino a situação foi diferente e muito graças a Lamine Yamal. O garoto tem 17 anos e brilhou na conquista da Eurocopa. Pelo Barcelona, também fez a diferença para se tornar o principal destaque sub-23 do futebol mundial.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira masculina de futebol em 2024?

  • Nota: 4,0 - 28% dos votos

Os primeiros amistosos de 2024 pareciam ser um divisor de águas para a seleção brasileira. Sob o comando de Dorival Júnior, o time derrotou a Inglaterra em Wembley e buscou um empate heroico diante da Espanha no Santiago Bernabéu, com grande destaque para Endrick. De junho em diante, o Brasil acumulou tropeços. Na Copa América, queda nas quartas de final para o Uruguai. Nas Eliminatórias, vitórias apenas sobre as seleções lanternas, do Peru e do Chile, e tropeços contra adversários mais fortes.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira feminina de futebol em 2024?

  • Nota: 8,0 - 46,3% dos votos

A medalha de prata nos Jogos Olímpicos deu início a uma fase de reação da seleção brasileira feminina. Agora sob o comando de Arthur Elias, o time nacional conquistou bons placares e renovou as esperanças de um título para um futuro próximo.

Qual foi a melhor seleção masculina em 2024?

  • Vencedor: Espanha - 73,2% dos votos

A Espanha conquistou o título da Eurocopa em 2024, na Alemanha, exibindo um futebol que não perdeu a essência do toque de bola, o famoso tiki taka, mas que instituiu uma objetividade capaz de tornar o time o melhor do mundo neste ano. Na Liga das Nações, liderou sua chave e terminou de forma invicta.

Qual foi a melhor seleção feminina de futebol em 2024?

  • Vencedor: Estados Unidos - 57,3% dos votos

Comandadas por Emma Hayes, as atletas da seleção dos Estados Unidos conquistaram o título mais importante da temporada. Nos Jogos de Paris, interromperam o sonho do Brasil e faturaram mais uma medalha de ouro.

Qual foi o melhor clube do mundo em 2024?

  • Vencedor: Real Madrid (Espanha) - 74,4% dos votos

O Real Madrid ganhou vários títulos em 2024 após uma temporada frustrante em 2023. Melhor time do mundo, o clube merengue faturou o Intercontinental, a Champions League e o Campeonato Espanhol, com Vini Jr., Rodrygo, Bellingham e Carvajal como destaques da equipe de Carlo Ancelotti.

Qual foi o melhor clube do Brasil em 2024?

  • Vencedor: Botafogo - 100% dos votos

Única unanimidade da votação, o Botafogo foi apontado como o melhor time do País por ter feito uma campanha histórica. O Carioca decepcionante não tirou a sede botafoguense de fazer história no futebol nacional e continental. A equipe ganhou o Brasileirão e superou as desconfianças para conquistar pela primeira vez a Libertadores da América.

Qual clube foi a grande surpresa do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Mirassol - 69,5% dos votos

O Mirassol fez uma campanha memorável na Série B do Campeonato Brasileiro. O time do interior começou a temporada com problemas a nível de resultados no Paulistão, mas se encontrou na disputa do torneio nacional. Esteve na briga pelo título, não falhou na reta final e garantiu o inédito acesso à elite do Brasileirão para 2025.

Qual foi o melhor treinador de futebol masculino em 2024?

  • Vencedor: Xabi Alonso (Bayer Leverkusen) - 63,4% dos votos

O Bayer Leverkusen arrancou elogios de todas as partes em 2024. A equipe alemã ganhou a Bundesliga pela primeira vez em sua história e de forma invicta. A excelente campanha foi atribuída pela forma como o técnico Xabi Alonso construiu sua equipe. O espanhol foi desejado por outras equipes, mas preferiu continuar no time.

Qual foi o/a melhor treinador/treinadora de futebol feminino do mundo em 2024?

  • Vencedor: Arthur Elias (Corinthians/seleção brasileira) - 54,9% dos votos

Destoando das demais eleições feitas mundo afora, nesta pesquisa o vencedor foi Arthur Elias, que deixou para trás Emma Hayes e Jonatan Giraldez. Pelo Corinthians ganhou inúmeros títulos e, com a seleção, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos.

Quem foi o destaque brasileiro do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Rebeca Andrade (ginástica artística) - 81,7% dos votos

Rebeca Andrade foi a grande estrela brasileira na Olimpíada de Paris ao se tornar a maior medalhista da história do País. A ginasta ganhou os olhares do mundo os superar Simone Biles no solo. Campeã olímpica no salto em 2021, a paulista ganhou na capital francesa um ouro (solo), duas pratas (individual geral e salto) e um bronze (por equipes).

Quem foi o destaque brasileiro do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Isaquias Queiroz (canoagem) - 30,5% dos votos

Logo atrás de Rebeca Andrade e empatado com os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt está Isaquias Queiroz. Na canoagem, o baiano voltou a subir ao pódio em Paris mesmo não vivendo seu auge na carreira. Ele conquistou a prata na categoria C-1 1000 metros e somou sua quinta medalha olímpica. Nesta categoria, a disputa foi intensa com o piloto Gabriel Bortoleto (26,8% dos votos), campeão da Fórmula 2, e o mesa-tenista Hugo Calderano (17,1%).

Quem foi o destaque do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Simone Biles (ginástica artística - EUA) - 69,5% dos votos

Simone Biles não foi a maior medalhista dos Jogos Olímpicos de Paris, mas obteve um retorno triunfal após a desistência na participação de algumas finais em Tóquio-2021 para cuidar da saúde mental. A norte-americana faturou três ouros (salto, individual geral e equipes) e uma prata (solo).

Quem foi o destaque do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Armand Duplantis (salto com vara - Suécia) - 37,8% dos votos

O sueco se especializou em quebrar recordes. Faltava o recorde olímpico, que era brasileiro. Thiago Braz sustentava a marca de 6,03m desde os Jogos do Rio, em 2016. Na capital francesa, Armand Duplantis estabeleceu novo recorde olímpico e mundial, ao saltar 6,25m. Não demorou para o sueco superar a marca novamente e chegar aos 6,26m.

Quem votou?

  • Wilson Baldini Jr. - Estadão
  • Bruno Accorsi - Estadão
  • Felippe Scozzafave - ESPN
  • Almir Leite - Estadão
  • João Pedro Fonseca - Jornal O Globo
  • Felipe Diniz - Grupo Globo
  • Felipe Rosa Mendes - Estadão
  • Ana Cichon - Papo de Mina
  • Vinicius Ribeiro - ESPN
  • Alessandro Abate - InPress
  • Marcelo SIlveira Campos - Grupo Bandeirantes
  • Toni Assis - Estadão
  • Luiz Fernando Peres - Grupo Bandeirantes
  • Felipe Alencar - Estadão
  • Dudu Mahnani - Grupo Bandeirantes
  • Kim Belluco - Estadão
  • Bruno Capozzi - Olhar Digital
  • Alex Alves Fogaça - RedeTV!
  • Marcelo Moreira - IstoÉ
  • Adalberto Leister Filho - Máquina do Esporte
  • Marcos Antomil - Estadão
  • Bruno Doro - Uol
  • Denis Gavazzi - Grupo Bandeirantes
  • Vitor Seta - Jornal O Globo
  • Ivan Storti - Freelancer
  • Mário Garcia - Grupo Bandeirantes
  • Roberto Bascchera - Estadão
  • Blog do Adonis
  • Gudryan Neufert - SBT
  • Flávio Quick - Quick Comunicação
  • Murillo César Alves - Freelancer
  • Glauco de Pierri - Estadão
  • Fábio Hecico - Estadão
  • Enrico Dardé - Grupo Bandeirantes
  • Ubiratan Brasil - Freelancer
  • Leandro Cacossi - Rádio Eldorado
  • Ernane Siqueira - Grupo Bandeirantes
  • Pau Ramirez - AFP
  • Arthur Sapiro - TV Bandeirantes
  • Ana Paula Araújo - Meu Timão
  • Luciano Guerino - Freelancer
  • Levi Junior - Grupo Bandeirantes
  • Emanuel Bomfim - Rádio Eldorado
  • Gustavo Faldon - Estadão
  • Igor Resende - ESPN
  • André Carbone - Lance!
  • Raoni Gabriel - FPF
  • Luiz Zanotti - PR Cappuccino
  • Fernando Henrique Ahuvia - SBT
  • André Calado Cerqueira - Grupo Bandeirantes
  • Henrique Janoti - Rede Nacional de Notícias
  • Leonardo Marson - RF1
  • Rodrigo Sampaio - Estadão
  • Guilherme Nannini - Estadão
  • Bruno Diniz - TV Globo
  • João Prata - Estadão Blue Studio
  • João Felippe França - ESPN
  • Ricardo Pincigher - Grupo Bandeirantes
  • Davi Ferreira - Jornal O Globo
  • Leonardo Catto - Estadão
  • Fábio Lázaro - Trivela
  • Vinicius Garone - Grupo Bandeirantes
  • Gustavo Lopes - Rádio Eldorado
  • Renato de Alexandrino - O Globo
  • Flavio Perez - On Board
  • Matheus Ernesto Dietrich - ESPN
  • Acaz Fellegger - Agência Fellegger
  • Luis Filipe Santos - Estadão
  • Leticia Quadros - Estadão
  • Luiz Raatz - Estadão
  • Rodrigo Correia - Canal Wamo
  • Lucas Ribeiro - AD2M
  • Leandro Silveira - Broadcast
  • Gabriela Ventura - Grupo Bandeirantes
  • Charles Mills - Grupo Bandeirantes
  • Aline Küller - Terra

Desde 1978, anualmente o Estadão elege os melhores esportistas do ano. A tradicional pesquisa “Melhores do jornal O Estado de S. Paulo” se estende em 2024 e, além de apontar os principais jogadores de futebol do País, elenca os principais destaques mundo afora de outros esportes.

Em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris reuniram uma série de personagens marcantes, grandes histórias e diversos recordes. O maior evento esportivo do mundo teve peso decisivo na escolha dos melhores do ano na Pesquisa Estadão.

No futebol, a temporada foi de amplo domínio do Botafogo no futebol brasileiro. Por isso, representantes do clube alvinegro dominam a seleção formada pelos jornalistas de vários veículos de comunicação que colaboraram com a Pesquisa Estadão. Confira a seguir a lista dos atletas eleitos os melhores de 2024:

Seleção do futebol brasileiro masculino em 2024

  • Goleiro: John (Botafogo) - 42,7% dos votos
  • Lateral-direito: Wesley (Flamengo) - 36,6% dos votos
  • Zagueiros: Alexander Barboza (Botafogo) - 73,2% dos votos | Bastos (Botafogo) - 62,2% dos votos
  • Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional) - 62,2% dos votos
  • Meias: Gerson (Flamengo) - 79,3% dos votos | Rodrigo Garro (Corinthians) - 73,2% dos votos | Thiago Almada (Botafogo) - 50% dos votos
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras) - 79,3% dos votos | Yuri Alberto (Corinthians) - 64,6% | Luiz Henrique (Botafogo) - 85,4% dos votos
  • Técnico: Artur Jorge (Botafogo) -76,8% dos votos

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo domina a seleção do futebol brasileiro. Cinco jogadores e o técnico compõem o time ideal. No gol, John teve um papel fundamental com defesas muito importantes que fizeram a equipe alvinegra comemorar com mais intensidade os títulos de 2024. A zaga também é inteiramente alvinegra, com o argentino Alexander Barboza e o angolano Bastos. No Brasileirão, os cariocas tiveram a defesa menos vazada, sofreram somente 29 gols. Nas laterais, há atletas do Flamengo e do Internacional: Wesley e Bernabei.

O meio-campo também conta com participação estrangeira. Gerson, do Flamengo, é o único brasileiro e teve, de acordo com especialistas, uma de suas melhores temporadas na carreira. A Argentina domina o setor, com o corintiano Rodrigo Carro e o botafoguense Thiago Almada.

No ataque, o artilheiro do Brasileirão não poderia ficar fora. Yuri Alberto foi escolhido para comandar o setor ao lado do jovem Estêvão, de 17 anos, que foi o único representante do Palmeiras nesta seleção. Luiz Henrique, do Botafogo, completa os 11 titulares. O melhor treinador foi o português Artur Jorge, também do Botafogo.

Quem foi o craque do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Luiz Henrique (Botafogo) - 57,3% dos votos

Luiz Henrique teve uma temporada bastante positiva dentro de campo e tumultuada fora dele. O jogador foi comprado junto ao Betis por cerca de 20 milhões de euros (R$ 120 milhões aproximadamente à época). Ele anotou 12 gols em 55 partidas e conquistou um lugar na seleção brasileira. O atacante foi alvo acusações de participação em um esquema de apostas esportivas. Ele nega as acusações.

Quem foi a maior revelação do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Estêvão (Palmeiras) - 91,5% dos votos

Estêvão arrancou aplausos por onde passou e já está vendido para o Chelsea, em uma negociação que pode chegar a 61,5 milhões de euros (cerca de R$ 390 milhões na cotação atual). Ele migrará para o futebol inglês apenas no segundo semestre, após a disputa do Mundial de Clubes de 2025. Em 2024, o jovem marcou 15 gols, deu 10 passes para gol em 45 partidas pelo Palmeiras.

Quem foi o melhor jogador do mundo em 2024?

  • Vencedor: Vinícius Júnior (Real Madrid) - 84,1% dos votos

O atacante brasileiro foi o escolhido o melhor jogador do mundo também no prêmio The Best, da Fifa. Após se frustrar com a perda da Bola de Ouro para o espanhol Rodri, o jogador do Real Madrid se restabeleceu e terminou o ano em grande estilo com a conquista do Intercontinental pelo clube merengue. Na seleção brasileira, decepcionou e foi alvo de críticas, mas pelo seu time faturou o Campeonato Espanhol, a Champions League, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Uefa.

Quem foi a melhor jogadora do mundo em 2024?

  • Vencedora: Aitana Bonmatí (Barcelona) - 58,5% dos votos

Campeã mundial, a seleção espanhola não teve o 2024 que imaginava mesmo com o título da Liga das Nações. Foi eliminada na semifinal da Olimpíada de Paris pelo Brasil e perdeu a disputa pelo bronze. Mas um destaque individual é inegável e supera os resultados com a camisa da Espanha. Aitana Bonmatí faturou Campeonato Espanhol, Supercopa, Copa da Rainha e Champions League.

Quem foi o melhor jogador sub-23 do futebol mundial em 2024?

  • Vencedor: Lamine Yamal (Barcelona) - 82,9% dos votos

Se no feminino, a seleção espanhola não teve muito o que comemorar, no masculino a situação foi diferente e muito graças a Lamine Yamal. O garoto tem 17 anos e brilhou na conquista da Eurocopa. Pelo Barcelona, também fez a diferença para se tornar o principal destaque sub-23 do futebol mundial.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira masculina de futebol em 2024?

  • Nota: 4,0 - 28% dos votos

Os primeiros amistosos de 2024 pareciam ser um divisor de águas para a seleção brasileira. Sob o comando de Dorival Júnior, o time derrotou a Inglaterra em Wembley e buscou um empate heroico diante da Espanha no Santiago Bernabéu, com grande destaque para Endrick. De junho em diante, o Brasil acumulou tropeços. Na Copa América, queda nas quartas de final para o Uruguai. Nas Eliminatórias, vitórias apenas sobre as seleções lanternas, do Peru e do Chile, e tropeços contra adversários mais fortes.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira feminina de futebol em 2024?

  • Nota: 8,0 - 46,3% dos votos

A medalha de prata nos Jogos Olímpicos deu início a uma fase de reação da seleção brasileira feminina. Agora sob o comando de Arthur Elias, o time nacional conquistou bons placares e renovou as esperanças de um título para um futuro próximo.

Qual foi a melhor seleção masculina em 2024?

  • Vencedor: Espanha - 73,2% dos votos

A Espanha conquistou o título da Eurocopa em 2024, na Alemanha, exibindo um futebol que não perdeu a essência do toque de bola, o famoso tiki taka, mas que instituiu uma objetividade capaz de tornar o time o melhor do mundo neste ano. Na Liga das Nações, liderou sua chave e terminou de forma invicta.

Qual foi a melhor seleção feminina de futebol em 2024?

  • Vencedor: Estados Unidos - 57,3% dos votos

Comandadas por Emma Hayes, as atletas da seleção dos Estados Unidos conquistaram o título mais importante da temporada. Nos Jogos de Paris, interromperam o sonho do Brasil e faturaram mais uma medalha de ouro.

Qual foi o melhor clube do mundo em 2024?

  • Vencedor: Real Madrid (Espanha) - 74,4% dos votos

O Real Madrid ganhou vários títulos em 2024 após uma temporada frustrante em 2023. Melhor time do mundo, o clube merengue faturou o Intercontinental, a Champions League e o Campeonato Espanhol, com Vini Jr., Rodrygo, Bellingham e Carvajal como destaques da equipe de Carlo Ancelotti.

Qual foi o melhor clube do Brasil em 2024?

  • Vencedor: Botafogo - 100% dos votos

Única unanimidade da votação, o Botafogo foi apontado como o melhor time do País por ter feito uma campanha histórica. O Carioca decepcionante não tirou a sede botafoguense de fazer história no futebol nacional e continental. A equipe ganhou o Brasileirão e superou as desconfianças para conquistar pela primeira vez a Libertadores da América.

Qual clube foi a grande surpresa do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Mirassol - 69,5% dos votos

O Mirassol fez uma campanha memorável na Série B do Campeonato Brasileiro. O time do interior começou a temporada com problemas a nível de resultados no Paulistão, mas se encontrou na disputa do torneio nacional. Esteve na briga pelo título, não falhou na reta final e garantiu o inédito acesso à elite do Brasileirão para 2025.

Qual foi o melhor treinador de futebol masculino em 2024?

  • Vencedor: Xabi Alonso (Bayer Leverkusen) - 63,4% dos votos

O Bayer Leverkusen arrancou elogios de todas as partes em 2024. A equipe alemã ganhou a Bundesliga pela primeira vez em sua história e de forma invicta. A excelente campanha foi atribuída pela forma como o técnico Xabi Alonso construiu sua equipe. O espanhol foi desejado por outras equipes, mas preferiu continuar no time.

Qual foi o/a melhor treinador/treinadora de futebol feminino do mundo em 2024?

  • Vencedor: Arthur Elias (Corinthians/seleção brasileira) - 54,9% dos votos

Destoando das demais eleições feitas mundo afora, nesta pesquisa o vencedor foi Arthur Elias, que deixou para trás Emma Hayes e Jonatan Giraldez. Pelo Corinthians ganhou inúmeros títulos e, com a seleção, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos.

Quem foi o destaque brasileiro do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Rebeca Andrade (ginástica artística) - 81,7% dos votos

Rebeca Andrade foi a grande estrela brasileira na Olimpíada de Paris ao se tornar a maior medalhista da história do País. A ginasta ganhou os olhares do mundo os superar Simone Biles no solo. Campeã olímpica no salto em 2021, a paulista ganhou na capital francesa um ouro (solo), duas pratas (individual geral e salto) e um bronze (por equipes).

Quem foi o destaque brasileiro do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Isaquias Queiroz (canoagem) - 30,5% dos votos

Logo atrás de Rebeca Andrade e empatado com os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt está Isaquias Queiroz. Na canoagem, o baiano voltou a subir ao pódio em Paris mesmo não vivendo seu auge na carreira. Ele conquistou a prata na categoria C-1 1000 metros e somou sua quinta medalha olímpica. Nesta categoria, a disputa foi intensa com o piloto Gabriel Bortoleto (26,8% dos votos), campeão da Fórmula 2, e o mesa-tenista Hugo Calderano (17,1%).

Quem foi o destaque do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Simone Biles (ginástica artística - EUA) - 69,5% dos votos

Simone Biles não foi a maior medalhista dos Jogos Olímpicos de Paris, mas obteve um retorno triunfal após a desistência na participação de algumas finais em Tóquio-2021 para cuidar da saúde mental. A norte-americana faturou três ouros (salto, individual geral e equipes) e uma prata (solo).

Quem foi o destaque do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Armand Duplantis (salto com vara - Suécia) - 37,8% dos votos

O sueco se especializou em quebrar recordes. Faltava o recorde olímpico, que era brasileiro. Thiago Braz sustentava a marca de 6,03m desde os Jogos do Rio, em 2016. Na capital francesa, Armand Duplantis estabeleceu novo recorde olímpico e mundial, ao saltar 6,25m. Não demorou para o sueco superar a marca novamente e chegar aos 6,26m.

Quem votou?

  • Wilson Baldini Jr. - Estadão
  • Bruno Accorsi - Estadão
  • Felippe Scozzafave - ESPN
  • Almir Leite - Estadão
  • João Pedro Fonseca - Jornal O Globo
  • Felipe Diniz - Grupo Globo
  • Felipe Rosa Mendes - Estadão
  • Ana Cichon - Papo de Mina
  • Vinicius Ribeiro - ESPN
  • Alessandro Abate - InPress
  • Marcelo SIlveira Campos - Grupo Bandeirantes
  • Toni Assis - Estadão
  • Luiz Fernando Peres - Grupo Bandeirantes
  • Felipe Alencar - Estadão
  • Dudu Mahnani - Grupo Bandeirantes
  • Kim Belluco - Estadão
  • Bruno Capozzi - Olhar Digital
  • Alex Alves Fogaça - RedeTV!
  • Marcelo Moreira - IstoÉ
  • Adalberto Leister Filho - Máquina do Esporte
  • Marcos Antomil - Estadão
  • Bruno Doro - Uol
  • Denis Gavazzi - Grupo Bandeirantes
  • Vitor Seta - Jornal O Globo
  • Ivan Storti - Freelancer
  • Mário Garcia - Grupo Bandeirantes
  • Roberto Bascchera - Estadão
  • Blog do Adonis
  • Gudryan Neufert - SBT
  • Flávio Quick - Quick Comunicação
  • Murillo César Alves - Freelancer
  • Glauco de Pierri - Estadão
  • Fábio Hecico - Estadão
  • Enrico Dardé - Grupo Bandeirantes
  • Ubiratan Brasil - Freelancer
  • Leandro Cacossi - Rádio Eldorado
  • Ernane Siqueira - Grupo Bandeirantes
  • Pau Ramirez - AFP
  • Arthur Sapiro - TV Bandeirantes
  • Ana Paula Araújo - Meu Timão
  • Luciano Guerino - Freelancer
  • Levi Junior - Grupo Bandeirantes
  • Emanuel Bomfim - Rádio Eldorado
  • Gustavo Faldon - Estadão
  • Igor Resende - ESPN
  • André Carbone - Lance!
  • Raoni Gabriel - FPF
  • Luiz Zanotti - PR Cappuccino
  • Fernando Henrique Ahuvia - SBT
  • André Calado Cerqueira - Grupo Bandeirantes
  • Henrique Janoti - Rede Nacional de Notícias
  • Leonardo Marson - RF1
  • Rodrigo Sampaio - Estadão
  • Guilherme Nannini - Estadão
  • Bruno Diniz - TV Globo
  • João Prata - Estadão Blue Studio
  • João Felippe França - ESPN
  • Ricardo Pincigher - Grupo Bandeirantes
  • Davi Ferreira - Jornal O Globo
  • Leonardo Catto - Estadão
  • Fábio Lázaro - Trivela
  • Vinicius Garone - Grupo Bandeirantes
  • Gustavo Lopes - Rádio Eldorado
  • Renato de Alexandrino - O Globo
  • Flavio Perez - On Board
  • Matheus Ernesto Dietrich - ESPN
  • Acaz Fellegger - Agência Fellegger
  • Luis Filipe Santos - Estadão
  • Leticia Quadros - Estadão
  • Luiz Raatz - Estadão
  • Rodrigo Correia - Canal Wamo
  • Lucas Ribeiro - AD2M
  • Leandro Silveira - Broadcast
  • Gabriela Ventura - Grupo Bandeirantes
  • Charles Mills - Grupo Bandeirantes
  • Aline Küller - Terra

Desde 1978, anualmente o Estadão elege os melhores esportistas do ano. A tradicional pesquisa “Melhores do jornal O Estado de S. Paulo” se estende em 2024 e, além de apontar os principais jogadores de futebol do País, elenca os principais destaques mundo afora de outros esportes.

Em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris reuniram uma série de personagens marcantes, grandes histórias e diversos recordes. O maior evento esportivo do mundo teve peso decisivo na escolha dos melhores do ano na Pesquisa Estadão.

No futebol, a temporada foi de amplo domínio do Botafogo no futebol brasileiro. Por isso, representantes do clube alvinegro dominam a seleção formada pelos jornalistas de vários veículos de comunicação que colaboraram com a Pesquisa Estadão. Confira a seguir a lista dos atletas eleitos os melhores de 2024:

Seleção do futebol brasileiro masculino em 2024

  • Goleiro: John (Botafogo) - 42,7% dos votos
  • Lateral-direito: Wesley (Flamengo) - 36,6% dos votos
  • Zagueiros: Alexander Barboza (Botafogo) - 73,2% dos votos | Bastos (Botafogo) - 62,2% dos votos
  • Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional) - 62,2% dos votos
  • Meias: Gerson (Flamengo) - 79,3% dos votos | Rodrigo Garro (Corinthians) - 73,2% dos votos | Thiago Almada (Botafogo) - 50% dos votos
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras) - 79,3% dos votos | Yuri Alberto (Corinthians) - 64,6% | Luiz Henrique (Botafogo) - 85,4% dos votos
  • Técnico: Artur Jorge (Botafogo) -76,8% dos votos

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo domina a seleção do futebol brasileiro. Cinco jogadores e o técnico compõem o time ideal. No gol, John teve um papel fundamental com defesas muito importantes que fizeram a equipe alvinegra comemorar com mais intensidade os títulos de 2024. A zaga também é inteiramente alvinegra, com o argentino Alexander Barboza e o angolano Bastos. No Brasileirão, os cariocas tiveram a defesa menos vazada, sofreram somente 29 gols. Nas laterais, há atletas do Flamengo e do Internacional: Wesley e Bernabei.

O meio-campo também conta com participação estrangeira. Gerson, do Flamengo, é o único brasileiro e teve, de acordo com especialistas, uma de suas melhores temporadas na carreira. A Argentina domina o setor, com o corintiano Rodrigo Carro e o botafoguense Thiago Almada.

No ataque, o artilheiro do Brasileirão não poderia ficar fora. Yuri Alberto foi escolhido para comandar o setor ao lado do jovem Estêvão, de 17 anos, que foi o único representante do Palmeiras nesta seleção. Luiz Henrique, do Botafogo, completa os 11 titulares. O melhor treinador foi o português Artur Jorge, também do Botafogo.

Quem foi o craque do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Luiz Henrique (Botafogo) - 57,3% dos votos

Luiz Henrique teve uma temporada bastante positiva dentro de campo e tumultuada fora dele. O jogador foi comprado junto ao Betis por cerca de 20 milhões de euros (R$ 120 milhões aproximadamente à época). Ele anotou 12 gols em 55 partidas e conquistou um lugar na seleção brasileira. O atacante foi alvo acusações de participação em um esquema de apostas esportivas. Ele nega as acusações.

Quem foi a maior revelação do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Estêvão (Palmeiras) - 91,5% dos votos

Estêvão arrancou aplausos por onde passou e já está vendido para o Chelsea, em uma negociação que pode chegar a 61,5 milhões de euros (cerca de R$ 390 milhões na cotação atual). Ele migrará para o futebol inglês apenas no segundo semestre, após a disputa do Mundial de Clubes de 2025. Em 2024, o jovem marcou 15 gols, deu 10 passes para gol em 45 partidas pelo Palmeiras.

Quem foi o melhor jogador do mundo em 2024?

  • Vencedor: Vinícius Júnior (Real Madrid) - 84,1% dos votos

O atacante brasileiro foi o escolhido o melhor jogador do mundo também no prêmio The Best, da Fifa. Após se frustrar com a perda da Bola de Ouro para o espanhol Rodri, o jogador do Real Madrid se restabeleceu e terminou o ano em grande estilo com a conquista do Intercontinental pelo clube merengue. Na seleção brasileira, decepcionou e foi alvo de críticas, mas pelo seu time faturou o Campeonato Espanhol, a Champions League, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Uefa.

Quem foi a melhor jogadora do mundo em 2024?

  • Vencedora: Aitana Bonmatí (Barcelona) - 58,5% dos votos

Campeã mundial, a seleção espanhola não teve o 2024 que imaginava mesmo com o título da Liga das Nações. Foi eliminada na semifinal da Olimpíada de Paris pelo Brasil e perdeu a disputa pelo bronze. Mas um destaque individual é inegável e supera os resultados com a camisa da Espanha. Aitana Bonmatí faturou Campeonato Espanhol, Supercopa, Copa da Rainha e Champions League.

Quem foi o melhor jogador sub-23 do futebol mundial em 2024?

  • Vencedor: Lamine Yamal (Barcelona) - 82,9% dos votos

Se no feminino, a seleção espanhola não teve muito o que comemorar, no masculino a situação foi diferente e muito graças a Lamine Yamal. O garoto tem 17 anos e brilhou na conquista da Eurocopa. Pelo Barcelona, também fez a diferença para se tornar o principal destaque sub-23 do futebol mundial.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira masculina de futebol em 2024?

  • Nota: 4,0 - 28% dos votos

Os primeiros amistosos de 2024 pareciam ser um divisor de águas para a seleção brasileira. Sob o comando de Dorival Júnior, o time derrotou a Inglaterra em Wembley e buscou um empate heroico diante da Espanha no Santiago Bernabéu, com grande destaque para Endrick. De junho em diante, o Brasil acumulou tropeços. Na Copa América, queda nas quartas de final para o Uruguai. Nas Eliminatórias, vitórias apenas sobre as seleções lanternas, do Peru e do Chile, e tropeços contra adversários mais fortes.

Qual nota você dá para o desempenho da seleção brasileira feminina de futebol em 2024?

  • Nota: 8,0 - 46,3% dos votos

A medalha de prata nos Jogos Olímpicos deu início a uma fase de reação da seleção brasileira feminina. Agora sob o comando de Arthur Elias, o time nacional conquistou bons placares e renovou as esperanças de um título para um futuro próximo.

Qual foi a melhor seleção masculina em 2024?

  • Vencedor: Espanha - 73,2% dos votos

A Espanha conquistou o título da Eurocopa em 2024, na Alemanha, exibindo um futebol que não perdeu a essência do toque de bola, o famoso tiki taka, mas que instituiu uma objetividade capaz de tornar o time o melhor do mundo neste ano. Na Liga das Nações, liderou sua chave e terminou de forma invicta.

Qual foi a melhor seleção feminina de futebol em 2024?

  • Vencedor: Estados Unidos - 57,3% dos votos

Comandadas por Emma Hayes, as atletas da seleção dos Estados Unidos conquistaram o título mais importante da temporada. Nos Jogos de Paris, interromperam o sonho do Brasil e faturaram mais uma medalha de ouro.

Qual foi o melhor clube do mundo em 2024?

  • Vencedor: Real Madrid (Espanha) - 74,4% dos votos

O Real Madrid ganhou vários títulos em 2024 após uma temporada frustrante em 2023. Melhor time do mundo, o clube merengue faturou o Intercontinental, a Champions League e o Campeonato Espanhol, com Vini Jr., Rodrygo, Bellingham e Carvajal como destaques da equipe de Carlo Ancelotti.

Qual foi o melhor clube do Brasil em 2024?

  • Vencedor: Botafogo - 100% dos votos

Única unanimidade da votação, o Botafogo foi apontado como o melhor time do País por ter feito uma campanha histórica. O Carioca decepcionante não tirou a sede botafoguense de fazer história no futebol nacional e continental. A equipe ganhou o Brasileirão e superou as desconfianças para conquistar pela primeira vez a Libertadores da América.

Qual clube foi a grande surpresa do futebol brasileiro em 2024?

  • Vencedor: Mirassol - 69,5% dos votos

O Mirassol fez uma campanha memorável na Série B do Campeonato Brasileiro. O time do interior começou a temporada com problemas a nível de resultados no Paulistão, mas se encontrou na disputa do torneio nacional. Esteve na briga pelo título, não falhou na reta final e garantiu o inédito acesso à elite do Brasileirão para 2025.

Qual foi o melhor treinador de futebol masculino em 2024?

  • Vencedor: Xabi Alonso (Bayer Leverkusen) - 63,4% dos votos

O Bayer Leverkusen arrancou elogios de todas as partes em 2024. A equipe alemã ganhou a Bundesliga pela primeira vez em sua história e de forma invicta. A excelente campanha foi atribuída pela forma como o técnico Xabi Alonso construiu sua equipe. O espanhol foi desejado por outras equipes, mas preferiu continuar no time.

Qual foi o/a melhor treinador/treinadora de futebol feminino do mundo em 2024?

  • Vencedor: Arthur Elias (Corinthians/seleção brasileira) - 54,9% dos votos

Destoando das demais eleições feitas mundo afora, nesta pesquisa o vencedor foi Arthur Elias, que deixou para trás Emma Hayes e Jonatan Giraldez. Pelo Corinthians ganhou inúmeros títulos e, com a seleção, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos.

Quem foi o destaque brasileiro do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Rebeca Andrade (ginástica artística) - 81,7% dos votos

Rebeca Andrade foi a grande estrela brasileira na Olimpíada de Paris ao se tornar a maior medalhista da história do País. A ginasta ganhou os olhares do mundo os superar Simone Biles no solo. Campeã olímpica no salto em 2021, a paulista ganhou na capital francesa um ouro (solo), duas pratas (individual geral e salto) e um bronze (por equipes).

Quem foi o destaque brasileiro do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Isaquias Queiroz (canoagem) - 30,5% dos votos

Logo atrás de Rebeca Andrade e empatado com os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt está Isaquias Queiroz. Na canoagem, o baiano voltou a subir ao pódio em Paris mesmo não vivendo seu auge na carreira. Ele conquistou a prata na categoria C-1 1000 metros e somou sua quinta medalha olímpica. Nesta categoria, a disputa foi intensa com o piloto Gabriel Bortoleto (26,8% dos votos), campeão da Fórmula 2, e o mesa-tenista Hugo Calderano (17,1%).

Quem foi o destaque do esporte feminino em 2024?

  • Vencedora: Simone Biles (ginástica artística - EUA) - 69,5% dos votos

Simone Biles não foi a maior medalhista dos Jogos Olímpicos de Paris, mas obteve um retorno triunfal após a desistência na participação de algumas finais em Tóquio-2021 para cuidar da saúde mental. A norte-americana faturou três ouros (salto, individual geral e equipes) e uma prata (solo).

Quem foi o destaque do esporte masculino em 2024?

  • Vencedor: Armand Duplantis (salto com vara - Suécia) - 37,8% dos votos

O sueco se especializou em quebrar recordes. Faltava o recorde olímpico, que era brasileiro. Thiago Braz sustentava a marca de 6,03m desde os Jogos do Rio, em 2016. Na capital francesa, Armand Duplantis estabeleceu novo recorde olímpico e mundial, ao saltar 6,25m. Não demorou para o sueco superar a marca novamente e chegar aos 6,26m.

Quem votou?

  • Wilson Baldini Jr. - Estadão
  • Bruno Accorsi - Estadão
  • Felippe Scozzafave - ESPN
  • Almir Leite - Estadão
  • João Pedro Fonseca - Jornal O Globo
  • Felipe Diniz - Grupo Globo
  • Felipe Rosa Mendes - Estadão
  • Ana Cichon - Papo de Mina
  • Vinicius Ribeiro - ESPN
  • Alessandro Abate - InPress
  • Marcelo SIlveira Campos - Grupo Bandeirantes
  • Toni Assis - Estadão
  • Luiz Fernando Peres - Grupo Bandeirantes
  • Felipe Alencar - Estadão
  • Dudu Mahnani - Grupo Bandeirantes
  • Kim Belluco - Estadão
  • Bruno Capozzi - Olhar Digital
  • Alex Alves Fogaça - RedeTV!
  • Marcelo Moreira - IstoÉ
  • Adalberto Leister Filho - Máquina do Esporte
  • Marcos Antomil - Estadão
  • Bruno Doro - Uol
  • Denis Gavazzi - Grupo Bandeirantes
  • Vitor Seta - Jornal O Globo
  • Ivan Storti - Freelancer
  • Mário Garcia - Grupo Bandeirantes
  • Roberto Bascchera - Estadão
  • Blog do Adonis
  • Gudryan Neufert - SBT
  • Flávio Quick - Quick Comunicação
  • Murillo César Alves - Freelancer
  • Glauco de Pierri - Estadão
  • Fábio Hecico - Estadão
  • Enrico Dardé - Grupo Bandeirantes
  • Ubiratan Brasil - Freelancer
  • Leandro Cacossi - Rádio Eldorado
  • Ernane Siqueira - Grupo Bandeirantes
  • Pau Ramirez - AFP
  • Arthur Sapiro - TV Bandeirantes
  • Ana Paula Araújo - Meu Timão
  • Luciano Guerino - Freelancer
  • Levi Junior - Grupo Bandeirantes
  • Emanuel Bomfim - Rádio Eldorado
  • Gustavo Faldon - Estadão
  • Igor Resende - ESPN
  • André Carbone - Lance!
  • Raoni Gabriel - FPF
  • Luiz Zanotti - PR Cappuccino
  • Fernando Henrique Ahuvia - SBT
  • André Calado Cerqueira - Grupo Bandeirantes
  • Henrique Janoti - Rede Nacional de Notícias
  • Leonardo Marson - RF1
  • Rodrigo Sampaio - Estadão
  • Guilherme Nannini - Estadão
  • Bruno Diniz - TV Globo
  • João Prata - Estadão Blue Studio
  • João Felippe França - ESPN
  • Ricardo Pincigher - Grupo Bandeirantes
  • Davi Ferreira - Jornal O Globo
  • Leonardo Catto - Estadão
  • Fábio Lázaro - Trivela
  • Vinicius Garone - Grupo Bandeirantes
  • Gustavo Lopes - Rádio Eldorado
  • Renato de Alexandrino - O Globo
  • Flavio Perez - On Board
  • Matheus Ernesto Dietrich - ESPN
  • Acaz Fellegger - Agência Fellegger
  • Luis Filipe Santos - Estadão
  • Leticia Quadros - Estadão
  • Luiz Raatz - Estadão
  • Rodrigo Correia - Canal Wamo
  • Lucas Ribeiro - AD2M
  • Leandro Silveira - Broadcast
  • Gabriela Ventura - Grupo Bandeirantes
  • Charles Mills - Grupo Bandeirantes
  • Aline Küller - Terra

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.